Castelo de Paiva

Contra o fecho das Finanças

O Go­verno tem na forja uma ver­da­deira vaga de en­cer­ra­mentos de re­par­ti­ções de fi­nanças. Só no dis­trito de Vila Real pre­tende fe­char onze das ca­torze exis­tentes, em Coimbra oito, nove das doze em Bra­gança, e em Évora está des­ti­nada a mesma sorte para onze dos ca­torze ser­viços em fun­ci­o­na­mento.

Estes são al­guns exem­plos que ilus­tram o que o Go­verno pre­tende fazer, se­gundo a de­pu­tada co­mu­nista Paula Bap­tista que os trouxe a lume em re­cente de­bate a pro­pó­sito de uma pe­tição onde perto de seis mil ci­da­dãos so­li­ci­tavam a ma­nu­tenção do ser­viço local de fi­nanças de Cas­telo de Paiva.

So­li­dária com os pe­ti­ci­o­ná­rios e o ob­jecto da ini­ci­a­tiva, a par­la­mentar do PCP ex­pressou a mais viva re­jeição da sua ban­cada pe­rante o que con­si­derou ser «mais um golpe» contra os ser­viços pú­blicos des­fe­rido por um Go­verno apos­tado em re­duzir ser­viços de pro­xi­mi­dade como cen­tros de saúde, es­colas, re­par­ti­ções das fi­nanças ou tri­bu­nais.

Pondo em evi­dência o que está em causa com mais este fecho, caso se con­cre­tize, Paula Bap­tista su­bli­nhou que sig­ni­fica para as po­pu­la­ções de Cas­telo de Paiva «mais iso­la­mento, menos qua­li­dade de vida, mais de­sem­prego e des­lo­ca­ções mai­ores». E lem­brou que em muitos con­ce­lhos as po­pu­la­ções fi­carão entre 60 a 100 qui­ló­me­tros afas­tadas da re­par­tição de fi­nanças da sede de dis­trito.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Um crime para a região e o País

O de­pu­tado co­mu­nista João Ramos acusa o Go­verno de ser cúm­plice no pro­cesso de des­truição da Casa do Douro ao en­ve­redar por so­lu­ções que não re­solvem os graves pro­blemas exis­tentes.

 

Salvaguardar os postos de trabalho

Foi chumbado com os votos contra da maioria PSD/CDS-PP o projecto de lei do PCP que garantia a defesa dos postos de trabalho de quem esteja a desempenhar funções em serviços municipalizados ou empresas municipais que venham a ser alvo de processos de dissolução ou...

Cumpra-se a Constituição!

Foi recentemente apreciada pelos deputados uma petição da CGTP-IN em defesa das funções sociais do Estado. Com esta iniciativa que reuniu mais de 90 mil assinaturas os seus autores insurgem-se contra o que consideram ser uma política de acelerado enfraquecimento e...