CPPC promove a paz
Na Quinta Dona Maria, Museu Quintas do Tejo, em Montalvo, está patente, até ao final do mês, a exposição «100 anos da Grande Guerra e a luta pela paz», concebida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) com o apoio dos municípios de Constância, Vila Nova da Barquinha e Loures.
A inauguração da mostra, que aconteceu no dia 10, contou com a presença e intervenção dos presidentes das autarquias envolvidas e do CPPC. Neste dia, teve ainda lugar um colóquio sobre «A participação portuguesa na I Guerra Mundial», tendo como oradores Joana Pereira, do CPPC, Isabel Pestana Marques, Anabela Cardoso e Susana Silva.
Neste espaço encontra-se também a exposição «Memorias da I Guerra Mundial no concelho de Constância», tendo, no dia 10, sido exibido um documentário com o mesmo nome.
«100 anos da Grande Guerra e a luta pela paz» pode ainda ser vista, até 14 de Novembro, no Edifício 4 de Outubro (Rua da República, n.º 70 – EN8), em Loures.
Coimbra
No dia 9 realizou-se no Ateneu de Coimbra o debate «As guerras mundiais e a paz», promovido pelo CPPC, que contou com representantes do Ateneu e do Núcleo do CPPC, além de Jorge Cadima, professor universitário e especialista em questões internacionais. A sessão começou com a apresentação do documentário «Guernica» e encerrou com o filme «Noite de Nevoeiro», versando a II Guerra Mundial e os campos de extermínio.
Hoje, 23, no mesmo local, tem lugar o debate «Como vão as primaveras árabes», com a participação de Carlos Almeida, vice-presidente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente.
Moita
O CPPC e a Câmara da Moita assinaram no dia 10 um importante acordo de cooperação, que inclui projectos na área da educação para a paz e do desenvolvimento de uma cultura de paz, tendo por base o Art.º 7 da Constituição da República Portuguesa.