Semana Nacional de Luta pela Cultura

Image 11561

Termina no domingo a descentralizada «Semana Nacional de Luta pela Cultura, Contra a Austeridade», convocada pelo Manifesto em Defesa da Cultura, que dá expressão ao sentimento generalizado de alarme e indignação pelo estado da Cultura e do País.

Esta iniciativa, que se iniciou no dia 24, como se explica numa nota de imprensa, tem como objectivo «denunciar a situação de catástrofe, social, cultural e civilizacional, que as políticas de austeridade do Governo e da troika estão a provocar», «afirmar na rua a exigência de mais investimento na cultura, da nossa meta imediata de um por cento do Orçamento do Estado» e «exigir o cumprimento da Constituição da República no que toca às garantias pelo Estado de um serviço público de cultura e do livre acesso à criação e fruição culturais».

Esta Semana de Luta acontece em várias regiões do País, nomeadamente nos distritos de Lisboa, de Setúbal, de Coimbra, de Beja e de Moura. Amanhã, em Lisboa, a partir das 18 horas, vários grupos de agitação vão partir do Cais do Sodré, do Largo das Belas Artes, da Baixa/Chiado, do Rossio, do Largo do Carmo e do Príncipe Real em direcção ao Largo de Camões, onde terá lugar uma intervenção política.

No distrito de Setúbal, para além da participação na Manifestação Nacional Convocada pela CGTP-IN, no dia 29, em Lisboa, terá lugar, no domingo, em Almada, às 15 horas, no Parque Urbano, um Encontro Distrital pela Cultura, com intervenções de José Barata Moura, Manuel Augusto Araújo, Pedro Penilo, Manuel Guerra, Daniel Ventura, Cláudia Dias. Seguir-se-á um espectáculo com os Gaiteiros Bardoada, Ana Taipas, Next, Jorge Patrício e Leónia.



Mais artigos de: Nacional

Protesto em Aveiro

Centenas de agricultores desfilaram, sexta-feira, desde a Estação Ferroviária de Aveiro até à Feira Agrícola AGROVOUGA, em protesto contra as políticas agrícolas do actual e anteriores governos e em defesa do consumo dos produtos nacionais.

Vitória das populações

A coligação PSD/CDS na Câmara do Porto abandonou a intenção de privatização do estacionamento na via pública. Para os eleitos do PCP esta é uma vitória de todos os que protestaram contra esta malfeitoria.

Defender o sector ferroviário

Perante a possibilidade de encerramento das actuais oficinas da Empresa de Manutenção de Equipamentos Ferroviários (EMEF) do Barreiro, as organizações dos trabalhadores do sector ferroviário promoveram, sábado, no Barreiro, uma Tribuna Pública, que contou com a...