Pobreza incendeia Londres
Os tumultos iniciados no fim-de-semana em vários bairros dos subúrbios de Londres alastraram, na madrugada de terça-feira, às cidades de Birmingham, Liverpool e Bristol.
As desordens eclodiram na sequência de uma manifestação, na noite de sábado, em protesto contra a morte de Mark Duggan, indivíduo de 29 anos abatido, dia 4, pela polícia de Tottenham. Para além da destruição de automóveis e um autocarro, vários edifícios foram incendiados e pilhadas lojas e caixas multibanco.
Habitado por um grande número de minorias étnicas, o bairro de Tottenham, no Norte de Londres, uma dos mais pobres do país, foi o detonador de uma série de confrontos, pilhagens e destruições que logo na noite de domingo alastraram a outros bairros da capital britânica.
Na terça-feira, depois de mais uma noite agitada, em que se registaram novas pilhagens e vários edifícios foram consumidos pelas chamas, a Scotland Yard anunciou a detenção de 334 pessoas desde o início dos distúrbios, nos quais 25 agentes ficaram feridos.