Dar mais força à luta contra a exploração

O PCP apoia a luta dos tra­ba­lha­dores da Re­nault-Cacia e da Fun­frap contra as ten­ta­tivas das em­presas de aplicar abu­si­va­mente as normas do novo Có­digo do Tra­balho, pas­sando ile­gal­mente por cima dos con­tratos co­lec­tivos em vigor. Num co­mu­ni­cado da sua Co­missão Con­ce­lhia de Aveiro, o PCP va­lo­riza a res­posta pronta dos tra­ba­lha­dores da Fun­frap, que obrigou a em­presa a re­cuar, ainda que um recuo par­cial, com­pro­me­tendo-se a manter até Ou­tubro o pa­ga­mento das horas ex­tra­or­di­ná­rias pelo valor cons­tante no CCT.

Já na Re­nault-Cacia, e pe­rante a «in­tran­si­gência da em­presa, os tra­ba­lha­dores avan­çaram co­ra­jo­sa­mente para a greve às horas ex­tra­or­di­ná­rias, não sem antes en­tregar uma moção apro­vada em ple­nário à ad­mi­nis­tração». Os co­mu­nistas de Aveiro lem­bram que se há anos a esta parte o pa­ga­mento de horas ex­tra­or­di­ná­rias sempre foi feito de acordo com o Con­trato Co­lec­tivo (e tal não im­pediu a re­a­li­zação de mi­lhões de lu­cros anuais, bem como o re­co­nhe­ci­mento da em­presa como uma das mais pro­du­tivos do grupo), «só uma gula in­sa­ciável por mais lucro à custa de quem tra­balha pode ex­plicar esta ten­ta­tiva de ex­tor­quir ainda mais aos tra­ba­lha­dores».

As al­te­ra­ções ao Có­digo do Tra­balho, que entre ou­tras ma­té­rias pre­vêem a re­dução do valor do pa­ga­mento das horas ex­tra­or­di­ná­rias e do tra­balho pres­tado em dias fe­ri­ados, foram apro­vadas pelo PSD e pelo CDS, com a «pres­ti­mosa» abs­tenção do PS (que votou fa­vo­ra­vel­mente, na es­pe­ci­a­li­dade, muitas das suas normas mais gra­vosas), no quadro das im­po­si­ções da troika dos cre­dores. 



Mais artigos de: PCP

Pôr fim ao desastre!

O PCP lançou, no dia 20, uma acção na­ci­onal de es­cla­re­ci­mento in­ti­tu­lada Roubo, Ex­plo­ração, De­sem­prego, In­jus­tiças – Pôr fim ao de­sastre!, que se pro­longa nos pró­ximos meses.

Travar o roubo que continua

Os dados da exe­cução or­ça­mental re­cen­te­mente di­vul­gados provam, para o PCP, que o em­po­bre­ci­mento que está a ser im­posto ao País serve apenas para trans­ferir mi­lhões para o grande ca­pital.

Convergência e luta

Delegações do PCP e da CGTP-IN estiveram reunidas, no dia 20, na sede nacional do Partido, para analisar a situação actual do País e a resistência e luta dos trabalhadores e do povo. À saída, em declarações aos jornalistas,...

Valorizar a escola pública

Denunciando a «forte instabilidade na abertura do ano lectivo», o PCP está a distribuir junto às escolas um comunicado que traça o panorama que se vive na educação: escolas encerradas, milhares de professores despedidos, aumento do número de alunos por turma,...

Tribuna do Congresso

Tal como foi decidido pelo Comité Central na sua reunião de Fevereiro, será aberto um espaço nas páginas do Avante! para a discussão dos documentos do XIX Congresso do Partido, o projecto de alterações ao Programa do Partido e o projecto de...