Editorial

HIPOCRISIA CRIMINOSA

Enquanto na Líbia os aviões da NATO prosseguem os criminosos bombardeamentos sobre tudo e todos os que se opõem à...
Opinião
A talhe de foice

Este é o tempo

Os últimos dias foram férteis em acontecimentos inquietantes, susceptíveis de provocar em qualquer um de nós uma...
Actual

Eles roubam tudo...

Roubar é a sua profissão: eles roubam, roubam, roubam... Roubam todos os dias e a todas as horas; roubam nos dias...
PCP

O País não pode desaprender de produzir

1. Os Estaleiros Navais do Mondego (ENM), na Figueira da Foz, existem desde 1944 e desde então, até há poucos anos, a sua missão era construir barcos. Em 2007 foram comprados por um valor simbólico por um empresário espanhol à Fundação Bissaya Barreto, com o acordo de assumir o pagamento das dívidas (o que não aconteceu). Anos de políticas de desinvestimento e de desincentivo na produção nacional fizeram que estes estaleiros tenham vindo a definhar e a perder trabalhadores. Só durante este processo cerca de 250 trabalhadores terão sido dispensados, restando actualmente cerca de 60 trabalhadores. Com a sangria de trabalhadores sangram-se os estaleiros daquilo que é mais importante, a capacidade de construir navios.

Crónica Internacional

Os EUA e a crise capitalista

A perigosa instabilidade que de há muito caracteriza o quadro económico e financeiro do capitalismo conheceu nos últimos...
Em Foco

Atentado à dignidade na <i>Mundet</i>

Os ex-trabalhadores da Mundet, reunidos, dia 5, no refeitório das antigas instalações da corticeira, no Seixal, formaram uma comissão de luta para dar resposta ao ultraje de terem recebido compensações de miséria, por meses de salários e indemnizações em atraso, depois de uma espera de 23 anos.

PCP

Fazer frente à ofensiva

Jerónimo de Sousa participou, no sábado, em dois comícios no distrito do Porto – junto à praia, em Vila Nova de Gaia, e na tradicional Festa da Unidade em São Pedro da Cova. Duas expressivas afirmações públicas da necessidade de Fazer Frente! à ofensiva contra os direitos do povo português.

Solidariedade de classe

O PCP está solidário com a luta dos trabalhadores da Subercor e Vinocor em defesa dos seus salários e postos de trabalho. Comunistas admitem que favorecimento ao grupo Amorim pode estar por detrás da insolvência «obscura» destas empresas.

Voz de quem trabalha

Também por intermédio da sua acção parlamentar os comunistas intervêm sobre os problemas concretos dos...

Romper com a submissão à NATO

Sessenta e seis anos depois do lançamento pelos EUA das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki, o PCP considera que romper com a submissão à NATO seria a melhor contribuição que Portugal daria, hoje, à causa da paz.

Morreu João Falcato

Faleceu, no passado dia 31 de Julho, o camarada João Alves Teixeira Falcato, um dos mais ilustres e esclarecidos médicos da sua...

Chega de portagens!

O PCP está contra a introdução de portagens na CRIL e no IC19, hipótese adiantada pela Estradas de Portugal...

Indisfarçável cinismo

O PCP reagiu, no dia 5, ao chamado Programa de Emergência Social através de uma nota do seu Gabinete...
Trabalhadores

Despedir não cria emprego

O Governo apresenta fundamentos falsos e cínicos para a sua proposta de redução das compensações por cessação do contrato de trabalho – acusa a CGTP-IN, que amanhã promove uma acção em São Bento.

Foram-se as críticas

A nova equipa do Ministério da Educação e Ciência decidiu não evitar o despedimento de milhares de docentes contratados e deixar que milhares de professores do quadro fiquem com «horários zero», acusa a Fenprof.

Hipocrisia e paliativos

O Governo, o PSD e o CDS aumentam a pobreza de milhares de famílias, com graves medidas que tomaram ou apoiaram, e vêm agora «estender a mão» – protesta a CGTP-IN, a propósito do «Plano de Emergência Social».

<i>EMEF</i> não deve fechar

Reunidos, dia 3, em plenário, os trabalhadores da EMEF, na Figueira da Foz, repudiaram a decisão do Governo de encerrar as...
Assembleia da República

O corolário de uma traição

O Parlamento aprovou, em votação final global, com os votos favoráveis do PSD, CDS/PP e PS (PCP e restantes bancadas votaram contra), as alterações propostas pelo Governo à Lei-quadro das Privatizações.

Protecção e impunidade dos poderosos

O PCP acusou o Governo de prosseguir e agravar o «rumo de comprometimento do funcionamento da Justiça e dos tribunais», o que faz cair num ápice a imagem de alegado espírito reformador criada inicialmente à volta da titular da pasta da Justiça.

Tirar ao povo e dar à banca

Uma espécie de «pacotão para dar ainda mais dinheiro à banca e ao sistema financeiro», assim classifica o PCP o orçamento rectificativo debatido e aprovado com os votos favoráveis do PSD, CDS/PP e PS na passada semana.

PCP propõe novo modelo

O PCP defende um outro modelo de fiscalização das secretas e do regime do segredo de Estado. Os novos moldes passam pela...
Nacional

Mais reduções na Linha de Cascais

«Os Verdes» questionaram, na semana passada, o Governo sobre a redução de circulação de comboios e falhas de segurança na Linha de Cascais.

Extremamente injusto

Para a JCP, o Regime de Prescrições do Ensino Superior, que vai entrar em vigor no próximo ano na Universidade de Évora, é «extremamente injusto», uma vez que vai impedir os estudantes de prosseguir os estudos, não tendo em conta o que realmente os leva a não fazerem as disciplinas necessárias.

Programação alterada

O Teatro Municipal de Almada (TMA) anunciou, há dias, alterações na programação prevista para este ano, na...

Reabilitação urbana

A Câmara de Almada aprovou, recentemente, um protocolo a celebrar com o Instituto da Habitação e...

António Costa contra as freguesias de Lisboa

Aí temos, outra vez, o drama da extinção das freguesias na cidade. A tentativa de abater o que faz falta. Esvaziar a vida dos bairros (tão badalados por António Costa na preparação desta traição a Lisboa), matar a proximidade entre eleitos e eleitores, isolar ainda mais as pessoas nas suas casas e dificuldades.

Europa

Banca corta a eito

Depois do UBS suíço e do Bankia espanhol, os britânicos HSBC e Barclays anunciaram novos planos de despedimento. Desde Junho, oito grandes bancos já manifestaram a intenção de despedir 62 mil trabalhadores.

Itália sob tutela

O Banco Central Europeu (BCE) impôs um conjunto de condições ao governo de Silvio Berlusconi em troca da compra de...

Christofias forma novo governo

O presidente de Chipre, Demetris Christofias, formou um novo governo, constituído exclusivamente por militantes do partido, o AKEL, e...

A falsa ajuda

Televisões, rádios e jornais consomem minutos e papel a mostrar-nos os efeitos da fome na...
Internacional

Governo reprime

Milhares de estudantes de todos os graus de ensino do Chile voltaram, anteontem, às ruas de Santiago para exigirem uma educação pública, gratuita e de qualidade. O governo tornou a responder com violência.

PCP testemunha<br>empenho revolucionário

O 14.º Congresso do Partido Comunista da Venezuela (PCV), realizado em Caracas, de 3 a 7 de Agosto, culminou um amplo debate interno realizado num difícil período de resistência dos comunistas venezuelanos. O PCP fez-se representar por Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central.

300 mil em todo o país

Mais de um quarto de milhão de pessoas protestou em Telavive, e pelo menos outras 50 mil fizeram o mesmo em...

Terreno livre à barbárie

Em cerca de quatro de meses de guerra contra a Líbia, a NATO já bombardeou 1600 objectivos civis provocando um número de...
Temas

A guerra secreta em Portugal (II)

A rede Gládio, criada pela NATO e financiada pela CIA, dispôs de uma base eficaz em Portugal. O historiador suíço, Daniele Ganser, baseando-se em investigações feitas em Itália, explica a sua estreita colaboração com o fascismo português e com a sua polícia secreta – a PIDE.

Argumentos
TVisto

Tempo de impossíveis

Que o alegado fim da História estava longe de acontecer já nós tínhamos percebido, e aliás o próprio...
Pontos Cardeais

Yes, we can... <br>Nothing! (I)

«Independentemente do que dizem certas agências de notação financeira, o nosso país merece e sempre...
Festa do Avante!

Espaço da Ciência vai abrir<br> novas perspectivas

«Com a luta tudo se transforma» é o lema do Espaço da Ciência da Festa do Avante!, que –

Em entrevista ao Avante!, Augusto Flor, Anabela Silva, Alice Figueira, Lurdes Silva, Joana Dinis e Sílvia Silva, «equipa» onde reina a boa disposição e a vontade de fazer melhor, explicaram o que os milhares de visitantes poderão encontrar durante os três dias naquele espaço, junto ao Palco 1.º de Maio, que tem conquistado de ano para ano cada vez mais público, que ali tem a oportunidade de conhecer, questionar, experimentar e divertir-se, aprendendo.

Palco Novos Valores

A banda de Vila Franca de Xira, God Bless Jack, foi a vencedora da eliminatória distrital de Lisboa que,...

Compra já a tua EP

Encontra-se à venda, nos Centros de Trabalho do PCP, a Entrada Permanente para a Festa do Avante!,...
Aconteceu

Pobreza incendeia Londres

Os tumultos iniciados no fim-de-semana em vários bairros dos subúrbios de Londres alastraram, na...

Iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Segunda-feira, 15 de...

A semana em resumo

Frases

«Não é preciso ser economista para perceber que uma moeda forte é um...