A talhe de foice
Pepinada
PCP
Persistir, esclarecer, mobilizar. Agora CDU!
Crónica Internacional
Pedrada no pântano
Actual
Mas quem será?
Actual
Os iguais e os diferentes
Actual
Uma certa esquerda: a das aspas!
Ganhar consciências para o voto e para a luta
Votar CDU sem hesitações
Dirigindo-se «aos que ainda estão indecisos, porque há muito se sentem enganados por anos e anos de promessas vãs, e vacilam em dar o seu voto temendo ser enganados de novo», Jerónimo de Sousa disse «que é hora de vencer hesitações» e votar «na força de esquerda que se tem batido na defesa das condições de vida dos trabalhadores e das populações», e se diferencia de todas as outras porque «jamais deixará de cumprir a sua palavra».
É preciso votar CDU
A seis dias das eleições legislativas, o Litoral Alentejano recebeu, com alegria e confiança num bom resultado eleitoral, a Campanha da CDU, que contou com a presença, entre muitos outros candidatos e activistas, de Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes e Heloísa Apolónia.
Virar uma página negra da história nacional
A população do distrito de Setúbal conhece a acção ímpar dos comunistas e dos seus aliados no poder local, tendo todas as razões para votar na CDU, defendeu Jerónimo de Sousa no comício de Setúbal realizado no dia 28.
O resultado da CDU está a ser construído
A CDU está a crescer, afirmou Jerónimo de Sousa no dia 26, em Lisboa, no final de uma jornada em que apelou à luta dos jovens e recebeu o apoio à Coligação de 650 trabalhadores dos transportes.
Mais de mil com a CDU em Alpiarça
Évora quer mais e melhor saúde
O Teatro Garcia de Resende recebeu, domingo, em Évora, «o maior comício desta campanha no distrito», confirmou o cabeça de lista, João Oliveira, garantindo que o voto na Coligação PCP-PEV «valerá para todas as lutas», depois de dia 5.
Dar voz ao Algarve
A uma semana do encerramento da campanha, a CDU foi até ao Algarve, onde as expectativas em relação ao futuro são cada vez maiores. Acompanhado por Paulo Sá, cabeça de lista pela região, Jerónimo de Sousa visitou, sexta-feira, o Mercado Municipal de Olhão e a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Vila Real de Santo António, e, à noite, participou num jantar-comício, em Faro, com mais de três centenas de pessoas.
Vencer preconceitos e afirmar a alternativa
Um grandioso comício na Feira encerrou o dia de campanha da CDU no distrito de Aveiro, jornada que permitiu «verificar que há gente que já venceu o preconceito» augurando o crescimento eleitoral da Coligação no próximo dia 5 de Junho.
Ruptura e mudança
A Juventude CDU realizou, no passado dia 23, uma iniciativa de contacto com a população das regiões de Setúbal e Lisboa, em torno dos problemas dos transportes.
Por uma sociedade mais justa
Combater injustiças
Contactos nas grandes superfícies
Solidariedade com os agricultores
Investir nos transportes públicos
Apostar na produção
Em defesa da liberdade de expressão
Contacto com estudantes e trabalhadores
Contactos no Seixal
Com a CDU!
Pelos direitos e por uma vida digna
O PCP reafirmou a sua solidariedade com os imigrantes africanos na luta em «defesa dos seus direitos, contra a intensificação da exploração, por uma vida digna».
<i>Torneio Agit</i> soma e segue
Associação de Bolseiros de Investigação Científica
Mantém-se greve na <i>CP</i>
O Governo e a administração queriam que a luta dos ferroviários fosse suspensa, mas não apontaram uma data para aplicar a solução acordada com os sindicatos a 21 de Abril.
A <i>troika</i> escondida
O memorando da troika estrangeira é o verdadeiro programa de governo, mas os partidos que o apoiam não falam da política que se comprometeram a aplicar - acusa a CGTP-IN, apelando ao voto coerente dos trabalhadores.
Efectivamente enfermeiros
Os jovens enfermeiros fazem falta nos hospitais e centros de saúde, mas sofrem anos e anos de precariedade de emprego, agora agravada pela subcontratação através do trabalho temporário.
Menos protecção com mais desemprego
De 15 ficam seis
Como se chega à insegurança rodoviária
Despedimento suspenso
Um objectivo estratégico
A CNA acusa o Governo de ter um discurso a favor do aumento da produção agro-alimentar mas de fazer na prática exactamente o contrário do que anuncia.
Despertar a consciência
Desafiando a proibição e resistindo à intervenção repressiva das autoridades, os jovens do movimento «15-M/Democracia Real, Já» decidiram continuar o acampamento na Porta do Sol, em Madrid, instalado há quase três semanas.
Revés para Berlusconi
Giuliano Pisapia, antigo deputado da Refundação Comunista, será o novo edil de Milão, após ter reforçado a vitória já obtida na primeira volta das eleições municipais italianas.
Malta diz sim ao divórcio
Greve afecta jornais na Alemanha
Função pública manifesta-se
Notas de campanha
Imperialismo semeia morte
Os bombardeamentos da NATO no Afeganistão contra alvos civis vitimaram nos últimos dias dezenas de mulheres, crianças e cidadãos inocentes.
NATO bombardeia com urânio empobrecido
A NATO lançou cerca de 3200 ataques com bombas de urânio empobrecido contra a população civil na Líbia, denunciou, este sábado, 28, o enviado especial do canal Telesur, Rolando Segura.
Milhares recebem Zelaya
Abertura de fronteira alivia bloqueio
Protestos reprimidos na Geórgia
Não-alinhados contra bloqueio
Lénine, a democracia e o Estado
Começarei por dizer que me seria muito menos difícil organizar esta intervenção sob o tema geral destas conversas, ou seja, Lénine e a democracia, do que sob o tema de hoje, A democracia liberta-se.
E isto por uma razão teórica bastante simples: porque para Lénine, como antes para Marx e Engels, o processo da emancipação humana segue um caminho que, a certo passo do seu texto sobre «O Estado e a Revolução», Lénine sintetiza da seguinte forma: «quanto mais completa for a democracia mais próximo está o momento em que se tornará desnecessária. Quanto mais democrático for o Estado, […] mais depressa começará a extinguir-se todo o Estado».