A talhe de foice
O modelo
PCP
Defendamos os Baldios
Passaram esta semana 50 anos (27 de Maio de 1963) sobre o falecimento de Aquilino Ribeiro, «escritor que escreveu sempre com amor pelo povo, inconformado com a opressão, a tirania, o arbítrio impostos a Portugal pela ditadura fascista(1)»,autor de Quando os Lobos Uivam, obra que retrata a luta das populações em defesa dos seus baldios.
Actual
Relembrando
Actual
Má consciência
Actual
Notícias do monstro
Crónica Internacional
O SPD alemão e nós
«Não tenham medo do voto»
Muitos milhares de pessoas estiveram no sábado em Belém, a apoiar a exigência de demissão do Governo e convocação de eleições antecipadas. Responderam com fortes aplausos e gritaram «o povo unido jamais será vencido», quando Arménio Carlos desafiou aqueles que negam a existência de alternativas a não terem medo do voto popular.
Só até domingo!
Quem ainda não visitou a exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, patente na Sala do Risco do Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, ainda pode fazê-lo, mas só até domingo. E não se arrependerá.
Álvaro Cunhal, o Partido e os sindicatos
Uma teoria e uma prática determinantes
Maio é por excelência o mês de falar dos trabalhadores e da sua luta. Uma luta secular por direitos fundamentais, por uma sociedade sem exploração nem opressão – a sociedade socialista. Uma luta que teve – e de certa forma tem ainda – em Álvaro Cunhal não só um defensor coerente e dedicado mas sobretudo um construtor: do seu Partido de classe, o Partido Comunista Português; dos difíceis caminhos a trilhar para a sua unidade e organização; de muitos combates, maiores e menores, mas sempre travados. Nestas páginas, recorrendo a várias obras de Álvaro Cunhal e a intervenções proferidas na sessão pública «Álvaro Cunhal, a organização e a luta dos trabalhadores», realizada no Porto no dia 4 de Maio, procuraremos destacar aspectos fundamentais do pensamento e da acção do histórico dirigente comunista acerca da organização e luta dos trabalhadores.
A célula de empresa
A génese do sindicalismo unitário
Uma personalidade ímpar
Desfile do PCP
A Festa do Avante! já mexe
Ainda faltam mais de três meses para a abertura da 37.ª edição da Festa do Avante!, mas a sua preparação já começou, a começar pela venda militante da EP.
A caminho de sítio nenhum
O PCP acusa o Governo português de desprezar as imensas possibilidades que traria para o Norte do País uma ligação ferroviária Porto-Vigo moderna e com todas as valências.
Silenciamento e deturpação
Encontro com reformados
Cumprir a Constituição
Defender as funções sociais do Estado
Solidariedade
A Constituição, roteiro para a utopia
Em greve pelos salários
Fenprof rejeita «mínimos»
A Federação Nacional dos Professores considerou ilegal a exigência de serviços mínimos na greve de 17 de Junho e vai amanhã tomar decisões sobre os próximos passos da resposta à ofensiva do Governo.
Devolvam os feriados!
Cofinca promete pagar
O vrummmmm das fábricas<br>que não existe
Entre a “marretada” e a “punhalada”
Os reformados e pensionistas (a par dos trabalhadores) continuam a ser o alvo privilegiado dos ataques do Governo. Têm por isso razões de sobra para não dormir descansados.
Libertar o País do espartilho
O PCP reiterou a sua posição «contrária à moeda única», defendendo que o País deve prevenir a possibilidade de saída do euro, seja por opção própria ou por imposição alheia.
Sempre a atacar os mais pobres
O encargo com protecção social no nosso País fica abaixo da média europeia, apesar de os níveis de pobreza serem consideravelmente superiores.
A propaganda de Gaspar
Não às portagens
Reembolso de PPR no crédito à habitação
Reposição do subsídio de férias
Difusão do cinema digital
Estabilização é urgente
Um concelho com futuro
Na presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e de Afonso Luz, do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), a CDU apresentou, no dia 24, os seus candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Santiago do Cacém e o mandatário da campanha eleitoral.
Continuar a obra em Moura
«Estamos no caminho certo»
A CDU apresentou, sexta-feira, no Largo António dos Santos Jorge, os seus cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho de Alcochete.
Projecto de progresso
Luís Pargana anunciou, no dia 18, na Biblioteca Municipal, a equipa que o acompanha na lista da CDU à Câmara Municipal de Portalegre.
Novo ciclo em Évora
A CDU, no âmbito da sua candidatura à Câmara de Évora e aos órgãos autárquicos do concelho, está a contactar com diversas instituições e agentes das áreas económicas, culturais, desportivas e sociais, assim como com os trabalhadores do município.
Confiança na Amadora
Conselho Mundial da Paz reunido no Seixal
Entre amanhã e domingo têm lugar no Seixal três importantes iniciativas dedicadas à defesa da paz e da solidariedade entre os povos. Sábado à tarde o debate é aberto ao público.
Reforçar os serviços públicos
Bolseiros protestam em Coimbra
Cordão humano em Odivelas
Palmela condecora «Água é de Todos»
Não à escravatura do capital
Milhares de trabalhadores gregos manifestaram-se, dia 23, em Atenas e em várias outras cidades do país em defesa do direito à contratação colectiva e a salários dignos.
A ira dos subúrbios
Os motins que abalaram os subúrbios de Estocolmo durante seis dias consecutivos estenderam-se no fim-de-semana a outras cidades da Suécia, desnudando a questão da desigualdade.
Um escândalo europeu
Pobreza duplica na Itália
Sobre os partidos políticos europeus
Vitória da luta
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) e o governo colombiano concluíram com sucesso as conversações sobre o primeiro dos seis pontos das negociações de paz, que decorrem em Havana desde 19 de Novembro.
UE levanta embargo
A UE decidiu, dia 27, relaxar as restrições ao fornecimento de armas aos terroristas sírios, medida aprovada ao arrepio de conferências internacionais agendadas para a pacificação do território.