Combater a pobreza também no Porto

Por uma sociedade mais justa

Image 7695

No documento, informa-se que o «o distrito do Porto» sofre, de uma forma severa, «as consequências da política de direita levada a cabo por PS, PSD e CDS». «Fruto das suas opções, estes partidos políticos são responsáveis pelo agravamento das condições de vida da população e, consequentemente, são responsáveis pelo agravamento da pobreza», afirma-se no manifesto, onde se dá conta que, «dos cerca de 800 mil desempregados existentes no País, mais de 200 mil são do distrito do Porto. Mais de dois terços destes desempregados do distrito não tem qualquer apoio no desemprego.»

Os apoiantes da CDU acusam ainda os partidos da política de direita de promoverem «um verdadeiro ataque e roubo dos salários e das pensões dos portugueses» e de atacarem as prestações sociais, com cortes no Rendimento Social de Inserção, na acção escolar e, entre outros, no abono de família, que no Porto implicou que mais de 100 mil crianças perdessem esse apoio.

Para além de agravar a pobreza, o Governo PS, com o apoio do PSD e do CDS, atacou os instrumentos e serviços públicos que podem intervir sobre o grave problema que a pobreza representa. «De acordo com os dados recolhidos existiam, apenas na cidade do Porto, cerca de 600 pessoas a viver na rua e no distrito residem mais de um terço dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção do País. Face a este cenário, o Governo esvaziou os recursos humanos nos centros de emprego e nas equipas que acompanham os beneficiários do RSI com graves consequências nas respostas necessárias para combater a pobreza», salienta-se no manifesto.

Os subscritores do documento referem e afirmam ainda que «o verdadeiro caminho do combate à pobreza passa pela construção de uma sociedade mais justa e solidária, em que a riqueza criada no nosso País seja mais justamente distribuída e onde o Estado assuma as suas obrigações constitucionais».

Neste sentido, a CDU promete «melhorar os serviços de resposta a este problema, nomeadamente da Segurança Social», «uma política que promova a produção nacional e o combate ao desemprego», «promover o emprego com direitos, combater a precariedade e os falsos recibos verdes», «aprofundar as funções sociais do Estado», «alargar e melhorar a protecção no desemprego», «adoptar um Programa Nacional de Combate à precariedade e ao trabalho clandestino», «um aumento imediato do salário mínimo nacional para os 500 euros e a sua actualização para, pelo menos, 600 euros até 2013», «um aumento real do conjunto de pensões e reformas em, pelo menos, 25 euros para as de valor igual ou inferior ao salário mínimo nacional» e «repor o abono de família e, entre outras medidas, o pagamento a 100 por cento da remuneração nas licenças de maternidade e paternidade».

 

Cresce o desemprego no Porto

 

O coordenador da União de Sindicatos do Porto João Torres e a terceira candidata da CDU pelo distrito, Paula Baptista, participaram, dia 14, num debate em Oliveira do Douro sobre as condições de trabalho e as consequências nelas da intervenção do FMI e da União Europeia no nosso País.

Os presentes deram conta da sua preocupação com os elevados níveis de desemprego – no distrito Porto há 200 mil desempregados registados, dos quais 28 mil em Vila Nova de Gaia. O ataque ao poder de compra dos trabalhadores e dos reformados foi outra das questões a provocar cuidados.

Feita a análise, os participantes no debate adiantaram alternativas concretas para inverter esta situação: apostar na pesca, na agricultura e na reindustrialização de um país que perdeu, e continua a perder, parte significativa da sua indústria transformadora. A substituição das importações por produção nacional e o aumento do poder de compra dos trabalhadores e do povo, dinamizando assim o mercado interno, foram outras das propostas adiantadas.



Mais artigos de: Legislativas 2011

Votar CDU sem hesitações

Dirigindo-se «aos que ainda estão indecisos, porque há muito se sentem enganados por anos e anos de promessas vãs, e vacilam em dar o seu voto temendo ser enganados de novo», Jerónimo de Sousa disse «que é hora de vencer hesitações» e votar «na força de esquerda que se tem batido na defesa das condições de vida dos trabalhadores e das populações», e se diferencia de todas as outras porque «jamais deixará de cumprir a sua palavra».

É preciso votar CDU

A seis dias das eleições legislativas, o Litoral Alentejano recebeu, com alegria e confiança num bom resultado eleitoral, a Campanha da CDU, que contou com a presença, entre muitos outros candidatos e activistas, de Jerónimo de Sousa, Francisco Lopes e Heloísa Apolónia.

Virar uma página negra da história nacional

A população do distrito de Setúbal conhece a acção ímpar dos comunistas e dos seus aliados no poder local, tendo todas as razões para votar na CDU, defendeu Jerónimo de Sousa no comício de Setúbal realizado no dia 28.

O resultado da CDU está a ser construído

A CDU está a crescer, afirmou Jerónimo de Sousa no dia 26, em Lisboa, no final de uma jornada em que apelou à luta dos jovens e recebeu o apoio à Coligação de 650 trabalhadores dos transportes.

Mais de mil com a CDU em Alpiarça

Superando as expectativas da organização, o almoço-convívio de sábado, no «Águias de Alpiarça» reuniu mais de mil apoiantes e confirmou que a CDU, no distrito de Santarém, está em condições de...

Évora quer mais e melhor saúde

O Teatro Garcia de Resende recebeu, domingo, em Évora, «o maior comício desta campanha no distrito», confirmou o cabeça de lista, João Oliveira, garantindo que o voto na Coligação PCP-PEV «valerá para todas as lutas», depois de dia 5.

Dar voz ao Algarve

A uma semana do encerramento da campanha, a CDU foi até ao Algarve, onde as expectativas em relação ao futuro são cada vez maiores. Acompanhado por Paulo Sá, cabeça de lista pela região, Jerónimo de Sousa visitou, sexta-feira, o Mercado Municipal de Olhão e a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Vila Real de Santo António, e, à noite, participou num jantar-comício, em Faro, com mais de três centenas de pessoas.

Vencer preconceitos e afirmar a alternativa

Um grandioso comício na Feira encerrou o dia de campanha da CDU no distrito de Aveiro, jornada que permitiu «verificar que há gente que já venceu o preconceito» augurando o crescimento eleitoral da Coligação no próximo dia 5 de Junho.

Ruptura e mudança

A Juventude CDU realizou, no passado dia 23, uma iniciativa de contacto com a população das regiões de Setúbal e Lisboa, em torno dos problemas dos transportes.

Combater injustiças

Votar na CDU é dar mais força à luta contra as injustiças e as desigualdades que atingem com especial incidência os trabalhadores imigrantes. Foi esta a mensagem central da campanha da coligação PCP-PEV dirigida a esta camada da...

Contactos nas grandes superfícies

Activistas da CDU estiveram anteontem de manhã a contactar com os trabalhadores do Jumbo de Setúbal e do Continente do Seixal e do Montijo. No documento que servia de base para o contacto denunciava-se os lucros dos grupos económicos detentores dessas grandes superfícies comerciais (192...

Solidariedade com os agricultores

Os agricultores da Região Demarcada do Douro, nomeadamente do distrito de Vila Real e dos concelhos de Lamego e S. João da Pesqueira, do distrito de Viseu, foram duramente atingidos nas suas culturas pelas intempéries (trovoada, chuva intensa, ventos fortes e granizo) que se abateram, há...

Investir nos transportes públicos

Para a organização da CDU em Aveiro, «o desinvestimento sucessivo e brutal na ferrovia, a existência de uma rede de transportes públicos altamente deficitária, a introdução de portagens nas vias que servem os concelhos aveirenses»...

Apostar na produção

A exemplo do que se passa nos outros distritos, em Portalegre a CDU está a levar a cabo uma intensa campanha assente no contacto directo e na afirmação de propostas alternativas. No dia 29, os candidatos da coligação por esse círculo eleitoral...

Em defesa da liberdade de expressão

A CDU colocou, no dia 25, uma grande faixa junto às instalações da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) onde se lia Basta de Corrupção. Mas a mensagem não ficou ali, à vista de todos, mais do que uma hora, pois alguns funcionários da empresa, contando com a...

Contacto com estudantes e trabalhadores

Num dia dedicado às questões do ensino superior, Rita Rato esteve, a 24 de Maio, no distrito do Porto, onde participou numa acção de contacto com os estudantes da FEUP, que contou com a presença de Jorge Machado, candidato da CDU. De seguida, teve lugar um...

Contactos no Seixal

Dezenas de activistas da CDU participaram, no domingo, em mais uma acção de contacto com a população do concelho do Seixal distribuindo folhetos, estimulando conversas e apelando ao voto. Nesta acção marcaram presença o primeiro candidato da...

Com a CDU!

No próximo domingo, 5, é chegada a hora de votar na CDU. Essa será a opção lúcida e consciente dos muitos e muitos milhares de portugueses que depositando o seu voto na CDU sabem ter a garantia de que nunca ele será traído ou defraudado. E que sabem ser a CDU a...