Dar oportunidade ao talento
A JCP organiza, pelo 19.º ano consecutivo, o concurso de bandas do Palco Novos Valores, que dá a muitos jovens grupos musicais a oportunidade de mostrarem ao vivo o seu trabalho.
Este é o mais antigo concurso do género no País
A 19.ª edição do concurso de bandas da JCP, o maior e mais antigo do género no País, está já a dar os seus primeiros passos, como contou ao Avante! Vasco Marques, da Comissão Política da Direcção Nacional da organização juvenil comunista. Em todo o País, revelou, estão já inscritas mais de 40 bandas e muitas mais se irão ainda inscrever durante os meses de Março e Abril, confia o jovem dirigente. O primeiro concerto é já amanhã, 25, em Marco de Canaveses; no dia 8 de Abril há outro, em Vila Franca de Xira. Até 29 de Maio, ficarão definidas as bandas que actuarão no Palco Novos Valores, na sequência das várias eliminatórias que se realizam em todo o País.
O esquema do concurso desde ano é simples: das eliminatórias de âmbito regional ou inter-regional (Lisboa; Setúbal; Alentejo; Algarve; Braga, Bragança e Vila Real; Porto e Viana do Castelo; Aveiro e Viseu; Coimbra, Castelo Branco e Guarda; Leiria e Santarém; e talvez Madeira) sairão as bandas que irão actuar na Festa. Em alguns destes locais, dependendo do número de bandas participantes, serão realizados previamente concursos concelhios e interconcelhios para apurar os grupos que chegam às «finais».
Às bandas apuradas no concurso juntam-se alguns grupos convidados, que serão anunciados em breve. Ao longo dos anos, passaram pelo concurso do Palco Novos Valores da Festa do Avante! centenas de bandas e artistas, alguns dos quais são hoje nomes incontornáveis da música contemporânea portuguesa nos mais diferentes estilos. São os casos, entre outros, de One Love Family, Yellow W Van, Chullage, Da Weasel, Dama Bete, Linda Martini, NTS, Malaba Da Gun ou Pás de Problème.
Lutar pela cultura
Para Vasco Marques, o significado deste concurso vai muito para além de se saber quem irá actuar na Festa. Independentemente disso, todos os grupos participantes têm a oportunidade de, pelo menos uma vez, mostrarem a sua música perante um público, destacou, realçando aquela que é, para a JCP, uma questão de princípio. Como sempre acontece, também este ano haverá entre as concorrentes bandas que já deram concertos e outras que nunca tiveram essa oportunidade.
Na sua 19.ª edição, a JCP assume uma vez mais este concurso como mais uma forma de luta contra as políticas culturais de sucessivos governos, que tornam praticamente «um luxo» o que deveria ser um direito, no caso, o acesso dos jovens a instrumentos, formação musical ou salas de ensaio. No ano em que se assinala o 40.º aniversário da Constituição da República Portuguesa, o concurso de bandas constituirá igualmente uma maneira de afirmar o direito constitucional à criação e fruição da cultura. Não por acaso, o lema desde ano é «Lutar pela Cultura, Defender a Constituição».
Para concorrer, as bandas devem enviar as suas maquetes (em CD, DVD ou ficheiro MP3) para os centros de trabalho do PCP, com indicação expressa de que se dirijam à respectiva Organização Regional da JCP, para a sede nacional da JCP, para o correio electrónico [email protected] ou para o endereço electrónico da JCP.
Para serem elegíveis a participar no concurso, as bandas deverão concorrer no local de onde é proveniente a maioria dos seus membros, ter uma média de idades não superior a 30 anos e apresentar-se com temas originais. Os grupos vencedores dos concursos regionais de 2015 não serão admitidos, de maneira a dar oportunidade a outras bandas.
O regulamento pode ser consultado na página da JCP na Internet (www.jcp-pt.org).