Nova edição de O Militante

«Há alternativa» é a mensagem de capa da edição de Janeiro/Fevereiro da revista O Militante, já à venda. O texto de abertura, intitulado «2015, romper com 38 anos de políticas de direita!», apresenta as principais tarefas para o ano que agora se inicia. A secção Organização é preenchia por três artigos: um, não assinado, denominado «Finalizar a acção de contacto com os membros do Partido e alargar o recrutamento», e os restantes relativos a duas assembleias de organização regional realizadas no ano passado. João Pauzinho, do Comité Central, escreve sobre a de Évora; a da Guarda é abordada por Luís Luís, da Direcção da Organização Regional.

Maria da Piedade Morgadinho, da Comissão Central de Controlo, aborda o centenário do nascimento de Pedro Soares, enquanto o director do Avante!, Manuel Rodrigues, assina «A acção do PCP pela construção da alternativa política patriótica e de esquerda». Amável Alves, do Comité Central, lembra a «luta de sempre» pela redução do horário de trabalho e Duarte Alves, da Direcção Nacional da JCP, reflecte sobre os 15 anos da Declaração de Bolonha e o estado actual do Ensino Superior em Portugal. A secção Economia é composta por dois artigos: «Algumas Notas sobre o TTIP – Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento», escrito por João Ferreira; e «As tentativas de saída e as contradições de uma crise capitalista que se prolonga», de Carlos Carvalhas, ambos membros do Comité Central.

A contribuição do PCP no 16.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Novembro no Equador, intitulado «O PCP, a situação internacional, o movimento comunista e a frente anti-imperialista» e o artigo de Albano Nunes, do Secretariado, sobre «América Latina, avanços e desafios revolucionários», compõem a secção Internacional desta edição da revista, que ainda inclui o comunicado do Comité Central emitido na sequência da sua reunião de 14 de Dezembro.

 



Mais artigos de: PCP

Só palavras não chega

Delegações do PCP e do PS, dirigidas pelos respectivos secretários-gerais, estiveram reunidas anteontem, 6, a pedido deste último. À saída do encontro, em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa reafirmou a necessidade de...

Momento decisivo na luta contra<br>o fascismo

O Forte de Peniche acolheu, no dia 3, a evocação dos 55 anos da fuga de Janeiro de 1960, que devolveu à liberdade e à luta revolucionária Álvaro Cunhal e outros nove destacados dirigentes e militantes do PCP.

Organizar para crescer

Não haverá muitos outros concelhos no País onde a desindustrialização tenha sido mais acentuada e acelerada do que no Barreiro. Se nos anos 80 do século passado a Quimigal (antiga CUF) empregava largos milhares de operários, hoje as poucas...

Agrava-se a ofensiva

A viragem do ano confirmou o que o PCP há muito vinha dizendo: o Governo prossegue e intensifica a ofensiva contra direitos dos trabalhadores e do povo.

Desemprego cresce

O PCP comentou, anteontem, 6, os dados divulgados nesse mesmo dia pelo INE, referentes aos valores do desemprego em Novembro do ano passado, já corrigidos de sazonalidade. Para o Partido, os 713 700 trabalhadores desempregados registados, correspondentes a uma taxa de desemprego de 13,9 por cento, revelam um...

Pesca e conservas ameaçadas

O PCP quer travar o encerramento da unidade de Peniche da empresa de conservas Ramirez, prevista para 31 deste mês. E responsabiliza o Governo por este desfecho.

Mistificar e ocultar

O PCP comentou, no dia 1, a mensagem de Ano Novo do Presidente da República através de uma declaração de Carlos Gonçalves, da Comissão Política. Este dirigente classificou as palavras de Cavaco Silva como um recorrente «conjunto de mistificações»,...