Recomendações de Bruxelas «que nos fazem mal à saúde»

Em recente reunião da Comissão do Ambiente e Saúde Pública, do Parlamento Europeu, a directora do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças abordou a fase actual do surto de Covid-19, as medidas a adoptar durante o desconfinamento, a importância da monitorização e vigilância, entre outros aspectos.

O deputado João Ferreira, do PCP, declarou, a propósito, que «ficou bem patente a importância dos sistemas públicos de saúde, como é o caso do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal, e da resposta que estes terão de dar no período que se seguirá, estando a ser duramente postos à prova pelo surto da Covid-19».

João Ferreira considerou que há todo um conjunto de outras situações a que o SNS terá de dar resposta, nalguns casos recuperando do atraso gerado pelas últimas semanas.

E destacou: «Fica assim bem patente, também, o prejuízo causado pelas políticas e orientações da União Europeia que determinam cortes nos serviços públicos e particularmente na saúde. É o caso das recomendações que, ano após ano, a Comissão Europeia dirige ao governo português. É caso para dizer que estas recomendações nos fazem mal à saúde».




Mais artigos de: Europa

PCP no Parlamento Europeu exige fim do bloqueio a Cuba

SANÇÕES É mais que hora de pôr fim a todas as sanções unilaterais impostas pelos EUA contra Cuba e outros países, que são ainda mais injustas e criminosas nesta situação de pandemia – reafirmou o PCP no Parlamento Europeu.

A questão é «romper» com as políticas vigentes

ALTERNATIVA Uma política alternativa, patriótica e de esquerda, é necessária para que «a história se escreva de uma outra forma, diferente daquela que agora nos prenunciam», defende João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu.

Previsões (pouco) primaveris

As recentes previsões económicas da primavera, da Comissão Europeia (CE), apontam para uma quebra da atividade económica, em 2020, de 7,7 por cento, em termos médios, na zona euro e de 7,4 por cento na média da UE, em resultado dos impactos da COVID-19. Mesmo tendo presente a enorme incerteza associada a estas previsões...