Editorial
Opinião
Actual

O acordo

O acordo da UGT com o BCP para baixar salários aos trabalhadores foi tratado como notícia de primeira linha no período do...
Actual

Enfrentar 2014

O tema de capa da última edição da Visão, «Guia para enfrentar 2014», é, obviamente, oportuno....
Actual

Áugias

Ignorando os gritos histéricos e queques contra o lixo que se acumulava, desprezando o cobarde paternalismo pequeno-burguês que...
Crónica Internacional

Contra o fascismo e a guerra

O 15.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realizado em Lisboa em 8, 9 e 10 de Novembro com a...
PCP

Prontos para todos os combates

Há 54 anos, Álvaro Cunhal e mais nove companheiros fugiram da prisão de mais alta segurança do regime fascista – a Fortaleza de Peniche. Fugiram carregados da esperança que nunca perderam ao longo da sua vida de clandestinidade imposta pela mais velha ditadura da Europa, que prendeu e torturou o seu próprio povo e o explorou remetendo-o para a miséria e a fome.

 

Em Foco

<i>Nada poderá deter-nos, nada<br> poderá vencer-nos!</i>

Image 14834

As palavras do poeta Joaquim Namorado, que dão o título a esta peça, adaptadas pelo maestro Fernando Lopes-Graça para umas das suas «Canções Heróicas», resumem como nenhumas outras o que se evocou nos passados dias 3 e 4 em Peniche: a coragem e a determinação em prosseguir a luta revolucionária quaisquer que sejam as condições, os obstáculos e os perigos. Foi precisamente isso que fizeram os dez dirigentes e quadros do PCP que, a 3 de Janeiro de 1960, protagonizaram uma das mais espectaculares e importantes fugas das prisões fascistas portuguesas. Fugiram, sim, para a primeira linha do combate pelo derrube do fascismo, pela democracia e pela liberdade; fizeram-no quando tudo parecia perdido. E no entanto, Abril aconteceu. Porque eles fugiram. Porque eles, e muitos outros, lutaram, persistiram e resistiram.

Os tempos mudaram, é certo, mas também hoje (e como um dia escreveu Bertold Brecht) os «tiranos fazem planos para dez mil anos» e repetem à exaustão que assim é e sempre assim será, que não há alternativa à exploração, ao desemprego, ao empobrecimento, à emigração. E uma vez mais os comunistas estão na vanguarda da luta popular, organizando, estimulando e mobilizando para que os valores de Abril estejam presentes no futuro de Portugal.

Nas páginas seguintes dá-se conta do que se passou em Peniche no passado fim-de-semana: a inauguração de uma exposição, da responsabilidade do município e da URAP, que ficará patente no Forte durante um ano; a recriação da fuga que teve lugar precisamente 54 anos antes; e o grande comício do PCP que encerrou a celebração do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e abriu as comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril.

Defender, afirmar e projectar<br> os valores de Abril

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal terminaram no sábado, com «chave de ouro», num grande comício realizado em Peniche, que juntou militantes e simpatizantes do PCP de todo o País. Esta marcante iniciativa assinalou igualmente, no plano partidário, o arranque das comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril, à qual Álvaro Cunhal, o Partido Comunista Português e a própria fuga de Peniche estão intimamente ligados.

Uma fuga que dava<br> (e deu) um filme

Na sexta-feira, às sete horas da tarde – ou seja, exactamente 54 anos depois – recriou-se aquela que foi uma das mais espectaculares e importantes evasões das prisões fascistas: a fuga de Peniche de 3 de Janeiro de 1960. 

A Hora das Gaivotas

de João Monge Em todas as casas há um coração suspenso e uma janela sobre o mar As...

Repressão, resistência e luta

O Forte de Peniche acolhe, desde o passado dia 3, e até ao início de 2015, uma exposição dedicada à prisão política do fascismo, à resistência aí travada e às fugas realizadas. A mostra resulta de uma parceria entre o município e a URAP.

PCP

Empobrecimento generalizado

O PCP denunciou, no dia 2, o aumento dos preços de bens e serviços essenciais, que acompanha mais um ano de cortes nos salários e pensões.

Aumentos miseráveis e para poucos

Numa nota da sua Comissão para os Assuntos Sociais, emitida no dia 30 de Dezembro, o PCP acusa o Governo de querer criar ilusões...

Não é erro, é opção

Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu contestam a suposta «avaliação» à acção da troika no País, pois o problema está na natureza da política aplicada e não em quaisquer «erros».

Trabalhadores

CGTP-IN reforça apelo à luta

A Intersindical marcou uma jornada nacional para 1 de Fevereiro e exortou todos os trabalhadores a intensificarem a luta diária contra a exploração e pela demissão do Governo, com antecipação das eleições legislativas, que é hoje «um objectivo decisivo e inadiável para o futuro imediato do povo português».

Desespero do Continente

Muitos trabalhadores dos hipermercados Continente declararam por escrito que não aceitam o «banco» de horas, o que levou a empresa a situações extremas, como denunciou o CESP/CGTP-IN.

Todos pela escola pública

Defender a escola pública de qualidade, democrática, gratuita e para todos será a maior e principal luta na Educação, em 2014, para que este não seja o «annus horribilis» que o Governo se prepara para impor.

Santa Casa discrimina

«Vive-se um espírito de “apartheid” de horários e salários» na Santa Casa da...

Mais força na Soporcel

Em Dezembro, quase duas centenas de trabalhadores da Soporcel sindicalizaram-se no SITE Centro-Norte, da Fiequimetal/CGTP-IN. Pela primeira...
Assembleia da República

Um crime para a região e o País

O deputado comunista João Ramos acusa o Governo de ser cúmplice no processo de destruição da Casa do Douro ao enveredar por soluções que não resolvem os graves problemas existentes.

 

Salvaguardar os postos de trabalho

Foi chumbado com os votos contra da maioria PSD/CDS-PP o projecto de lei do PCP que garantia a defesa dos postos de trabalho de quem esteja a...

Cumpra-se a Constituição!

Foi recentemente apreciada pelos deputados uma petição da CGTP-IN em defesa das funções sociais do Estado. Com...

Contra o fecho das Finanças

O Governo tem na forja uma verdadeira vaga de encerramentos de repartições de finanças. Só no distrito de Vila...
Nacional

Valorizar as pessoas

Até ao dia 28 de Março vai estar em discussão pública o novo Plano Director Municipal do Seixal, que determinará o futuro do concelho para os próximos dez anos.

Ataque constante <br>e obsessivo

O Governo anunciou, no primeiro dia do ano, mais um confisco que incide sobre as pensões de reforma atribuídas pela CGA e pela Segurança Social.

Negócios de interesse

A sucessão de polémicas em torno de negócios de interesse e critérios duvidosos na Câmara de Valongo ocorridos durante a anterior gestão PSD e a actual gestão PS confirma a justeza das críticas que a CDU tem vindo a fazer sobre o paradigma de tudo privatizar e reforça a conclusão de que estas políticas são terreno fértil para opções ruinosas.

Teatro em Almada

A ESTE – Estação Teatral apresenta «Eles tapam a cara com máscaras de lata e de...
Europa

Pobreza em Itália ao nível de 1997

Em termos relativos ou absolutos, o número de pobres em Itália é o mais elevado dos últimos 16 anos, afirmam estatísticas oficiais. O desemprego e a precariedade também batem recordes.

Compromisso de facto

A esquerda independentista compromete-se a continuar a trabalhar para acabar com a violência no País Basco, mas exige que o Estado espanhol concretize a alegada vontade de fim do conflito político.

Armas para África

O destino final das exportações de armamento do Reino Unido, com acumulados de 44 mil armas vendidas na África oriental...

Audição Pública

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promovem uma audição pública, no dia 17 de Janeiro, pelas 14h30, no...
Internacional

Arsenal químico <br> fora do país

O primeiro carregamento de armas e agentes químicos foi retirado da Síria, passo fundamental de um acordo que evitou uma intervenção militar dos EUA contra o país, onde, paralelamente, se desenrolam intensos combates entre facções «rebeldes».

Racista e xenófoba

Milhares de requerentes de asilo exigiram em Telavive o reconhecimento do seu estatuto e o fim da repressão por parte de Israel.

Tensão agrava-se

Três operários mortos, dois feridos e outros tantos presos é o resultado da repressão dos protestos de...

Jerónimo de Sousa de visita a Cuba

Uma delegação do Partido Comunista Português liderada pelo Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, encontra-se em Cuba desde a passada segunda-feira, dia 6. Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção Internacional do Partido também integra a comitiva.

A visita realiza-se a convite do Partido Comunista de Cuba no quadro das relações de amizade entre o PCP e o PCC.

Temas

«Pátria ou morte!»

No dia 1 de Janeiro assinalou-se o 55.º aniversário da revolução cubana, processo que a embaixadora de Cuba em Portugal sublinha ter culminado a longa luta popular pela verdadeira independência do país. Johana de la Torre também destaca que o progresso soberano e o socialismo, iniciados pela revolução, são os objectivos de um povo que superou as mais duras provas históricas e resiste a um longo e severo bloqueio imposto pelo mais poderoso inimigo da emancipação social: o imperialismo norte-americano –, motivando outros países e povos a seguirem a consigna de «Pátria ou morte!».

Argumentos
Sociedade

«El Maestro»

Estava eu a pensar que havia de ser professor, anos antes de me apaixonar por jornalismo, e nem sequer tinha ouvido falar de Patxi Andion,...
TVisto

Os desalojados

Do Norte de Portugal, sobretudo daí, chegaram aos nossos televisores as imagens das destruições provocadas pelo mau...
Aconteceu

Morreu Eusébio

«Com o falecimento de Eusébio da Silva Ferreira o País perde aquele que foi um símbolo maior do desporto nacional,...

Populações exigem hospital

Largas dezenas de pessoas deslocaram-se segunda-feira ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para cantar as Janeiras ao ministro...

Mora apoia a natalidade

A Câmara de Mora atribuiu 19 mil euros em subsídios de apoio à natalidade em 2013, uma verba correspondente ao nascimento...

Reuniões e outras iniciativas

Audição PúblicaLisboa«Legislação da UE relativa a...

A semana em resumo

Frases

“A crise que vivemos é de tal forma profunda que nunca vamos regressar ao ponto de...