Margarida Tengarrinha distinguida no Algarve
Margarida Tengarrinha foi a vencedora da primeira edição do Prémio Regional «Maria Veleda», promovido pela Direcção Regional de Cultura do Algarve.
O júri tomou a decisão por unanimidade, no dia 10, depois de analisar as 11 candidaturas, considerando que «sua actividade cívica no desenvolvimento social do Algarve, o seu percurso cultural ligado às artes visuais, à investigação e à história da região, assim como toda a sua participação na formação democrática de Portugal ao longo de toda a sua vida, a tornam protagonista de uma intervenção particularmente relevante na cultura do Algarve, cumprindo-se assim o objectivo deste prémio».
Em declarações à imprensa regional, a premiada não escondeu a sua surpresa. Elogiando a isenção do júri, disse que «pela minha ligação ao Partido Comunista, pensei que o júri não me escolhesse», manifestando-se satisfeita sobretudo porque a figura que inspira o prémio, Maria Veleda, «é uma das mulheres algarvias e portuguesas que mais admiro». «Era uma republicana extraordinária, foi uma das primeiras revolucionárias portuguesas conscientes».