Editorial

Organização e luta

A semana que passou fica marcada por significativos acontecimentos: em primeiro lugar, pelo impacto político e social da grandiosa...
Opinião
PCP

Fortalecer a luta, reforçar a CDU

Como já foi cor­rec­ta­mente apon­tado, as re­centes e ina­cei­tá­veis de­cla­ra­ções de Ca­vaco Silva não deixam de ter o mé­rito de con­tri­buir para uma maior cla­ri­fi­cação quanto aos reais ob­jec­tivos pros­se­guidos pelos men­tores e exe­cu­tantes da po­lí­tica de di­reita, isto é, os grandes grupos eco­nó­micos e fi­nan­ceiros (sejam na­ci­o­nais ou es­tran­geiros) e os par­tidos que re­a­lizam a sua po­lí­tica.

Crónica Internacional

Ucrânia

Não será possível compreender os recentes e preocupantes desenvolvimentos da situação na Ucrânia sem...
Actual

Pobres dos ricos

A revista «Forbes» publicou recentemente a sua lista dos mais ricos do mundo. Lá estão incluídos os...
Actual

Os sapatos

Abre a gente um qualquer jornal, económico ou generalista, sirva ele os interesses específicos que servir, dentro dos...
Actual

Abre os olhos!

Já terão visto a última abjecção fermentada nas meninges de algum servente da ideologia dominante, exposta...
A talhe de foice

O bando

O Governo já nem «corre atrás do prejuízo» (como gostam de dizer alguns comentadores): age como calha e nunca...
Em Foco

Lutar por uma outra Europa

João Fer­reira apre­sentou a De­cla­ração Pro­gra­má­tica do PCP para as Elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu, por «um Por­tugal com fu­turo numa Eu­ropa dos tra­ba­lha­dores e dos povos», onde os di­reitos, o de­sen­vol­vi­mento e a so­be­rania são os eixos cen­trais e in­con­tor­ná­veis.

Compromisso que fala a verdade

Para Je­ró­nimo de Sousa, a De­cla­ração Pro­gra­má­tica apre­sen­tada é um «com­pro­misso dos co­mu­nistas por­tu­gueses para com os tra­ba­lha­dores, o povo e o País», que as­senta na pro­funda con­fi­ança de que «o rumo de des­truição eco­nó­mica, de em­po­bre­ci­mento, de re­gressão so­cial e de ataque à so­be­rania na­ci­onal não é ine­vi­tável e pode ser in­ver­tido».
PCP

Orgulho no passado<br> confiança no futuro

O Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês ini­ciou, no fim-de-se­mana, as co­me­mo­ra­ções do seu 93.º ani­ver­sário em de­zenas de ini­ci­a­tivas nas quais par­ti­ci­param mi­lhares de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes. No vi­brante co­mício de Lisboa como no grande al­moço do Seixal, em que mar­caram pre­sença Je­ró­nimo de Sousa e João Fer­reira, uma coisa ficou desde logo clara: o co­lec­tivo par­ti­dário co­mu­nista está coeso e de­ter­mi­nado em pros­se­guir o seu com­bate de sempre contra a ex­plo­ração e a opressão, pela de­mo­cracia, o pro­gresso e a jus­tiça so­cial.

Renegociar a dívida é indispensável

O Ma­ni­festo subs­crito por 70 per­so­na­li­dades que de­fendem a re­ne­go­ci­ação da dí­vida pú­blica vem dar razão à pro­posta que o PCP apre­sentou há quase três anos.

Propaganda e favorecimento dos poderosos

Os ob­jec­tivos do Go­verno para os in­ves­ti­mento em infra-es­tru­turas de trans­porte re­pre­sentam, para o PCP, a con­ti­nu­ação da sub­missão aos in­te­resses do grande ca­pital.

Democracia cultural

Sob o lema «Unidade na luta pela democracia cultural», realizou-se no início de Março, em Almada, o «Encontro...

CT da Amadora reabre

Depois de ter sido destruído num incêndio, em Setembro do ano passado, reabriu no sábado o...
Trabalhadores

Dias de luta a subir

Na se­mana na­ci­onal de pro­testo e luta, a de­correr desde dia 8, as rei­vin­di­ca­ções de au­mentos sa­la­riais e de­fesa de di­reitos cruzam-se com a exi­gência de subs­ti­tuição do Go­verno e an­te­ci­pação das elei­ções le­gis­la­tivas, para abrir ca­minho a uma po­lí­tica de es­querda e so­be­rana, que a CGTP-IN de­fende para res­ponder aos in­te­resses dos tra­ba­lha­dores e do País.

Mais salário com mais luta

A CGTP-IN di­vulgou uma lista de em­presas onde foram al­can­çados au­mentos sa­la­riais para o cor­rente ano. Em al­guns casos, foi mesmo su­pe­rada a rei­vin­di­cação geral de um euro por dia.

Polícias unidos exigem celeridade

Mi­lhares de pro­fis­si­o­nais das forças e ser­viços de se­gu­rança fi­zeram, no dia 6, a maior ma­ni­fes­tação de sempre do sector, dando mais força à exi­gência de so­lução rá­pida para as ques­tões co­lo­cadas ao Go­verno.

O PR fugiu

«O Presidente da República tem medo dos trabalhadores», protestou a União dos Sindicatos de Aveiro. Numa nota que...
Assembleia da República

Mentiras e eleitoralismo

Je­ró­nimo de Sousa teceu duras crí­ticas ao chefe do Go­verno a quem acusou de «falta de le­al­dade» e de «mentir aos por­tu­gueses» a pro­pó­sito dos cortes nos sa­lá­rios e pen­sões.

Luta sem tréguas pela igualdade

O Go­verno pre­tende «impor aos tra­ba­lha­dores do sé­culo XXI os di­reitos do sé­culo XIX». A acu­sação é da de­pu­tada Rita Rato e nela está o re­trato fiel da po­lí­tica em curso de des­truição e re­tro­cesso so­cial.

Lei «garrote»

PSD e CDS chumbaram os projectos de lei do PCP e do BE que visavam revogar a lei dos compromissos. De todos os quadrantes da...

Faltam as acções concretas

A maioria PSD/CDS-PP chumbou o projecto de resolução do PCP que preconizava medidas de apoio às vítimas das...

Alterações à lei do asilo

Foi recentemente aprovado, em votação final global, com os votos favoráveis do PSD, PS e CDS-PP, os votos contra do PCP e...
Nacional

Continuar a luta

O Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher foi as­si­na­lado no sá­bado com ini­ci­a­tivas de Norte a Sul do País, vi­sando ho­me­na­gear o em­penho e a luta de muitas ge­ra­ções de mu­lheres pelos seus di­reitos, mas também para de­nun­ciar e com­bater as dis­cri­mi­na­ções e de­si­gual­dades que ainda sub­sistem na nossa so­ci­e­dade e no mundo.

Ilda Figueiredo mandatária

Ilda Figueiredo é a mandatária da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam a 25...

Porto esquecido

A CDU no Porto cri­tica o «aban­dono» e a «de­gra­dação» do pa­tri­mónio cul­tural e na­tural do Vale de Mas­sa­relos, e de­fende um in­ves­ti­mento mu­ni­cipal pri­o­ri­tário para esta e ou­tras zonas es­que­cidas da ci­dade.

PCP contra transferências

No dia 5, em reunião extraordinária da Câmara de Lisboa, foi aprovada a lista nominativa de transição dos...
Europa

Pelo direito de decidir

O Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher foi as­si­na­lado com ma­ni­fes­ta­ções em vá­rias ci­dades de Es­panha em que par­ti­ci­param de­zenas de mi­lhares de ho­mens e mu­lheres.

 

Cortes custam vidas

Um re­la­tório pu­bli­cado na re­vista mé­dica bri­tâ­nica The Lancet acusa o go­verno grego e a troika de es­tarem a pro­vocar um recuo es­can­da­loso nos ní­veis de saúde da po­pu­lação.

Meio milhão com zero horas

O gabinete oficial de estatísticas britânico reconheceu que o número de contratos com zero horas é afinal muito...

Supremo aponta ilegalidade

Uma sentença do Tribunal Supremo de Espanha veio lembrar as administrações públicas de que não podem...

Violência vitima mulheres

Uma em cada três mulheres na União Europeia é vítima de violência, revelou um estudo da Agência para os...

Do prefácio e do resto

1. Cavaco abriu o livro. No passado fim-de-semana, o jornal do regime deu à estampa, em pré-publicação, excertos...
Internacional

Chave tripla

A Re­pú­blica Au­tó­noma da Cri­meia re­a­liza, do­mingo, um re­fe­rendo sobre a união à Rússia, o qual ocorre num quadro de tensão di­plo­má­tica e mi­litar en­vol­vendo a Ucrânia.

FMLN volta a vencer

O can­di­dato da Frente Fa­ra­bundo Martí para a Li­ber­tação Na­ci­onal (FMLN) foi eleito pre­si­dente de El Sal­vador e pro­mete con­ti­nuar o ca­minho ini­ciado em 2009.

Regime em causa

A coligação governamental do presidente Juan Manuel Santos (partidos Unidade, Liberal e Mudança Radical) perdeu a...
Argumentos
TVisto

A nova viagem de um globetrotter

Liguei o televisor, sintonizei o canal que tenho por dominante e, inesperadamente para mim, lá estava ele. Confesso aliás que...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Logótipo do...

A semana em resumo

Frases

  “Passos Coelho sabe muito bem que o valor da sua palavra é nulo, e isso...