Trabalho de Benite reconhecido
Joaquim Benite, encenador e director do Teatro Municipal de Almada e do Festival de Almada, foi agraciado com a Medalha de Mérito Distrital de Setúbal.
Na cerimónia de entrega do prémio realizada no dia 16, o governador civil Manuel Malheiros, aludindo à figura e obra do homenageado, realçou o seu trabalho no campo da Cultura na cidade de Almada, «um trabalho que tem influenciado todo o distrito, e o País, que projectou o distrito de Setúbal no palco internacional».
Joaquim Benite agradeceu a homenagem com emoção, porque, referiu, «nada nos recompensa tanto como o reconhecimento da região em que trabalhamos: muitas vezes se tem o reconhecimento de outrem e nos falta o que mais nos consola - que é a admiração da Comunidade em que nos integramos». O director do TMA e do Festival de Almada manifestou ainda o seu repúdio pelo corte dos subsídios do Teatro de Animação de Setúbal e do Teatro Estúdio Fontenova, decidido pelo Ministério da Cultura e que põe em causa a actividade destas duas estruturas de animação cultural, reconhecidas a nível local e já há vários anos enraizadas na cidade.
Ao longo da sua carreira, Joaquim Benite recebeu numerosas distinções, entre as quais prémios da crítica e internacionais, medalhas de ouro e mérito cultural (Amadora, Almada, Ministério da Cultura), sendo ainda agraciado com ordens pelo governo francês, pelo rei de Espanha e pelo Presidente da República.