Organizar e intervir nas empresas
A Organização Regional de Aveiro do PCP realizou, no dia 11, em Ovar, o seu terceiro encontro distrital sobre intervenção partidária nas empresas e locais de trabalho. As cerca de três dezenas de participantes, provenientes de vários concelhos do distrito e de um vasto número de empresas e sectores profissionais, animaram a discussão com relatos da exploração, atropelos aos mais elementares direitos dos trabalhadores e manobras ilegais do patronato. Ou seja, com retratos pungentes daquela que é, de facto, a realidade quotidiana dos trabalhadores e sobre a qual os comunistas actuam e pretendem transformar.
Mas foram também vários os que, recorrendo a exemplos concretos, mostraram a possibilidade real de vencer o medo, enfrentar o patronato e combater o desemprego, a precariedade e os baixos salários. E, mesmo, de ver concretizadas algumas das suas exigências. Em todos os casos partilhados, diferentes entre si, foi a coragem, a persistência e a unidade dos trabalhadores que lhes permitiu alcançar essas vitórias.
A encerrar os trabalhos, José Gaspar, do Comité Central, sublinhou a importância do papel dos comunistas no movimento sindical unitário, para o valorizar, garantir a sua vitalidade e cumprimento do seu papel da defesa dos direitos dos trabalhadores. Já Tiago Vieira, igualmente do CC, apontou a necessidade de empenhamento do colectivo partidário nesta que é a mais importante de todas as frentes de trabalho do Partido. A organização e luta a partir de cada local de trabalho, sublinhou, é determinante para concretizar a alternativa que o PCP propõe e de que o País necessita.