Editorial

SERVIR O POVO E O PAÍS

O Comité Central do PCP, reunido a 19 de Outubro de 2014, analisou a situação económica, social e política...
Opinião
A talhe de foice

Estradas

Eduardo Catroga declarou que este Orçamento «tem de acreditar» em várias coisas («retoma nacional»,...
Actual

O Avante! acertou

Na crónica internacional do Avante! de 9 de Outubro sobre as eleições presidenciais no Brasil e na Bolívia, o...
Actual

Batalhas e vitórias na ONU

Decorrem em Nova Iorque os trabalhos da Assembleia Geral das Nações Unidas, concluída que está a sua sessão...
Actual

(Quase!) Tudo à voz do dono

Os capitalistas mandaram, e o Governo, obediente, satisfeito, abanando todas as caudas, obedeceu. E o Caderno de Encargos para o Concurso de...
PCP

Razões de confiança

A inauguração de uma casa nova é, por norma, um dia de alegria. Faz-se projectos, descobre-se cantos e recantos, cheira a novo. A inauguração de um novo Centro de Trabalho do Partido é também um dia feliz. Por estes dias, depois da inauguração do novo Centro de Trabalho do Partido em Viseu, foram inaugurados os Centros de Trabalho em Arcos de Valdevez e no Funchal.

Crónica Internacional

O sentido da história

Os desenvolvimentos da situação internacional exigem um permanente e aprofundado acompanhamento, nomeadamente para a...
Em Foco

Mais força ao Partido<br> da alternativa

O Comité Central do PCP, reunido dia 19, analisou a situação económica, social e política do País, aspectos da situação internacional, avaliou o desenvolvimento da acção tendo como objectivo a ruptura com a política de direita e a concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda, a intensificação da luta de massas e o reforço do Partido e definiu as orientações e tarefas para a sua dinamização.

PCP

Agrava o empobrecimento <br> e submissão do País

O PCP reafirmou ontem o voto contra o Orçamento do Estado, por considerar que ele visa a continuação da política que tem afundado o País e confirma os eixos essenciais dos PEC e do pacto de agressão.

Ruptura necessária e inadiável

Jerónimo de Sousa esteve no dia 17 em Alcácer do Sal a participar num comício inserido na acção nacional do PCP «A Força do Povo por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda».

Mais espaço, mais Festa

Após o impacto provocado pelo anúncio da aquisição da Quinta do Cabo e pelo emocionante comício de dia 4, com visita ao novo terreno, é tempo de concretizar a campanha nacional de fundos.

Esforço que dá frutos

A freguesia de Alhos Vedros, no concelho da Moita, é aquilo a que justamente se pode chamar um...

Uma vida que é motivo de orgulho

Militantes e dirigentes do Partido, familiares e amigos participaram, na segunda-feira, 20, num convívio comemorativo dos 90 anos de...

Alargar a frente de luta

Jerónimo de Sousa encabeçou as delegações do PCP que estiveram reunidas, nos dias 16 e 21, respectivamente com a...

Chuva não explica tudo

LUSA Os eleitos do PCP nos órgãos do município de Lisboa realizaram, no dia 16, uma jornada...

Passos decisivos

A organização de freguesia de Samora Correia do Partido realizou, no sábado, um plenário de militantes que...
Trabalhadores

Demissão com mais razão

A primeira análise da CGTP-IN à proposta de Orçamento do Estado reforça os motivos para que as acções já marcadas tenham forte participação e para que se intensifique e alargue a luta pela demissão do Governo e por uma política alternativa.

Por garantias no Bingo do Estrela

Surpreendidos por manobras traiçoeiras de quem tinha a responsabilidade de os representar, os trabalhadores do Bingo do Estrela da Amadora não querem ir para o desemprego no dia 31.

Defender os transportes da rapina

Trabalhadores e utentes dos transportes são os principais prejudicados pela sanha destruidora e privatizadora do Governo, que pretende alienar um património e direitos comuns e, por isso, merece a resposta de luta que está a ser dada no sector.

Sair do balcão para a luta

Meia centena de membros de comissões de trabalhadores (CT) alertaram para a degradação da situação sócio-laboral no sector bancário e decidiram reforçar o esclarecimento e a luta. A assembleia ocorreu no mesmo dia em que trabalhadores do Grupo Espírito Santo protestaram frente à sede do Novo Banco.

Compromisso conquistado

A Postejo – Pré Fabricados de Cimento, comprometeu-se a saldar todos os montantes em dívida aos trabalhadores...

Interdição contestada

Uma «medida inadequada» que «não beneficia a gestão dos recursos», considera a Federação...

Amas protestaram no Porto

Na sequência da entrada em vigor do novo regime que regulamenta a actividade profissional das amas e que, de acordo com o Governo,...

Incerteza em Belém

A integração da Fundação do Centro Cultural de Belém (CCB) no universo da Administração...
Assembleia da República

Libertar o País das amarras

A maioria PSD/CDS e o PS inviabilizaram dia 15 o projecto de resolução do PCP sobre a renegociação da dívida, a libertação do País do euro e o controlo público da banca. O debate está porém lançado e seguirá inexoravelmente o seu caminho. Assim o exige o futuro do País.

A alternativa ao desastre

Ao longo do debate muito se falou das consequências que poderão advir de uma saída de Portugal...

Olha o papão...

A pouca seriedade com que os partidos da maioria encararam este debate ficou patente em intervenções como a do deputado do PSD...

Ir às compras a Paris...

Aos deputados da maioria que disseram que o Governo não rasga os contratos internacionais, respondeu Bruno Dias, salientando bem saber...

As propostas do PCP

Não ignorando as dificuldades que a sua proposta encerra, sobretudo as que decorrem dos «obstáculos e resistências desesperadas daqueles poucos cujas fortunas têm beneficiado» das crescentes dívida pública (134 por cento do PIB) e dívida externa líquida (123,7 por cento), da submissão ao euro e da banca privada, o PCP entende que a questão chave para o presente e o futuro do País é a da «insustentabilidade da actual situação e da necessidade de libertar o País destes constrangimentos».
A primeira grande componente a executar deve ser assim a da renegociação da dívida, sem prejuízo da aplicação das medidas específicas presentes em cada uma das três componentes da proposta, sempre susceptíveis de aplicação individual ou de forma entrosada.
Quanto à libertação do País do euro, «salvo precipitação imposta por circunstâncias ou poderes europeu», como é dito no projecto de resolução, poderá vir a constituir-se num «processo mais moroso», exigindo a «activação e o desenvolvimento de todos os mecanismos nacionais» com vista a preparar essa nova realidade.
A recuperação do controlo público da banca, que pode ocorrer a «diferentes ritmos», em articulação com o processo de renegociação da dívida e de libertação do País do euro, assume por seu lado o «valor próprio da colocação da poupança, dos recursos e da actividade financeira» ao serviço do povo e do País.

 

Abafar a verdade

O PCP acusou PSD e CDS-PP de terem impedido na comissão de inquérito aos programas relativos à aquisição de equipamentos militares a descoberta da verdade e apresentado um relatório «pré-fabricado», destituído de «qualquer credibilidade ou seriedade».

Nacional

Lisboa em «estado de sítio»

«Lisboa merece outro governo, com outras políticas favoráveis aos seus povos», defendeu o Partido durante um debate sobre o «Estado da Cidade», realizado na Assembleia Municipal de 14 de Outubro.

OE pode ser mais justo!

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) defende a aprovação de um Plano Estratégico Nacional que garanta o investimento produtivo e dinamize o mercado interno nacional, integrando neste o Objectivo Temático 3, dos Fundos, que prevê uma verba de seis mil e 200 milhões de euros, cerca de 25 por cento do total dos Fundos Comunitários, para as micro, pequenas e médias empresas, com critérios claros de acesso, eficientes e transparentes.

Só a luta é solução

A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2015 apresenta um «corte brutal» no Ensino Superior, o que vem aprofundar «o rumo de ataque» seguido por sucessivos governos. Entre os OE de 2010 e 2014 foram já retirados mais de 330 milhões de euros ao sector.

Trapalhadas no Superior

Segundo denuncia o Secretariado da Direcção Central de Ensino Superior da JCP, «muitos estudantes poderão ver-se...

Convergência

A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (AEFBAUP) apela à união dos...

Basta!

Hoje é dia de luta dos estudantes do Ensino Básico e Secundário. Para este protesto,...

CPPC promove a paz

Na Quinta Dona Maria, Museu Quintas do Tejo, em Montalvo, está patente, até ao final do mês,...

Maria Helena Vinhais Novais

Faleceu Maria Helena Vinhais Novais, companheira do professor e matemático José Morgado, que viveu e sofreu com ele a...
Europa

Austeridade insuportável

Cerca de cem mil manifestantes em Londres e vários milhares em Glasgow e Belfast reafirmaram, no sábado, 18, a exigência de pôr fim ao congelamento salarial.

Protestparade

Cerca de sete mil pessoas participaram, no domingo, 19, no «protestparade» promovido pelo Partido do Trabalho da Bélgica para denunciar o programa do governo belga.

Comboios param por salários

Os ferroviários alemães iniciaram no sábado, 18, a terceira paralisação nas duas últimas semanas e a...

Milagres estatísticos

O gabinete de estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgou, dia 18, os resultados da nova metodologia estatística...
Internacional

Sucessão de crimes

A junta fascista ucraniana está a usar bombas de fragmentação nos bombardeamentos contra Donetsk, onde os combates prosseguem apesar do cessar-fogo assinado a 5 de Setembro.

Serena Shim vítima de acidente suspeito

A jornalista Serena Shim, correspondente da estação iraniana Press TV na Turquia, morreu este domingo, 19, num suspeito acidente de viação ocorrido perto da fronteira turca com a Síria.

Impunidade no Canadá

A Associação Canadiana de Saúde Pública exigiu esta segunda-feira, 20, que o governo federal leve a cabo uma investigação nacional para apurar as centenas de casos de mulheres aborígenes desaparecidas e assassinadas no Canadá.

Economia a crescer

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a economia da África subsariana deve manter o «crescimento...
Argumentos
TVisto

Gente, lixo, África, mundo

Por alturas do Dia Mundial do Combate à Pobreza, embora não só nesse dia, a televisão costuma trazer-nos boas...
Aconteceu

Pobreza aumenta em Portugal

Um em cada quatro portugueses vivia em privação material em 2013, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Hoje, 23 Figueira da...

A semana em resumo

Frases

“Hoje, em Portugal, há dois grandes mitos: Rui Rio e António Costa (...)...