Editorial
Opinião
Actual

Sem freio nos dentes

Espíritos mais desprevenidos terão recebido, com um misto de surpresa e perplexidade as declarações de Manuel...
Actual

Guiães

Guiães é nome de terra. Uma daquelas que fica por detrás dos montes e que encanta os visitantes, como as mais das terras...
Crónica Internacional

Cimeira das Américas

A VII Cimeira das Américas, que se realizou a 10 e 11 de Abril, no Panamá, terminou sem que tenha sido possível chegar a...
A talhe de foice

Sem préstimo

Quando se pensa que já não há nada que este Governo possa fazer susceptível de nos surpreender, zás,...
PCP

Vencer a precariedade<br>e a exploração

«A precariedade dos vínculos laborais é especialmente grave: gera instabilidade no trabalho e na vida, fomenta o desemprego, agrava a exploração» – foi assim que o XIX Congresso do Partido abordou as questões da precariedade, assinalando que, à data, eram mais de um milhão e duzentos mil os trabalhadores, nomeadamente jovens, afectados por este verdadeiro flagelo.

Em Foco

MURPI persiste na luta

Na jornada de sábado, dia 11, assumindo que «só pela luta» será derrotada «a política de direita de sucessivos governos do PS, do PSD e CDS, nestes últimos 39 anos de democracia», milhares de reformados, pensionistas e idosos saíram à rua, exigindo «uma alternativa política que promova o bem-estar das populações e respeite o direito a envelhecer com dignidade».

PCP

Reforçar a luta pela alternativa

Num jantar em Lisboa e num almoço em Castelo Branco, respectivamente na sexta-feira e no domingo, Jerónimo de Sousa reafirmou a necessidade de intensificar a luta para pôr fim à política de direita.

Actividade diversificada

As organizações do PCP prosseguem, em todo o País, uma actividade intensa e diversificada visando o seu reforço orgânico e a afirmação da política patriótica e de esquerda.

Marcha na rua

Estão já em produção e a ser entregues nas organizações do Partido os materiais de propaganda para a...

Violência doméstica

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP promove no sábado, 18, às 15 horas, no...
Trabalhadores

Pelos comboios de Portugal

A resistência dos trabalhadores do sector ferroviário à política de privatização tem hoje um ponto alto, na greve convocada por organizações representativas do pessoal da CP, da CP Carga, da EMEF e da Refer. Também para hoje foi marcada greve na Estradas de Portugal.

Lutas de hoje e de sempre

Operários da Petrogal e da Efacec, guardas prisionais, trabalhadores das autarquias locais e das cantinas hospitalares concessionadas estão em luta, hoje e nos próximos dias, por objectivos que marcam há muito a luta contra a exploração.

Levar a água ao capital

A «reforma» dos sistemas multimunicipais de água e saneamento, onde o grupo público Águas de Portugal tem participação maioritária, segue a via que conduz à entrega do sector aos interesses privados.

Aumentos na alimentação

Na Font Salem, em Santarém (cervejas Cintra), foi celebrado um acordo de empresa que inclui uma actualização salarial...

Um «caso de polícia»

Quando a entidade patronal não discrimina na folha de vencimento aquilo que está a pagar e,...

Valor ao trabalho

«Afirmar e valorizar o trabalho e os direitos constitucionais, defender e reforçar as...
Assembleia da República

Eixos da política alternativa

Os eixos centrais da política alternativa defendida pelo PCP constam de um projecto de resolução já entregue no Parlamento, no qual é esmiuçado ainda o conjunto de medidas que do seu ponto de vista constituem soluções para os mais graves problemas do País.

Soberania e dignidade

Reagindo às palavras da ministra das Finanças e da deputada Elsa cordeiro (PSD), que reproduziram no...

Valorize-se o trabalho!

Mais de um milhão e 400 mil desempregados, mais de 500 000 postos de trabalho destruídos, mais de...

Buraco sem fundo

Entre 2011 e 2014, a dívida subiu mais de 30 mil milhões de euros, situando-se agora nos 225 mil...

Injustiça fiscal

Posta a nu pelo deputado comunista Paulo Sá, uma vez mais, foi a política fiscal do Governo de dois...

Alienar património

A venda ao desbarato de património público aos grandes interesses, como sucedeu com a EDP, REN, ANA,...

Apostar na produção

Para a necessidade de valorizar e dinamizar os diferentes sectores produtivos chamou a atenção o...

Investimento de rastos

O investimento público, a preços correntes, está a níveis inferiores aos de 1996....

Natalidade em debate na AR

A natalidade esteve ontem em debate, na AR, centrada em torno de iniciativas legislativas de todas as bancadas. À sua conta, são...
Nacional

Soluções <br>para uma vida melhor

Sob o lema «No concelho do Seixal e no País, trabalho, honestidade e competência, soluções para uma vida melhor», realizou-se no sábado, 11, um Encontro Concelhio da CDU, para analisar e debater colectivamente o trabalho desenvolvido pelas autarquias neste primeiro ano e meio de mandato, e, simultaneamente, mostrar como o projecto da Coligação PCP-PEV constitui uma real alternativa de governo para o País.

Apresentar propostas

Os três deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), João Ferreira, Inês Zuber e Miguel Viegas, estiveram de 8 a 10 de Abril nos Açores, desdobrando-se em visitas nos grupos centrais e orientais do arquipélago.

Festival da Liberdade

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), em conjunto com as autarquias de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, vai realizar, nos dias 22 e 23 de Maio, no concelho do Seixal, o Festival da Liberdade.

Europa

Pelos salários, direitos e emprego

Cerca de 300 mil pessoas participaram, dia 9, na jornada nacional contra a austeridade em toda a França, promovida pelas centrais sindicais CGT, FO, FSU e Solidaires.

Liberdades em risco

Mais de 18 mil pessoas de todos os continentes deram a sua cara para um original protesto de imagens em três dimensões sonorizadas contra a recém-aprovada «lei da mordaça».

Greve prossegue na Radio France

Os trabalhadores da Radio France decidiram, dia 10, em assembleia geral, prosseguir a greve iniciada a 22 de Março, contra o plano de...

1,5 milhões sem rendimentos

Um total de 1 485 700 pessoas vivem em Espanha sem qualquer rendimento, segundo apurou, dia 12, a agência noticiosa...

A UE e a paz

Vale a pena voltar às declarações recentes do presidente da Comissão Europeia sobre a...
Internacional

Atentado fascista

O parlamento ucraniano aprovou uma lei que proíbe e ideologia comunista e a propaganda dos seus símbolos. O Partido Comunista da Ucrânia (PCU) exige que o presidente do país vete a legislação.

Imperialismo derrotado

Ao terminar sem uma declaração final, a VII Cimeira das Américas confirmou a caducidade da subserviência latino-americana ao imperialismo, que saiu derrotado face a Cuba e à Venezuela.

Venezuela não é uma ameaça

Em Portugal, como um pouco por todo o mundo, são cada vez mais os que exigem a revogação, pelo presidente dos EUA, do decreto que considera a Venezuela uma ameaça.

Libertar Khaleda Jarrar

A detenção em Ramallah, a 2 de Abril, da deputada e presidente da Comissão dos Presos Palestinianos do parlamento...

Pela paz na Colômbia

Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, quinta-feira, 9, em várias cidades da Colômbia,...
Temas

Dívidas à Segurança Social<br>aumentaram quatro mil<br>milhões de euros em 2013

Os dados sobre as dívidas à Segurança Social e sua evolução nos últimos anos escasseiam, fruto da política do Governo de falta de transparência. Mesmo a lista de devedores à Segurança Social, que de acordo com a lei (art.º 116.º da Lei 82-B/2014) devia ser publicada, foi suspensa, como se conclui acedendo ao site da Segurança Social: http://www4.seg-social.pt/lista-de-devedores-na-seguranca-social. Uma capa de proteção parece querer esconder os grandes devedores.

A ameaça nuclear 65 anos depois

Olhando para trás, para um tempo histórico recente, pode dizer-se que o despertar de uma consciência colectiva da responsabilidade social associada ao conhecimento científico radicou em larga medida na perspectiva da utilização militar do «fogo atómico» – chamemos-lhe assim – que se tornou real num curto espaço de tempo, com o homicídio em massa da população civil de Hiroshima e Nagasaki, dificilmente justificável no plano militar mas de grande interesse para os seus mentores, como ensaio real, «no terreno», da operacionalidade, capacidade destrutiva e efeitos colaterais dos explosivos nucleares.

Argumentos
Cultura

Cultura <i>gold</i>

Paulo Portas, com eleições à vista, tirou mais um coelho da cartola. Alargou a atribuição de vistos gold a...
TVisto

Depois do pior

A jornalista Fátima Campos Ferreira, face visível do programa «Prós e Contras», ou alguém por ela,...
Aconteceu

Famílias em ruptura

O regresso dos filhos a casa dos pais está na origem de uma parte crescente de casos de sobre-endividamento, registados pela...

TEC celebra 50 anos

O Teatro Experimental de Cascais (TEC) celebrou os seus 50 anos de actividade com a estreia, dia 9, da peça «Torga», em...

«Um homem no mundo»

O documentário «Carlos do Carmo: Um homem no mundo», realizado por Ivan Dias, estreou-se, dia 9, nas salas de cinema de...

Grass e Galeano

A literatura mundial ficou mais pobre com o desaparecimento, dia 13, de dois dos seus expoentes: o alemão Günter Grass e o...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“[António Guterres] não é candidato e quem tem que saber já o...