Grande comício no Teatro Garcia de Resende

Évora quer mais e melhor saúde

Luís Gomes texto - Ana Ambrósio fotos

O Te­atro Garcia de Re­sende re­cebeu, do­mingo, em Évora, «o maior comício desta cam­panha no dis­trito», con­firmou o cabeça de lista, João Oli­veira, ga­ran­tindo que o voto na Co­ligação PCP-PEV «valerá para todas as lutas», de­pois de dia 5.

«Os pri­vados não são ne­nhuma or­ga­ni­zação fi­lan­tró­pica»

Image 7694

De­pois da ani­mação mu­sical, com Sa­muel Quedas, os apoi­antes es­cu­taram atenta e en­tu­si­as­ti­ca­mente as in­ter­ven­ções po­lí­ticas, prin­ci­pal­mente su­bor­di­nadas aos pro­blemas da saúde.

Je­ró­nimo de Sousa avisou que PS, PSD e CDS, em con­so­nância com a troika es­tran­geira, estão a «apro­veitar a maré da crise para au­mentar a ex­plo­ração la­boral e li­quidar di­reitos que nada têm a ver com a cha­mada re­cu­pe­ração fi­nan­ceira ou a di­mi­nuição do dé­fice pú­blico».

É «o ca­pi­ta­lismo a re­velar a sua ver­da­deira na­tu­reza, nunca se con­for­mando com as par­celas de do­mínio per­dido e onde qual­quer di­reito so­cial nunca é per­pétuo, en­quanto for este sis­tema a do­minar», ex­plicou.

Lem­brando o es­forço que PS, PSD e CDS têm feito para ten­tarem di­fe­ren­ciar-se, acusou-os de «di­zerem “pan­to­mi­nices”, como se diz no Alen­tejo». «Não querem que o povo co­nheça o con­teúdo, os ob­jec­tivos e o des­tino dos mi­lhões em­pres­tados».

De José Só­crates, re­velou a sua «dupla per­so­na­li­dade», por acusar o PSD e o CDS de pre­ten­derem pri­va­tizar ser­viços de saúde, quando, «nos úl­timos seis anos, en­cerrou de­zenas de ser­viços de pro­xi­mi­dade, e não fe­charam mais graças à luta das po­pu­la­ções, como em Vendas Novas».

Ao cri­ticar os «com­pro­missos as­su­midos entre a ADSE e vá­rios hos­pi­tais, «como os da Luz e dos Lu­síadas», bem como os «ar­rui­nantes ne­gó­cios» das par­ce­rias pú­blico-pri­vadas, su­bli­nhou que, como «os pri­vados que in­vestem no sector não são ne­nhuma or­ga­ni­zação fi­lan­tró­pica, têm o ob­jec­tivo do lucro e, como na saúde têm sempre cli­entes, aí estão eles a querer abo­ca­nhar».

Rei­vin­di­cando um SNS uni­versal, geral e gra­tuito, o Se­cre­tário-Geral do PCP alertou para o au­mento das taxas mo­de­ra­doras, os cortes nas com­par­ti­ci­pa­ções de me­di­ca­mentos e no trans­porte de do­entes e de idosos, me­didas pre­co­ni­zadas pelo trio PS, PSD e CDS e cons­tantes no acordo fir­mado com a troika es­tran­geira.

 

En­rai­zados no povo

 

Após a in­ter­venção do man­da­tário dis­trital, o mé­dico car­di­o­lo­gista, An­tónio Jara, João Oli­veira re­feriu que a CDU não tem «lu­xu­osos apa­ratos de pro­pa­ganda, nem con­tra­támos fi­gu­rantes de fora para pre­en­cher lu­gares dei­xados va­zios pelos alen­te­janos, mas já con­se­guimos fazer deste o maior co­mício até agora re­a­li­zado na cam­panha elei­toral, neste dis­trito», frisou, numa re­fe­rência a uma re­cente acção de cam­panha do PS, na Praça do Gi­raldo.

«Esta é a prova de que somos uma força po­lí­tica ver­da­dei­ra­mente en­rai­zada neste povo», con­si­derou, ar­ran­cando fortes aplausos.

Res­pon­sa­bi­li­zando o PS, o PSD e o CDS pela de­ser­ti­fi­cação da re­gião e o aban­dono da pro­dução, o can­di­dato acusou o Go­verno PS por «des­man­telar o Es­tado so­cial», nos úl­timos seis anos, es­tran­gu­lando fi­nan­cei­ra­mente a Uni­ver­si­dade de Évora, e adi­ando ou im­pe­dindo a cons­trução de lares e de cen­tros de dia, «em­pur­rando para o iso­la­mento e a po­breza muitos dos nossos idosos».

Igual­mente con­de­nado foi o adi­a­mento das verbas para a cons­trução do novo hos­pital. A este res­peito, a CDU exige que o fi­nan­ci­a­mento seja pú­blico ou co­mu­ni­tário, para evitar mais uma par­ceria pú­blico-pri­vada, ex­plicou.

O can­di­dato re­cordou as pro­postas da Co­li­gação PCP-PEV, de com­bate à pre­ca­ri­e­dade, de apoio aos micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios, de apro­vei­ta­mento agro-in­dus­trial do Al­queva, de in­ves­ti­mento pú­blico nos equi­pa­mentos so­ciais e ser­viços de saúde, e de re­vo­gação dos cortes no trans­porte de do­entes. Também con­denou o en­cer­ra­mento de mais 36 es­colas pri­mária, re­cla­mando a sua re­a­ber­tura.

 

En­cenações e ameaças

 

Sobre o «mar­ke­ting elei­toral» do PS, João Oli­veira acusou o se­cre­tário de Es­tado, Carlos Zor­rinho, por ter inau­gu­rado, «há uns meses, um call-center que se en­contra em fun­ci­o­na­mento há cinco anos».

Ainda mais grave foi o re­cente com­por­ta­mento, no dis­trito, de «um pre­si­dente de Câ­mara, eleito pelo PS, que chamou in­di­vi­du­al­mente mais de uma cen­tena de tra­ba­lha­dores pre­cá­rios para lhes dizer que agora te­riam que ir para casa sem tra­balho porque o prazo do seu con­trato ter­minou, mas que se o PS ga­nhasse as elei­ções, se­riam de novo cha­mados».



Mais artigos de: Legislativas 2011

Votar CDU sem hesitações

Di­ri­gindo-se «aos que ainda estão in­de­cisos, porque há muito se sentem en­ga­nados por anos e anos de pro­messas vãs, e va­cilam em dar o seu voto te­mendo ser en­ga­nados de novo», Je­ró­nimo de Sousa disse «que é hora de vencer he­si­ta­ções» e votar «na força de es­querda que se tem ba­tido na de­fesa das con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções», e se di­fe­rencia de todas as ou­tras porque «ja­mais dei­xará de cum­prir a sua pa­lavra».

É preciso votar CDU

A seis dias das elei­ções le­gis­la­tivas, o Li­toral Alen­te­jano re­cebeu, com ale­gria e con­fi­ança num bom re­sul­tado elei­toral, a Cam­panha da CDU, que contou com a pre­sença, entre muitos ou­tros can­di­datos e ac­ti­vistas, de Je­ró­nimo de Sousa, Fran­cisco Lopes e He­loísa Apo­lónia.

Virar uma página negra da história nacional

A po­pu­lação do dis­trito de Se­túbal co­nhece a acção ímpar dos co­mu­nistas e dos seus ali­ados no poder local, tendo todas as ra­zões para votar na CDU, de­fendeu Je­ró­nimo de Sousa no co­mício de Se­túbal re­a­li­zado no dia 28.

O resultado da CDU está a ser construído

A CDU está a crescer, afirmou Je­ró­nimo de Sousa no dia 26, em Lisboa, no final de uma jor­nada em que apelou à luta dos jo­vens e re­cebeu o apoio à Co­li­gação de 650 tra­ba­lha­dores dos trans­portes.

Mais de mil com a CDU em Alpiarça

Superando as expectativas da organização, o almoço-convívio de sábado, no «Águias de Alpiarça» reuniu mais de mil apoiantes e confirmou que a CDU, no distrito de Santarém, está em condições de...

Dar voz ao Algarve

A uma se­mana do en­cer­ra­mento da cam­panha, a CDU foi até ao Al­garve, onde as ex­pec­ta­tivas em re­lação ao fu­turo são cada vez mai­ores. Acom­pa­nhado por Paulo Sá, ca­beça de lista pela re­gião, Je­ró­nimo de Sousa vi­sitou, sexta-feira, o Mer­cado Mu­ni­cipal de Olhão e a As­so­ci­ação de Re­for­mados Pen­si­o­nistas e Idosos de Vila Real de Santo An­tónio, e, à noite, par­ti­cipou num jantar-co­mício, em Faro, com mais de três cen­tenas de pes­soas.

Vencer preconceitos e afirmar a alternativa

Um gran­dioso co­mício na Feira en­cerrou o dia de cam­panha da CDU no dis­trito de Aveiro, jor­nada que per­mitiu «ve­ri­ficar que há gente que já venceu o pre­con­ceito» au­gu­rando o cres­ci­mento elei­toral da Co­li­gação no pró­ximo dia 5 de Junho.

Ruptura e mudança

A Ju­ven­tude CDU re­a­lizou, no pas­sado dia 23, uma ini­ci­a­tiva de con­tacto com a po­pu­lação das re­giões de Se­túbal e Lisboa, em torno dos pro­blemas dos trans­portes.

Por uma sociedade mais justa

No documento, informa-se que o «o distrito do Porto» sofre, de uma forma severa, «as consequências da política de direita levada a cabo por PS, PSD e CDS». «Fruto das suas opções, estes partidos políticos são...

Combater injustiças

Votar na CDU é dar mais força à luta contra as injustiças e as desigualdades que atingem com especial incidência os trabalhadores imigrantes. Foi esta a mensagem central da campanha da coligação PCP-PEV dirigida a esta camada da...

Contactos nas grandes superfícies

Activistas da CDU estiveram anteontem de manhã a contactar com os trabalhadores do Jumbo de Setúbal e do Continente do Seixal e do Montijo. No documento que servia de base para o contacto denunciava-se os lucros dos grupos económicos detentores dessas grandes superfícies comerciais (192...

Solidariedade com os agricultores

Os agricultores da Região Demarcada do Douro, nomeadamente do distrito de Vila Real e dos concelhos de Lamego e S. João da Pesqueira, do distrito de Viseu, foram duramente atingidos nas suas culturas pelas intempéries (trovoada, chuva intensa, ventos fortes e granizo) que se abateram, há...

Investir nos transportes públicos

Para a organização da CDU em Aveiro, «o desinvestimento sucessivo e brutal na ferrovia, a existência de uma rede de transportes públicos altamente deficitária, a introdução de portagens nas vias que servem os concelhos aveirenses»...

Apostar na produção

A exemplo do que se passa nos outros distritos, em Portalegre a CDU está a levar a cabo uma intensa campanha assente no contacto directo e na afirmação de propostas alternativas. No dia 29, os candidatos da coligação por esse círculo eleitoral...

Em defesa da liberdade de expressão

A CDU colocou, no dia 25, uma grande faixa junto às instalações da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) onde se lia Basta de Corrupção. Mas a mensagem não ficou ali, à vista de todos, mais do que uma hora, pois alguns funcionários da empresa, contando com a...

Contacto com estudantes e trabalhadores

Num dia dedicado às questões do ensino superior, Rita Rato esteve, a 24 de Maio, no distrito do Porto, onde participou numa acção de contacto com os estudantes da FEUP, que contou com a presença de Jorge Machado, candidato da CDU. De seguida, teve lugar um...

Contactos no Seixal

Dezenas de activistas da CDU participaram, no domingo, em mais uma acção de contacto com a população do concelho do Seixal distribuindo folhetos, estimulando conversas e apelando ao voto. Nesta acção marcaram presença o primeiro candidato da...

Com a CDU!

No próximo domingo, 5, é chegada a hora de votar na CDU. Essa será a opção lúcida e consciente dos muitos e muitos milhares de portugueses que depositando o seu voto na CDU sabem ter a garantia de que nunca ele será traído ou defraudado. E que sabem ser a CDU a...