Editorial

Uma intervenção confiante

Neste início de um novo ano cruzam-se múltiplas situações e sentimentos. A gravidade dos problemas do País,...
Opinião
A talhe de foice

O cargo<br>e a descarga

Em geral, quem assume um alto cargo público dilui-se nele e desaparece como pessoa que se candidatou à função...
Actual

Navegações...

Foi há poucos meses que Durão Barroso procedia a um tão mentiroso como ridículo auto-elogio de final de mandato...
Actual

Regresso ao futuro

Na cultura onde nos encontramos imersos, este ano de 2015 tem uma curiosa significância: é o ano em que McFly regressa ao...
Actual

O melhor de sempre

2014 foi o ano em que Portugal perdeu mais de 400 camas hospitalares; em que 269 clínicos pediram à Ordem dos...
PCP

2015 com muita confiança

Terminámos o ano de 2014 a dinamizar a luta dos trabalhadores a partir do local de trabalho, com destaque para as lutas travadas pelo sector dos transportes e da Administração Pública. Empenhados no reforço do Partido, através da acção de contactos que temos de terminar. Mas também com diversas iniciativas onde reafirmámos que a principal causa da pobreza é a exploração do grande capital através da redução dos salários, das baixas pensões e reformas, e demos a conhecer os eixos essenciais da política patriótica e de esquerda de que o País tanto precisa.

Crónica Internacional

A direcção certa

Quando o horizonte é sombrio e propício a sentimentos de fatalismo e impotência, mais necessário se torna...
Em Foco

Uma vida consagrada<br>ao Partido e à luta

Pedro Soares foi um daqueles revolucionários que, em tempos sombrios, enfrentando e resistindo a todo o tipo de violências e privações, tomou a opção de se dedicar de corpo inteiro ao Partido Comunista Português e à luta dos trabalhadores e do povo contra o fascismo e pela liberdade, contra a exploração e pelo progresso – pelo socialismo e o comunismo. No momento em que se assinala o centenário do seu nascimento, o Avante! destaca um percurso singular, em que as prisões, as fugas, as torturas e a entrega abnegada à luta revolucionária marcaram toda uma vida, interrompida cedo de mais, aos 60 anos.  

PCP

Só palavras não chega

Delegações do PCP e do PS, dirigidas pelos respectivos secretários-gerais, estiveram reunidas...

Momento decisivo na luta contra<br>o fascismo

O Forte de Peniche acolheu, no dia 3, a evocação dos 55 anos da fuga de Janeiro de 1960, que devolveu à liberdade e à luta revolucionária Álvaro Cunhal e outros nove destacados dirigentes e militantes do PCP.

Agrava-se a ofensiva

A viragem do ano confirmou o que o PCP há muito vinha dizendo: o Governo prossegue e intensifica a ofensiva contra direitos dos trabalhadores e do povo.

Desemprego cresce

O PCP comentou, anteontem, 6, os dados divulgados nesse mesmo dia pelo INE, referentes aos valores do desemprego em Novembro do ano passado,...

Pesca e conservas ameaçadas

O PCP quer travar o encerramento da unidade de Peniche da empresa de conservas Ramirez, prevista para 31 deste mês. E responsabiliza o Governo por este desfecho.

Mistificar e ocultar

O PCP comentou, no dia 1, a mensagem de Ano Novo do Presidente da República através de uma declaração de Carlos...
Trabalhadores

Descartados dão luta

Para centenas de trabalhadores da Administração Pública e do sector privado, passar de 2014 para 2015 exige acções a demonstrar que recusam com firmeza ser tratados como descartáveis e estão dispostos a lutar, unidos e organizados, pela defesa do emprego e dos direitos.

Mentiras no ISS

Para procurarem contrariar os efeitos da providência cautelar interposta pelos sindicatos e iniciar, a 30 de...

Por justiça nos hotéis

O turismo cresce, mas os salários continuam baixos e os direitos estão sob permanente ataque do patronato, o que suscita protesto e luta dos trabalhadores, como sucedeu neste fim de ano.

Combater a instabilidade

A Fenprof reúne hoje e amanhã (8 e 9) o seu Secretariado Nacional, estando já convocado, para o dia 17 de Janeiro, o Conselho Nacional da Federação, órgão máximo entre congressos.

35 horas em Janeiras

Para denunciar o boicote do Governo à publicação das centenas de acordos negociados com entidades do Poder Local, mantendo as 35 horas semanais, dirigentes e activistas sindicais cantaram umas Janeiras a propósito.

Vitória na STCP

A administração e o Governo recuaram na intenção de despedir ilegalmente dez motoristas da Sociedade de...

Acabaram os cortes

A Fiequimetal/CGTP-IN renovou, para todo o ano de 2015, os pré-avisos de greve ao trabalho suplementar e ao trabalho em dia feriado...
Assembleia da República

Maioria insensível ao drama

A questão da perda da habitação por execução fiscal esteve recentemente em foco no Parlamento, com a maioria PSD/CDS-PP a chumbar um projecto de lei do PCP que visava impor restrições a esses processos que estrangulam ainda mais a vida a milhares de famílias.

A valorização que está por fazer

Valorização do trabalho científico, reforço do investimento público, substituição de bolsas por contratos de trabalho, eis as linhas de acção que o PCP propõe em alternativa ao que considera ser o actual rumo de liquidação do sistema científico e tecnológico nacional.

Mosteiro da Batalha

A adopção de medidas que minimizem os impactos ambientais do ruído gerado pelo tráfego de veículos sobre o...
Nacional

A mentira continua

Segundo a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), as reformas e pensões de mais de três milhões e 600 mil pessoas continuam congeladas desde 2009.

Nelas denuncia ilegalidade

Por proposta da CDU, a Assembleia Municipal de Nelas aprovou, por unanimidade, uma moção onde se denuncia o incumprimento da Lei 10/2010, que isenta os ex-mineiros da Empresa Nacional de Urânio (ENU), S.A., e seus familiares, do pagamento das taxas moderadoras nas consultas de rastreio e monotorização de saúde devido à exposição radioactiva.

Caos no Amadora-Sintra

Os utentes do Hospital Fernando Fonseca, conhecido como Amadora-Sintra, têm sido confrontados com a iminente ruptura dos serviços de urgência e o colapso da sala de observações.

Pagar sem ser consultado

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar de «Os Verdes», entregou na Assembleia da República uma...

Nova PAC é má para Portugal

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve reunido com produtores de leite do concelho de Ovar. Na troca de...
Europa

Eurochantagem na campanha

A duas semanas e meia dos gregos irem às urnas, multiplicam-se as declarações que visam condicionar a escolha numas eleições desencadeadas pelo falhanço da designação do presidente da República, mas onde o tema dominante é a subserviência do país à política de «austeridade».

Pobreza persistente

Quase um quarto dos cidadãos da União Europeia (UE) encontra-se em risco de pobreza e exclusão social, afirmam os dados mais recentes do gabinete de estatísticas europeu.

 

2015: Ano novo, a mesma luta!

O ano de 2015, que agora começa, deixa antever muita luta e uma enorme exigência a todo o colectivo partidário. Para...
Internacional

Israel e EUA forçam impunidade

Os governos israelita e norte-americano pretendem impedir que os crimes sionistas sejam julgados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), ao qual as autoridades palestinianas pediram formalmente adesão por estes dias.

Cuba no top mundial

Com a mais baixa taxa de mortalidade infantil da sua história e a maior percentagem do PIB para o sistema de ensino, Cuba permanece entre as nações de vanguarda na Saúde e Educação.

Temas

Exaltante desafio socialista

Garantir o futuro socialista de Cuba é o objectivo apontado pelo Partido Comunista de Cuba e partilhado pelo Governo, pelo povo e pelas organizações de massas cubanas. Recentemente uma delegação de estudo do Partido Comunista Português deslocou-se a Cuba. A visita permitiu aprofundar o conhecimento sobre a situação no país e confirmou o exaltante desafio socialista em curso, referiu José Capucho, do Secretariado do Comité Central do Partido, em entrevista ao Avante!

O direito à vida (*)

Desde sempre houve acidentes de trabalho. Até aos finais do século XIX, os operários que sofriam acidentes no trabalho tratavam-se à sua custa, e depois da cura, com mais ou menos dificuldade, tentavam retomar o trabalho. A muitos, em especial os que sofriam lesões graves e incapacitantes, só lhes restava a esmola ou o recurso às Misericórdias. Só nos finais do século XIX, princípios do século XX, com o avançar da revolução industrial e a organização dos trabalhadores, foram dados os primeiros passos no sentido da responsabilidade dos patrões pelas sequelas resultantes dos acidentes de trabalho.

Argumentos
TVisto

A raiz

Nem é preciso recordá-lo: sabe-se que as operadoras de televisão gostam de crimes, isto é, gostam deles na...
Aconteceu

Avenida Eusébio

Na segunda-feira, 5, dia em que se assinalou um ano sobre a morte de Eusébio, foi inaugurada uma avenida com nome do «Pantera...

China em alta velocidade

A China acrescentou, no final do ano passado, mais 3200 quilómetros à rede ferroviária de alta velocidade, estendendo...

Mora apoia a natalidade

Em 2014, a Câmara de Mora atribuiu 21 mil euros em subsídios de apoio à natalidade, uma verba correspondente ao...

Reuniões e iniciativas

Reuniões e iniciativas   Almada - Sábado, 17, às...

A semana em resumo

Frases

“Esta batalha [eleições legislativas antecipadas] vai determinar se a...