Descoberto o buraco negro mais próximo do Sol
O Observatório Europeu do Sul e um estudo publicado pela revista científica Astronomy & Astrophysics anunciaram, no dia 6, a descoberta do buraco negro mais próximo do Sistema Solar de que existe conhecimento.
A descoberta do buraco negro que se encontra a mil anos luz, aconteceu quando os cientistas seguiam duas estrelas através de um telescópio no observatório de La Silla, no Chile. Tratar-se-á de uma estrela em fim de vida, colapsada na forma de um buraco negro silencioso e invisível que faz parte do sistema baptizado HR 6819.
Na galáxia Via Láctea foram já descobertos cerca de duas dúzias de buracos negros, mas este é um dos primeiros descobertos que não anuncia a sua presença pela emissão de fortes raios-X.
Segundo Marianne Heida, uma das co-autores do artigo científico que dá conta do achado, o estudo deste buraco negro e do seu sistema poderão ajudar a aprender bastante sobre a formação e evolução das estrelas raras que acabam a sua vida como super-novas e que deixam no seu lugar os buracos negros.