CDU tem um projecto para Alcochete

«Estamos no caminho certo»

A CDU apre­sentou, sexta-feira, no Largo An­tónio dos Santos Jorge, os seus ca­beças de lista aos ór­gãos au­tár­quicos do con­celho de Al­co­chete.

Con­ti­nuar a de­sen­volver o con­celho de forma sus­ten­tada

Image 13292

Nesta ini­ci­a­tiva – que contou com a pre­sença, entre ou­tros, de Vasco Pa­leta, do Exe­cu­tivo da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal e res­pon­sável pela Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Al­co­chete do PCP, de Jo­a­quim Cor­reia, do Con­selho Na­ci­onal do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes», e de Jorge Cor­deiro, da Co­missão Po­lí­tica do Co­mité Cen­tral do PCP – a CDU re­novou a sua total con­fi­ança nos ac­tuais pre­si­dentes da Câ­mara e da As­sem­bleia Mu­ni­cipal, Luís Mi­guel Franco e Mi­guel Bo­eiro, das juntas de fre­guesia de Al­co­chete, Es­têvão Boi­eiro, e do Sa­mouco, An­tónio Al­meirim, e apostou forte em Luís Ma­deira, para a Junta de São Fran­cisco.

Na apre­sen­tação, Luís Mi­guel Franco co­meçou por re­cordar como a CDU de­sen­volveu o tra­balho ao longo deste pe­ríodo, em que con­di­ções e al­guns dos re­sul­tados al­can­çados.

«As Leis do Or­ça­mento do Es­tado, apro­vadas ao longo destes anos, evi­den­ci­aram uma von­tade po­lí­tica de re­duzir o dé­fice pú­blico à custa da des­truição de postos de tra­balho, da re­dução de sa­lá­rios e di­reitos dos tra­ba­lha­dores, da des­truição das fun­ções so­ciais, da re­dução do in­ves­ti­mento pú­blico, trans­fe­rindo a res­pon­sa­bi­li­dade desse dé­fice para as au­tar­quias, com novas re­du­ções das trans­fe­rên­cias do Es­tado», acusou o can­di­dato, in­for­mando que só no mu­ni­cípio de Al­co­chete «essa re­dução passou de cerca de três mi­lhões e 200 mil euros para cerca de dois mi­lhões e 700 mil euros, ou seja, um corte de cerca de 500 mil euros por ano, acres­cido de uma quebra ge­ne­ra­li­zada de re­ceitas que, nal­guns casos, ul­tra­passou os 50 por cento».

No que diz res­peito ao in­ves­ti­mento da Ad­mi­nis­tração Cen­tral no con­celho de Al­co­chete, acres­centou, «ve­ri­ficou-se uma con­tínua re­dução das fun­ções so­ciais do Es­tado, com re­flexo no fun­ci­o­na­mento dos ser­viços a prestar às po­pu­la­ções, ao nível do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde, na li­mi­tação do di­reito ao en­sino e na re­dução da acção so­cial es­colar».

No en­tanto, apesar de todas as li­mi­ta­ções im­postas, a CDU, neste man­dato, su­bli­nhou Luís Mi­guel Franco, man­teve como vá­lida a «es­tra­tégia global» de «con­ti­nuar a de­sen­volver o con­celho de forma sus­ten­tada, tendo em con­si­de­ração a me­lhoria da qua­li­dade de vida das nossas po­pu­la­ções e con­tri­buindo para a trans­for­mação de Al­co­chete num con­celho com fu­turo». «Po­demos afirmar que o ba­lanço é po­si­tivo e de que es­tamos no ca­minho certo, e assim que­remos con­ti­nuar», acres­centou.

Va­lo­rizar o con­celho

Luís Mi­guel Franco teceu ainda al­gumas con­si­de­ra­ções sobre a equipa de can­di­datos, ainda não com­pleta, que ali foi apre­sen­tada.

«Po­demos afirmar, sem falsas hu­mil­dades, que estes ca­ma­radas e amigos são a ex­pressão e o rosto de um pro­jecto po­lí­tico co­e­rente que, com a con­tri­buição e a par­ti­ci­pação de ou­tros eleitos, tra­ba­lha­dores das au­tar­quias e po­pu­lação em geral, con­ti­nuará a pros­se­guir o ob­jec­tivo de gerir em função do bem-estar de quem aqui vive e tra­balha», frisou o ca­beça de lista da CDU à Câ­mara Mu­ni­cipal, pro­me­tendo «con­ti­nuar a va­lo­rizar o con­celho de Al­co­chete, no País e no mundo».

Para que tal acon­teça, será ne­ces­sário con­cre­tizar uma ver­da­deira «Agenda Es­tra­té­gica para o De­sen­vol­vi­mento Sus­ten­tável do Mu­ni­cípio de Al­co­chete», es­ti­mular a «di­nâ­mica de ne­gó­cios do te­cido em­pre­sa­rial e co­mer­cial do con­celho», con­ti­nuar o «Pro­grama de Re­ge­ne­ração Ur­bana de Al­co­chete», pro­mover o «pa­tri­mónio na­tural, pai­sa­gís­tico e am­bi­ental do con­celho» e im­ple­mentar um «Pro­grama de Re­qua­li­fi­cação e Mo­der­ni­zação da Rede de Equi­pa­mentos de Base So­cial».



Mais artigos de: Nacional

Um concelho com futuro

Na pre­sença de Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP, e de Afonso Luz, do Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» (PEV), a CDU apre­sentou, no dia 24, os seus can­di­datos aos ór­gãos au­tár­quicos do con­celho de San­tiago do Cacém e o man­da­tário da cam­panha elei­toral.

Continuar a obra em Moura

Tendo em vista as próximas eleições autárquicas, a CDU organizou no domingo, em Moura, um almoço de apresentação pública do seu candidato à presidência da Assembleia Municipal de Moura. Trata-se de José Maria Pós-de-Mina, de 54 anos,...

Projecto de progresso

Luís Par­gana anun­ciou, no dia 18, na Bi­bli­o­teca Mu­ni­cipal, a equipa que o acom­panha na lista da CDU à Câ­mara Mu­ni­cipal de Por­ta­legre.

Novo ciclo em Évora

A CDU, no âm­bito da sua can­di­da­tura à Câ­mara de Évora e aos ór­gãos au­tár­quicos do con­celho, está a con­tactar com di­versas ins­ti­tui­ções e agentes das áreas eco­nó­micas, cul­tu­rais, des­por­tivas e so­ciais, assim como com os tra­ba­lha­dores do mu­ni­cípio.

Confiança na Amadora

Num ambiente de grande confiança, a CDU da Amadora apresentou, no dia 18 de Maio, os cabeças de lista à Câmara, Francisco Santos, e à Assembleia Municipal, Carlos Almeida, bem como o mandatário da candidatura, António João Carixas. Nas suas...

Conselho Mundial da Paz reunido no Seixal

Entre amanhã e do­mingo têm lugar no Seixal três im­por­tantes ini­ci­a­tivas de­di­cadas à de­fesa da paz e da so­li­da­ri­e­dade entre os povos. Sá­bado à tarde o de­bate é aberto ao pú­blico.

Reforçar os serviços públicos

João Ferreira e António Carichas, candidatos à presidência da Câmara de Lisboa e da Junta de Freguesia de Alcântara, respectivamente, contactaram, na sexta-feira, com os trabalhadores do Posto de Limpeza Urbana da Rua 1.º de Maio, em Alcântara, instalado...

Bolseiros protestam em Coimbra

Cerca de 100 bolseiros de investigação científica, dos diferentes centros e laboratórios de Coimbra, concentraram-se, no dia 22, na Praça Dom Dinis, num protesto contra as medidas desenvolvidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia...

Cordão humano em Odivelas

O Núcleo de Odivelas da Associação Água Pública vai promover, amanhã, às 18 horas, um cordão humano contra a privatização da água em Odivelas. Esta iniciativa, que terá início junto ao Metro de Odivelas e culminará nos...

Palmela condecora «Água é de Todos»

A Câmara de Palmela vai atribuir, sábado, às 11 horas, no Cine-Teatro São João, a Medalha Municipal de Mérito – Grão Ouro, à Campanha «Água é de Todos», pela sua contribuição para a promoção da...