Faixa de Gaza

Abertura de fronteira alivia bloqueio

Cen­tenas de pa­les­ti­ni­anos atra­ves­saram, sá­bado, 28, a fron­teira entre a Faixa de Gaza e o Egipto. Pela pri­meira vez em quatro anos, abriu-se uma nesga no férreo cerco is­ra­e­lita, per­mi­tindo a as­sis­tência mé­dica aos re­si­dentes do em­po­bre­cido ter­ri­tório.

A re­a­ber­tura de Rafah é uma das pri­meiras mu­danças pal­pá­veis na po­lí­tica in­terna egípcia, e em­bora se man­te­nham as res­tri­ções à cir­cu­lação dos ho­mens adultos entre os 18 e os 40 anos, si­na­liza uma al­te­ração das prá­ticas das au­to­ri­dades do Cairo para com os pa­les­ti­ni­anos.

No dia an­te­rior ao res­ta­be­le­ci­mento da pas­sagem de Rafah, vinte per­so­na­li­dades is­ra­e­litas pe­diram a vá­rios países eu­ro­peus que re­co­nheçam o Es­tado Pa­les­ti­niano. A questão será le­vada à As­sem­bleia das Na­ções Unidas no pró­ximo mês de Se­tembro, e os sig­na­tá­rios da pe­tição frisam que a pro­cla­mação da in­de­pen­dência é «um acto le­gí­timo, po­si­tivo e cons­tru­tivo para ambas as na­ções».

Entre as per­so­na­li­dades is­ra­e­litas que dão a cara pela au­to­de­ter­mi­nação dos pa­les­ti­ni­anos estão o ex-pro­cu­rador-geral, Mi­chael Yair, o an­tigo di­rector do Mi­nis­tério dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros, Alon Liel, o pre­té­rito pre­si­dente do Par­la­mento, Avraham Burg, e o Nobel da Eco­nomia Da­niel Kah­neman.

 



Mais artigos de: Internacional

Imperialismo semeia morte

Os bom­bar­de­a­mentos da NATO no Afe­ga­nistão contra alvos civis vi­ti­maram nos úl­timos dias de­zenas de mu­lheres, cri­anças e ci­da­dãos ino­centes.

NATO bombardeia com urânio empobrecido

A NATO lançou cerca de 3200 ata­ques com bombas de urânio em­po­bre­cido contra a po­pu­lação civil na Líbia, de­nun­ciou, este sá­bado, 28, o en­viado es­pe­cial do canal Te­lesur, Ro­lando Se­gura.

Milhares recebem Zelaya

Milhares de pessoas receberam o ex-presidente das Honduras, Manuel Zelaya, que este sábado, 28, regressou a Tegucigalpa, após 16 meses de exílio na República Dominicana. O regresso de Zelaya – afastado do poder por um golpe militar a 28 de Junho de 2009, apadrinhado pelos EUA, pouco...

Protestos reprimidos na Geórgia

Milhares de georgianos voltaram a manifestar-se, dia 28, na capital, Tiblissi, contra a violência e pela demissão do presidente do país. Dois dias antes, a polícia havia reprimido com extrema violência os que protestavam contra Mikhail Saakachvili e exigiam eleições...

Não-alinhados contra bloqueio

O Movimento de Países Não-Alinhados voltou a exigir aos EUA que ponham fim ao bloqueio económico, comercial e financeiro contra Cuba. Desde 1962, o país já sofreu prejuízos superiores a 750 mil milhões de dólares. Reunido em Bali, na Indonésia, o grupo...