Festa dos 75 anos da Vitória saiu da Alameda para a Internet

A Associação Iúri Gagárin e a Associação Chance+, que desde 2017 têm promovido a Festa da Vitória e da Paz e o «Regimento Imortal» em Lisboa, na Alameda Dom Afonso Henriques, organizaram este ano um programa online, que também apelou à interactividade, em alguns momentos, na vida real.

Assim sucedeu com uma caravana automóvel (decorar o carro, tocar bem alto a canção «Dia da Vitória» e passear na sua rua ou bairro), com o menu especial num restaurante, para take-away (ofereceu «papas de soldado» e vendeu comida típica da URSS) e com a iniciativa «Regimento Imortal à janela» (divulgação de fotos tirada junto a janelas com imagens de familiares combatentes da Grande Guerra Patriótica).

Durante a tarde de 9 de Maio, foi exibido no Youtube um programa de três horas e meia, que incluiu uma declaração inicial de dirigentes das duas associações, o «Regimento Imortal de Lisboa online» (com fotos de duas centenas de combatentes, familiares de pessoas que vivem em Portugal), o vídeo-concerto «Vitória e Paz» (com artistas profissionais e amadores de várias nacionalidades) e uma evocação dos cinco anos do «Regimento Imortal» de Lisboa.

Para assistir a este programa, que continua disponível, e conhecer as outras iniciativas, deve aceder à pagina da Associação Iúri Gagárin na Internet (associacaogagarin.pt).

As associações Iúri Gagárin, Chance+, Mir e AFI Lótus subscreveram o documento «Pela liberdade, a paz e a verdade - Não ao fascismo e à guerra».

 



Mais artigos de: Nacional

Évora retoma progressivamente a normalidade

No sábado, 9, a Câmara de Évora reabriu parcialmente o complexo desportivo e o circuito de manutenção, devendo ser respeitadas as regras de segurança. Carlos Pinto de Sá, presidente do município, deu ainda conta da intenção de abrir o jardim público da cidade. «São três equipamentos que voltarão a estar disponíveis»,...

É urgente a reposição e frequência da Gondomarense

A CDU considera «urgente» a reposição das carreiras e frequência dos autocarros da Empresa de Transportes Gondomarense, que diminuiu significativamente a sua oferta. «Face à retoma de actividade de muitos trabalhadores, é urgente repor a mobilidade dos gondomarenses em condições adequadas de segurança sanitária,...

Nisa sem transportes públicos para outras regiões

Devido às restrições à circulação relacionadas com a COVID-19, a Rede Expressos (RE) restringiu viagens e suspendeu o serviço em algumas rotas, nomeadamente a linha Lisboa-Castelo Branco, que afecta directamente Nisa. Desta forma, alerta a CDU, deixaram de existir ligações de transporte público de Nisa ao distrito de...