Crónica Internacional
Venezuela: silêncio cúmplice
PCP
Abril, Maio… Setembro
Os 75 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo transportam consigo a chama da tal esperança que não ficou nem fica à espera. Um acontecimento de significado universal, conquistado depois de 50 milhões de mortos, dos quais mais de 20 milhões soviéticos, dando a maior das contribuições para pôr fim aos objectivos do III Reich e do grande capital alemão que o suportava.
Actual
A última palavra é dos povos
Actual
Sobre o regresso às creches
Actual
O urgente «descofinamento»
A talhe de foice
O nosso lugar
JCP evoca Vitória com mural em Lisboa
Legado da Vitória é decisivo para o êxito das lutas de hoje
DEBATE O PCP promoveu no sábado, por vídeoconferência, uma sessão pública evocativa dos 75 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo, na qual se destacou a necessidade de conhecer as lições da História para enfrentar com êxito os combates do presente e do futuro pela pela paz, a democracia e o progresso social.
75 anos depois unidade e luta por um mundo melhor
EVOCAÇÃO O programa do PCP de comemoração dos 75 anos da Vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial iniciou-se na manhã de 9 de Maio, com uma declaração do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, transmitida pela Internet, que transcrevemos na íntegra.
Proteger os idosos não é estigmatizá-los
AUDIÇÃO Impedir que os mais velhos sejam as maiores vítimas do surto epidémico não pode significar a imposição da ideia de que são um peso para as famílias e para a sociedade. Pelo contrário requer, em todos os domínio, a sua valorização social.
Aumento extraordinário nas pensões entrou em vigor neste mês de Maio
PENSÕES «Um milhão e oitocentos mil reformados e pensionistas terão um aumento extraordinário nas suas pensões», só possível devido à «determinação do PCP» e à «luta dos reformados», sublinha o Partido.
Célula da Festa do Avante! reuniu 27.ª Assembleia de Organização
PARTIDO Confiança e determinação perante os desafios sobressaíram na reunião magna dos comunistas que trabalham e militam no colectivo da Festa do Avante!.
Aumento da quota de sardinha é notável vitória dos pescadores
PESCA Se os pescadores e as suas organizações não tivessem lutado, muitos postos de trabalho já estariam extintos, realça a Direcção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP.
PCP reforça importância dos enfermeiros no SNS
RECONHECIMENTO O PCP saúda todos os enfermeiros portugueses, incluindo aqueles que procuraram no estrangeiro o emprego e o reconhecimento profissional que lhes foi negado em Portugal.
João Ferreira defende apoios à pesca no Orçamento
Garantir o rendimento a ex-trabalhadores da Cofaco
Proteger quem continua a trabalhar
Cartazes apelam à luta
Esclarecimento sobre a Festa
Luta do 1.º de Maio da CGTP-IN prossegue e intensifica-se
RESPOSTA Ao saudar todos os que, «presencialmente ou solidariamente», assinalaram o 1.º de Maio, a CGTP-IN realçou que «os direitos dos trabalhadores não são um obstáculo ao desenvolvimento do País».
Randstad impõe teletrabalho a mães de filhos sem escola
LEGISLAÇÃO «Para muitas mulheres, o que está a ser exigido é que sejam trabalhadoras, mães e professoras, tudo em simultâneo», protestou a CGTP-IN, admitindo que haja centenas de famílias afectadas.
«Compromisso» de intenções não reflecte nem resolve
PRINCÍPIO A CGTP-IN não assinou anteontem o documento do Governo e declarou que não abdica de continuar a intervir, em todas as esferas, em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores.
Preocupação e exigência na indústria da alimentação
Acção com resultados
Enfermeiros na linha da frente da luta
Retoma imediata das negociações
«Nem mais um minuto» além da hora nos CTT
Marcha pelo emprego em Sines
Governo não está a dar a resposta devida aos problemas dos trabalhadores
RESPOSTAS Os problemas dos trabalhadores estiveram uma vez mais em foco na AR pela voz do PCP, com Jerónimo de Sousa a exigir medidas que proíbam os despedimentos e que travem os abusos patronais.
É o SNS que garante a saúde dos portugueses
Transportes não podem ser «sardinhas em lata»
Garantir protecção para quem trabalha
PS inviabiliza propostas do PCP de apoio às famílias com filhos em creches e ATL
APOIO Não passou no Parlamento o diploma do PCP que preconizava a criação de um regime de apoio às famílias com filhos a frequentar creches, pré-escolar e ATL. Adiada é assim uma resposta que faria toda a diferença a quem precisa.
Pela recuperação do controlo público do Grupo TAP e da SPdH
PROPOSTA O PCP defende um plano para «evitar a destruição e garantir o futuro» da TAP, o que passa pela «plena nacionalização» da mesma e pelo «retomar do controlo público».
Pelo apoio aos pequenos empresários sem protecção
CNA debate importância da Agricultura Familiar e da soberania alimentar
SOBERANIA «Com a Agricultura Familiar, pelo direito à alimentação de proximidade, pela soberania alimentar» foi o tema do debate promovido, quinta-feira, 7, pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Manifesto recusa austeridade e exige medidas para a Cultura
EMERGÊNCIA A pandemia de COVID-19 agravou a crise de décadas na Cultura, alerta o Manifesto em Defesa da Cultura, que condena as «inacreditáveis» medidas do Governo para o sector e a incapacidade da ministra da tutela.
Seixal aprova novas medidas de apoio às famílias e empresas do concelho
AUTARQUIAS A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, no dia 6 de Maio, medidas de apoio às famílias e empresas do concelho, bem como várias obras, dando prioridade à concretização do necessário investimento público.
Évora retoma progressivamente a normalidade
Festa dos 75 anos da Vitória saiu da Alameda para a Internet
É urgente a reposição e frequência da Gondomarense
Nisa sem transportes públicos para outras regiões
PCP no Parlamento Europeu exige fim do bloqueio a Cuba
SANÇÕES É mais que hora de pôr fim a todas as sanções unilaterais impostas pelos EUA contra Cuba e outros países, que são ainda mais injustas e criminosas nesta situação de pandemia – reafirmou o PCP no Parlamento Europeu.
A questão é «romper» com as políticas vigentes
ALTERNATIVA Uma política alternativa, patriótica e de esquerda, é necessária para que «a história se escreva de uma outra forma, diferente daquela que agora nos prenunciam», defende João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu.
França: CGT propõe semana de 32 horas, patrões falam em alargá-la «até 72 horas»
Recomendações de Bruxelas «que nos fazem mal à saúde»
Previsões (pouco) primaveris
Venezuela pronta para defesa da soberania e da estabilidade
MERCENÁRIOS A Venezuela está pronta a defender a sua soberania, apesar da tentativa de incursão terrorista do dia 3, por um grupo de mercenários apoiados pelos governos da Colômbia e dos EUA, em coordenação com Guaidó e sectores da extrema-direita venezuelana.
EUA mais desiguais em tempo de pandemia
CAPITALISMO Em plena crise sanitária, que afecta com particular violência os EUA, agravam-se as desigualdades no país: o desemprego atinge os mais altos valores em anos enquanto os mais ricos aumentam as suas fortunas.