Editorial
Opinião
Actual

A cigarra e a formiga

A célebre fábula contada por La Fontaine foi esta semana usada pelo ministro da Administração Interna para...
Actual

De Havana a Madrid

Cuba está em eleições. Convocado dia 3 de Setembro pelo Conselho de Estado, o processo eleitoral terminará no...
Actual

No limite

Por mais que pensemos que há um limite para a mentira, a hipocrisia, a falta de respeito com que os governantes e os seus porta-vozes...
Crónica Internacional

Pacífico encrespado

Sinais inquietantes continuam a chegar da região que a estratégia de hegemonia dos EUA apelida de Ásia-Pacífico. O...
PCP

Combates do presente e do futuro

As organizações e militantes do Partido são chamados a uma nova fase do trabalho preparatório do XIX Congresso, decorrente da aprovação pelo Comité Central, no passado fim-de-semana, do Projecto de alterações ao Programa do PCP e do Projecto de Teses/Resolução Política. A aprovação destes documentos pelo Comité Central foi precedida de um intenso, demorado e descentralizado processo de debate que envolveu milhares de membros do Partido e muitas centenas de amigos e simpatizantes.

A talhe de foice

O nó górdio

O Governo Passista foi literalmente despejado pelas largas centenas de milhares de manifestantes que inundaram de protestos a terra...
Em Foco

Um projecto libertador<br> que se constrói na luta de todos os dias

Image 11536

Com a aprovação do projecto de alterações ao Programa do Partido e do projecto de Teses/Resolução Política, que serão agora colocados à discussão na organização partidária, o Comité Central, reunido no fim-de-semana, lançou a derradeira fase de preparação do XIX Congresso. Um Congresso que, como sublinhou Jerónimo de Sousa, «aponta um caminho capaz de preencher a esperança de milhões de portugueses a uma vida melhor».

Rejeitar o pacto de agressão,<br><font size=-0,5> pôr fim à política de direita e ao Governo que a executa</font>

O Comité Central do Partido Comunista Português, reunido a 22 e 23 de Setembro de 2012, aprovou o Projecto de Alterações ao Programa do PCP e as Teses – Projecto de Resolução Política a submeter à apreciação do colectivo partidário no quadro da preparação do XIX Congresso do PCP. O Comité Central do PCP procedeu ainda à análise da evolução da situação política, económica e social, das consequências para as condições de vida dos trabalhadores e do povo decorrentes do pacto de agressão; avaliou o desenvolvimento da luta de massas, sublinhou a importância da manifestação convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 29 e definiu o conjunto das principais tarefas do Partido com vista à dinamização da sua iniciativa política e do reforço da sua organização.

PCP

Pôr fim ao desastre!

O PCP lançou, no dia 20, uma acção nacional de esclarecimento intitulada Roubo, Exploração, Desemprego, Injustiças – Pôr fim ao desastre!, que se prolonga nos próximos meses.

Travar o roubo que continua

Os dados da execução orçamental recentemente divulgados provam, para o PCP, que o empobrecimento que está a ser imposto ao País serve apenas para transferir milhões para o grande capital.

Convergência e luta

Delegações do PCP e da CGTP-IN estiveram reunidas, no dia 20, na sede nacional do Partido, para...

Valorizar a escola pública

Denunciando a «forte instabilidade na abertura do ano lectivo», o PCP está a distribuir junto às escolas um...

Tribuna do Congresso

Tal como foi decidido pelo Comité Central na sua reunião de Fevereiro, será aberto um espaço nas páginas do...
Trabalhadores

O capital deve pagar

Depois de recuar nas alterações da Taxa Social Única, o Governo prepara novas medidas com o mesmo objectivo. A CGTP-IN propôs alternativas e reafirmou o apelo à intensificação da luta, este sábado, no Terreiro do Paço.

Apelo reforçado para sábado

Numa altura em que se multiplicam as reuniões, plenários e contactos informais, para que mais trabalhadores participem na manifestação no Terreiro do Paço, a CGTP-IN veio repor a verdade acerca dos cortes nos subsídios.

Portugal sem portos

A alteração do regime laboral do sector marítimo-portuário, desencadeada pelo Governo com apoio de patrões e estruturas da UGT, lançou o alarme e teve resposta firme dos trabalhadores, que levou à paralisação do sector.

Com luta é possível

Os trabalhadores do distrito de Setúbal não se têm resignado, perante a ofensiva dos governos e do capital, e conseguiram resultados que foram valorizados dia 21, no 9.º Congresso da União dos Sindicatos.

Sonoro protesto em Belém

Durante a tarde e a noite de sexta-feira, dia 21, vários milhares de pessoas manifestaram-se frente ao...

Cavaco apupado em Évora

O PR foi recebido em Évora, na sexta-feira, pelos protestos de cerca de 300 trabalhadores da Administração Pública...

Desemprego não pára

Nos concelhos industrializados do Vale do Sousa, o número de desempregados aumentou mais de 21 por cento desde o início do...
Assembleia da República

«Este Governo e esta política já pertencem ao passado»

Ao impôr ao povo e aos trabalhadores um «ciclo sem fim de medidas gravosas» em nome de um «amanhã que nunca chega», este Governo e esta política ficaram desacreditados perante os portugueses, encontrando-se, por isso, «fora de prazo», considerou Jerónimo de Sousa no debate quinzenal, ocorrido na sexta-feira, 21.

Luta e resistência

Dois dias antes do debate quinzenal com o primeiro-ministro, Bernardino Soares reafirmou que «já não há maneira de esconder ou disfarçar» a «contestação à política de direita e a este Governo», que «atinge elevadíssimos níveis e generaliza-se a toda a sociedade».

 

Nacional

Protesto em Aveiro

Centenas de agricultores desfilaram, sexta-feira, desde a Estação Ferroviária de Aveiro até à Feira Agrícola AGROVOUGA, em protesto contra as políticas agrícolas do actual e anteriores governos e em defesa do consumo dos produtos nacionais.

Vitória das populações

A coligação PSD/CDS na Câmara do Porto abandonou a intenção de privatização do estacionamento na via pública. Para os eleitos do PCP esta é uma vitória de todos os que protestaram contra esta malfeitoria.

Defender o sector ferroviário

Perante a possibilidade de encerramento das actuais oficinas da Empresa de Manutenção de Equipamentos Ferroviários...
Europa

Basta de sacrifícios

Os trabalhadores de todos os sectores de actividade da Grécia foram ontem chamados a participar na greve geral convocada por todas as centrais sindicais para repudiar o novo programa da troika e do governo.

Precipício da crise

A Fiat anunciou a suspensão do plano de investimentos de 20 mil milhões de euros até 2014. Para manter as fábricas em Itália, exige que o governo apoie as exportações.

Transportes param Espanha

O Metro e a Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT) voltam a parar amanhã, dia 28, e na segunda-feira, 1, em protesto contra a...

Irlanda não sai da crise

Depois de ter caído 0,7 por cento no primeiro trimestre, a economia irlandesa não deu sinais de recuperação no...

Escoceses pela independência

Cerca de cinco mil pessoas manifestaram-se, no sábado, 22, em Edimburgo, em defesa da independência da Escócia. A...
Internacional

Resposta massiva à política antipopular

A greve de há uma semana na Índia foi uma poderosa demonstração do repúdio dos trabalhadores e de outras camadas laboriosas às novas medidas antipopulares impostas pelo governo, considerou o Partido Comunista da Índia (marxista).

Impunidade condenada

A vice-Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU considerou inadmissível que os crimes israelitas cometidos na Palestina prossigam sem punição. A declaração foi feita dias depois de se assinalarem os 30 anos do massacre de Sabra e Chatila.

Temas

<i>«O capitalismo não é reformável»</i>

A frase que dá o título a este artigo faz parte do léxico dos comunistas. É repetida amiúde em intervenções do camarada Jerónimo de Sousa e de outros dirigentes do nosso Partido. O conceito de que «o capitalismo não é reformável» é todo ele um condensado ideológico com implicações políticas, económicas, sociais e culturais.

<i>Todos têm o direito de resistir (...) e de repelir pela força...</i>

No passado dia 19 de Julho o presidente do conselho de administração do BPI, Fernando Ulrich, banqueiro por conta de outrem e assíduo comentador político, deu uma entrevista na TVI24, na qual declarou que, se a Constituição permitiu a decisão do Tribunal Constitucional (TC) considerar ilegal o corte do subsídio de Natal e de férias aos funcionários públicos e aos reformados, então – disse ele –, «Teremos de discutir a revisão da Constituição».

Argumentos
TVisto

Cortar, e depois

Exagerando um pouco mas não muito, diria que são raros os dias em que não surge nos ecrãs dos nossos televisores...
Religiões

A doutrina e os actos

«O escândalo é grave quando dado por quem, por natureza ou em virtude da função que exerce, é obrigado...
Aconteceu

Área ardida duplicou

A área ardida este ano mais do que duplicou em relação ao mesmo período de 2011, tendo...

Casais no desemprego

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados foi, no final de Agosto de 2012, de 9438,...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro...

A semana em resumo

Frases

“Em apenas um ano a dívida pública subiu de 100% para 112%, e é certo...