Editorial

TEMPO DE LUTAR

Foram milhares, muitos milhares, os trabalhadores que, respondendo à convocação da CGTP-IN, se concentraram em...
Opinião
A talhe de foice

O modelo

Da querida e velha Florença, onde segundo o currículo oficial leccionou Direito no Instituto Universitário Europeu, o...
PCP

Defendamos os Baldios

Passaram esta semana 50 anos (27 de Maio de 1963) sobre o falecimento de Aquilino Ribeiro, «escritor que escreveu sempre com amor pelo povo, inconformado com a opressão, a tirania, o arbítrio impostos a Portugal pela ditadura fascista(1)»,autor de Quando os Lobos Uivam, obra que retrata a luta das populações em defesa dos seus baldios.

Actual

Relembrando

A final da Taça de Portugal do passado domingo – que terminou com a justa vitória do Vitória de Guimarães...
Actual

Má consciência

Há aqueles que por falso pudor ou falta de ocasião vão calando o que são até ao momento em que sentindo-se...
Actual

Notícias do monstro

Entre as consequências mediáticas da actual crise do capitalismo está o ressurgimento da curiosidade acerca da vida dos...
Crónica Internacional

O SPD alemão e nós

As celebrações do 150.º aniversário do Partido Social Democrata alemão (SPD), o mais antigo e influente...
Em Foco

«Não tenham medo do voto»

Muitos milhares de pessoas estiveram no sábado em Belém, a apoiar a exigência de demissão do Governo e convocação de eleições antecipadas. Responderam com fortes aplausos e gritaram «o povo unido jamais será vencido», quando Arménio Carlos desafiou aqueles que negam a existência de alternativas a não terem medo do voto popular.

Só até domingo!

Quem ainda não visitou a exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, patente na Sala do Risco do Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, ainda pode fazê-lo, mas só até domingo. E não se arrependerá.

Uma teoria e uma prática determinantes

Maio é por excelência o mês de falar dos trabalhadores e da sua luta. Uma luta secular por direitos fundamentais, por uma sociedade sem exploração nem opressão – a sociedade socialista. Uma luta que teve – e de certa forma tem ainda – em Álvaro Cunhal não só um defensor coerente e dedicado mas sobretudo um construtor: do seu Partido de classe, o Partido Comunista Português; dos difíceis caminhos a trilhar para a sua unidade e organização; de muitos combates, maiores e menores, mas sempre travados. Nestas páginas, recorrendo a várias obras de Álvaro Cunhal e a intervenções proferidas na sessão pública «Álvaro Cunhal, a organização e a luta dos trabalhadores», realizada no Porto no dia 4 de Maio, procuraremos destacar aspectos fundamentais do pensamento e da acção do histórico dirigente comunista acerca da organização e luta dos trabalhadores.

A célula de empresa

A orientação do trabalho partidário no sentido da classe operária foi outro dos contributos decisivos do...

Uma personalidade ímpar

«Acredito mais no homem ao olhar os desenhos de Álvaro Cunhal.» Esta foi uma das frases marcantes na sessão...
PCP

A Festa do Avante! já mexe

Ainda faltam mais de três meses para a abertura da 37.ª edição da Festa do Avante!, mas a sua preparação já começou, a começar pela venda militante da EP.

A caminho de sítio nenhum

O PCP acusa o Governo português de desprezar as imensas possibilidades que traria para o Norte do País uma ligação ferroviária Porto-Vigo moderna e com todas as valências.

Encontro com reformados

Jerónimo de Sousa participou, no dia 23,num encontro com reformados nas instalações da Comissão Unitária de...

Cumprir a Constituição

No âmbito da campanha nacional do PCP «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda», realizou-se...

Solidariedade

Uma delegação do PCP – composta por Vladimiro Vale, da Comissão Política, e José Gil, da...
Trabalhadores

Em greve pelos salários

Os trabalhadores do Contact Center da EDP, em Seia, trabalham para uma empresa que dá lucros milionários aos accionistas. Não aceitam receber apenas o salário mínimo, nem o roubo no valor das horas.

Fenprof rejeita «mínimos»

A Federação Nacional dos Professores considerou ilegal a exigência de serviços mínimos na greve de 17 de Junho e vai amanhã tomar decisões sobre os próximos passos da resposta à ofensiva do Governo.

Devolvam os feriados!

Decorre hoje, em todo o País, uma jornada de protesto e luta contra o roubo dos feriados e a...

Cofinca promete pagar

Ao fim de uma semana de greves parciais, pelo pagamento dos salários em atraso e por garantias quanto ao futuro da empresa, os...
Assembleia da República

Entre a “marretada” e a “punhalada”

Os reformados e pensionistas (a par dos trabalhadores) continuam a ser o alvo privilegiado dos ataques do Governo. Têm por isso razões de sobra para não dormir descansados.

Libertar o País do espartilho

O PCP reiterou a sua posição «contrária à moeda única», defendendo que o País deve prevenir a possibilidade de saída do euro, seja por opção própria ou por imposição alheia.

Sempre a atacar os mais pobres

O encargo com protecção social no nosso País fica abaixo da média europeia, apesar de os níveis de pobreza serem consideravelmente superiores.

A propaganda de Gaspar

Mais um acto de pura «propaganda», assim avalia o PCP a conferência de imprensa do ministro de Estado e das Finanças...

Não às portagens

Foi publicada no dia 13 em Diário da República a resolução da AR na qual se recomenda ao Governo o «fim das...

Difusão do cinema digital

Foram recentemente chumbadas pela maioria PSD/CDS-PP iniciativas legislativas pugnando pela difusão do cinema digital e...

Estabilização é urgente

Foi aprovado por unanimidade no passado dia 10 o texto apresentado pela comissão de Economia e Obras Públicas que resultou de...
Nacional

Um concelho com futuro

Na presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e de Afonso Luz, do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), a CDU apresentou, no dia 24, os seus candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Santiago do Cacém e o mandatário da campanha eleitoral.

Continuar a obra em Moura

Tendo em vista as próximas eleições autárquicas, a CDU organizou no domingo, em Moura, um almoço de...

«Estamos no caminho certo»

A CDU apresentou, sexta-feira, no Largo António dos Santos Jorge, os seus cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho de Alcochete.

Projecto de progresso

Luís Pargana anunciou, no dia 18, na Biblioteca Municipal, a equipa que o acompanha na lista da CDU à Câmara Municipal de Portalegre.

Novo ciclo em Évora

A CDU, no âmbito da sua candidatura à Câmara de Évora e aos órgãos autárquicos do concelho, está a contactar com diversas instituições e agentes das áreas económicas, culturais, desportivas e sociais, assim como com os trabalhadores do município.

Confiança na Amadora

Num ambiente de grande confiança, a CDU da Amadora apresentou, no dia 18 de Maio, os cabeças de lista à Câmara,...

Conselho Mundial da Paz reunido no Seixal

Entre amanhã e domingo têm lugar no Seixal três importantes iniciativas dedicadas à defesa da paz e da solidariedade entre os povos. Sábado à tarde o debate é aberto ao público.

Europa

Não à escravatura do capital

Milhares de trabalhadores gregos manifestaram-se, dia 23, em Atenas e em várias outras cidades do país em defesa do direito à contratação colectiva e a salários dignos.

A ira dos subúrbios

Os motins que abalaram os subúrbios de Estocolmo durante seis dias consecutivos estenderam-se no fim-de-semana a outras cidades da Suécia, desnudando a questão da desigualdade

Um escândalo europeu

Dois terços dos fundos ocultos em paraísos fiscais saíram ou estão relacionados com países da União...

Pobreza duplica na Itália

Cerca da 8,6 milhões de pessoas, 14 por cento da população, vivem em situação de pobreza na Itália,...
Internacional

Vitória da luta

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) e o governo colombiano concluíram com sucesso as conversações sobre o primeiro dos seis pontos das negociações de paz, que decorrem em Havana desde 19 de Novembro.

UE levanta embargo

A UE decidiu, dia 27, relaxar as restrições ao fornecimento de armas aos terroristas sírios, medida aprovada ao arrepio de conferências internacionais agendadas para a pacificação do território.

Revolução reforçada

Na tomada de posse para um novo mandato, ocorrida no final da semana passada, Rafael Correa reafirmou que os objectivos são o combate...

Prossegue a barbárie

Um vídeo difundido na Internet mostra alegados mercenários a torturarem civis sequestrados na Líbia. Segundo...
Argumentos
TVisto

Um modo de dizer

Uma breve frase, se é que chega a ser tanto, tem sido ouvida repetidamente na televisão de há uns tempos para cá....
Aconteceu

Dívida pública aumenta 3,7%

A dívida pública portuguesa subiu para os 127,3 por cento do Produto Interno Bruto, no final do primeiro trimestre deste ano,...

Saramago cunhado em moeda

A Casa da Moeda (INCM) apresentou, dia 22, na Casa dos Bicos, em Lisboa, a emissão especial de moedas em ouro e prata dedicada ao...

«Gambozinos» vence em Cannes

O filme «Gambozinos», do realizador português João Nicolau, ganhou, dia 24, o prémio da melhor curta-metragem...

V. Guimarães conquista a Taça

O Vitória de Guimarães conquistou pela primeira vez a Taça de Portugal, ao derrotar o Benfica por 2-1 na final da prova,...

Faleceu Georges Moustaki

O cantor francês, Georges Moustaki, um dos mais reconhecidos nomes da «chanson française», faleceu dia 23, aos 79...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sexta-feira, 31  ...

A semana em resumo

Frases

“Offshores mundiais escondem 14 biliões de euros.” (Título do...