Por muito que se diga acerca de destacados militantes comunistas como Joaquim Pires Jorge e Francisco Miguel Duarte, muito fica por dizer. Conscientes que, também nestas linhas, muito ficará sem ser dito, publicamos em seguida algumas citações dos próprios, retiradas dos livros publicados pelas Edições Avante!: «Com uma imensa alegria», de Joaquim Pires Jorge, e «Das prisões à liberdade», de Francisco Miguel.
O PCP promoveu, sábado, em Lisboa, um seminário subordinado ao tema «África – desafios do desenvolvimento, do progresso e da soberania», onde foi denunciado o neocolonialismo e defendida outra visão para as relações com África.
O PCP promoveu, no domingo, na Quinta da Atalaia, uma iniciativa «Em defesa dos direitos dos deficientes». Jerónimo de Sousa destacou, na ocasião, a acção desenvolvida «por organizações em defesa dos direitos dos deficientes que têm realizado um trabalho ímpar na denúncia dos mais graves com que este grupo social está confrontado».
«Os trabalhadores continuarão a lutar porque não aceitam que lhes sejam retirados direitos que conquistaram em democracia», avisou Ana Avoila, saudando a participação numa das maiores greves de sempre na Administração Pública.
Seis meses após a fusão das federações que deram origem à Fiequimetal, o primeiro congresso veio consolidar a maior federação sindical na indústria, como instrumento para melhor defender o emprego, os salários e os direitos dos trabalhadores.
Depois de pressões e ameaças, para tentar diminuir a adesão dos trabalhadores, a administração acabou por chamar a GNR, para identificar os elementos do piquete de greve.
Portugal tem a quarta mais elevada taxa de desemprego da União Europeia e as políticas do Governo de José Sócrates e do PS agravam a situação económica e social, comenta a Intersindical, a propósito das últimas estatísticas de Bruxelas.
O PCP interpelou ontem o Governo no Parlamento sobre o estado da democracia e as condições do exercício de direitos e liberdades fundamentais. À degradação dos direitos económicos e sociais, junta-se de modo crescente a erosão da democracia política.
O presidente da Câmara do Seixal classificou a situação médica no concelho como «a pior do país», aludindo ao facto do município ter apenas um Serviço de Atendimento Permanente (SAP) a funcionar para 170 mil habitantes.
Mais de 25 mil pessoas desfilaram no domingo, em Bilbau, no País Basco, para expressar solidariedade às dezenas de acusados no mega julgamento, conhecido como 18/98, que começaram a ser detidos e encarcerados por ordem da Audiência Nacional.
Os trabalhadores dos transportes de Itália aderiram em massa à greve de sexta-feira, 30, exigindo políticas e recursos públicos adequados para recuperar empresas e garantir serviços eficientes.
A reforma constitucional na Venezuela foi derrotada, domingo, por escassa margem, mas os bolivarianos reafirmam o objectivo de construir o Socialismo no país.
O partido do presidente Vladimir Putin venceu as eleições de domingo na Rússia. Os comunistas ficaram em segundo lugar e reclamam fraude mobilizando protestos.
A comissão encarregue de harmonizar as propostas de alteração à Constituição da Bolívia já começou a trabalhar. A oposição incita ao golpe e reagrupa-se na América do Norte.