A talhe de foice
O cargo<br>e a descarga
Actual
Navegações...
Actual
Regresso ao futuro
Actual
O melhor de sempre
PCP
2015 com muita confiança
Terminámos o ano de 2014 a dinamizar a luta dos trabalhadores a partir do local de trabalho, com destaque para as lutas travadas pelo sector dos transportes e da Administração Pública. Empenhados no reforço do Partido, através da acção de contactos que temos de terminar. Mas também com diversas iniciativas onde reafirmámos que a principal causa da pobreza é a exploração do grande capital através da redução dos salários, das baixas pensões e reformas, e demos a conhecer os eixos essenciais da política patriótica e de esquerda de que o País tanto precisa.
Crónica Internacional
A direcção certa
Uma vida consagrada<br>ao Partido e à luta
Pedro Soares foi um daqueles revolucionários que, em tempos sombrios, enfrentando e resistindo a todo o tipo de violências e privações, tomou a opção de se dedicar de corpo inteiro ao Partido Comunista Português e à luta dos trabalhadores e do povo contra o fascismo e pela liberdade, contra a exploração e pelo progresso – pelo socialismo e o comunismo. No momento em que se assinala o centenário do seu nascimento, o Avante! destaca um percurso singular, em que as prisões, as fugas, as torturas e a entrega abnegada à luta revolucionária marcaram toda uma vida, interrompida cedo de mais, aos 60 anos.
Só palavras não chega
Momento decisivo na luta contra<br>o fascismo
O Forte de Peniche acolheu, no dia 3, a evocação dos 55 anos da fuga de Janeiro de 1960, que devolveu à liberdade e à luta revolucionária Álvaro Cunhal e outros nove destacados dirigentes e militantes do PCP.
Organizar para crescer
Agrava-se a ofensiva
A viragem do ano confirmou o que o PCP há muito vinha dizendo: o Governo prossegue e intensifica a ofensiva contra direitos dos trabalhadores e do povo.
Nova edição de O Militante
Desemprego cresce
Pesca e conservas ameaçadas
O PCP quer travar o encerramento da unidade de Peniche da empresa de conservas Ramirez, prevista para 31 deste mês. E responsabiliza o Governo por este desfecho.
Mistificar e ocultar
Descartados dão luta
Para centenas de trabalhadores da Administração Pública e do sector privado, passar de 2014 para 2015 exige acções a demonstrar que recusam com firmeza ser tratados como descartáveis e estão dispostos a lutar, unidos e organizados, pela defesa do emprego e dos direitos.
Mentiras no ISS
Por justiça nos hotéis
O turismo cresce, mas os salários continuam baixos e os direitos estão sob permanente ataque do patronato, o que suscita protesto e luta dos trabalhadores, como sucedeu neste fim de ano.
Combater a instabilidade
A Fenprof reúne hoje e amanhã (8 e 9) o seu Secretariado Nacional, estando já convocado, para o dia 17 de Janeiro, o Conselho Nacional da Federação, órgão máximo entre congressos.
35 horas em Janeiras
Para denunciar o boicote do Governo à publicação das centenas de acordos negociados com entidades do Poder Local, mantendo as 35 horas semanais, dirigentes e activistas sindicais cantaram umas Janeiras a propósito.
Vitória na STCP
Acabaram os cortes
Maioria insensível ao drama
A questão da perda da habitação por execução fiscal esteve recentemente em foco no Parlamento, com a maioria PSD/CDS-PP a chumbar um projecto de lei do PCP que visava impor restrições a esses processos que estrangulam ainda mais a vida a milhares de famílias.
A valorização que está por fazer
Valorização do trabalho científico, reforço do investimento público, substituição de bolsas por contratos de trabalho, eis as linhas de acção que o PCP propõe em alternativa ao que considera ser o actual rumo de liquidação do sistema científico e tecnológico nacional.
Respeitar os direitos dos professores
Medidas fiscais de apoio à agricultura
Mosteiro da Batalha
A mentira continua
Segundo a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), as reformas e pensões de mais de três milhões e 600 mil pessoas continuam congeladas desde 2009.
Nelas denuncia ilegalidade
Por proposta da CDU, a Assembleia Municipal de Nelas aprovou, por unanimidade, uma moção onde se denuncia o incumprimento da Lei 10/2010, que isenta os ex-mineiros da Empresa Nacional de Urânio (ENU), S.A., e seus familiares, do pagamento das taxas moderadoras nas consultas de rastreio e monotorização de saúde devido à exposição radioactiva.
Caos no Amadora-Sintra
Os utentes do Hospital Fernando Fonseca, conhecido como Amadora-Sintra, têm sido confrontados com a iminente ruptura dos serviços de urgência e o colapso da sala de observações.
Pagar sem ser consultado
Nova PAC é má para Portugal
Desorientação política <br>em Portalegre
Eurochantagem na campanha
A duas semanas e meia dos gregos irem às urnas, multiplicam-se as declarações que visam condicionar a escolha numas eleições desencadeadas pelo falhanço da designação do presidente da República, mas onde o tema dominante é a subserviência do país à política de «austeridade».
Pobreza persistente
Quase um quarto dos cidadãos da União Europeia (UE) encontra-se em risco de pobreza e exclusão social, afirmam os dados mais recentes do gabinete de estatísticas europeu.
Negócios de milhões<br>movem «barcos fantasma»
Sindicatos contestam triunfalismo do governo
2015: Ano novo, a mesma luta!
Israel e EUA forçam impunidade
Os governos israelita e norte-americano pretendem impedir que os crimes sionistas sejam julgados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), ao qual as autoridades palestinianas pediram formalmente adesão por estes dias.
Cuba no top mundial
Com a mais baixa taxa de mortalidade infantil da sua história e a maior percentagem do PIB para o sistema de ensino, Cuba permanece entre as nações de vanguarda na Saúde e Educação.
«Liberalização» avança <br> em França
Direita quer «apagar» <br> Georges-Marchais de Villejuif
Moscovo aposta em <br> manobras soberanas
O novo orçamento <br> federal nos EUA
Exaltante desafio socialista
Garantir o futuro socialista de Cuba é o objectivo apontado pelo Partido Comunista de Cuba e partilhado pelo Governo, pelo povo e pelas organizações de massas cubanas. Recentemente uma delegação de estudo do Partido Comunista Português deslocou-se a Cuba. A visita permitiu aprofundar o conhecimento sobre a situação no país e confirmou o exaltante desafio socialista em curso, referiu José Capucho, do Secretariado do Comité Central do Partido, em entrevista ao Avante!
O direito à vida (*)
Desde sempre houve acidentes de trabalho. Até aos finais do século XIX, os operários que sofriam acidentes no trabalho tratavam-se à sua custa, e depois da cura, com mais ou menos dificuldade, tentavam retomar o trabalho. A muitos, em especial os que sofriam lesões graves e incapacitantes, só lhes restava a esmola ou o recurso às Misericórdias. Só nos finais do século XIX, princípios do século XX, com o avançar da revolução industrial e a organização dos trabalhadores, foram dados os primeiros passos no sentido da responsabilidade dos patrões pelas sequelas resultantes dos acidentes de trabalho.