Actual
«Evolução na continuidade»
Actual
Preconceito, sem técnica
Actual
«Acordo do Século» e crimes de guerra
A talhe de foice
Os bárbaros
PCP
Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores. Não à exploração!
É na exploração que o capitalismo assenta o seu funcionamento. Por mais voltas que se lhe dê, nestes séculos que levamos de sistema capitalista, confirmam-se a cada dia que passa os seus principais traços e o seu carácter.
Crónica Internacional
Trapaça do Século
Jerónimo de Sousa visita grandes obras para Alcácer do Sal
CDU O Secretário-geral do PCP percorreu, no dia 28 de Janeiro, algumas das obras, realizadas ou em curso, da Câmara Municipal (CM) de Alcácer do Sal, para responder a questões estruturais, designadamente no plano demográfico e das actividades económicas.
Se a habitação é um direito cabe ao Estado assegurá-lo
PROPOSTA A habitação é bem o exemplo de como um direito constitucional só é universalmente consagrado se assumido pelo Estado. Esta foi uma das conclusões reafirmadas pelo PCP numa sessão pública realizada a 30 de Janeiro em Lisboa, com a presença de Jerónimo de Sousa.
Do muito que já se avançou à concretização plena de um direito
AVANÇOS O PCP deu, nos últimos anos, um contributo determinante para resolver alguns dos mais graves problemas que marcam o sector, mas está-se ainda longe da efectiva concretização do direito à habitação.
«O PCP não desiste de lutar por um Portugal com futuro»
INTERVENÇÃO «É combinando a luta pela política alternativa com a luta pela solução dos problemas mais imediatos e ampliando o caminho da defesa, reposição e conquista de direitos e rendimentos que continuaremos a agir e a intervir», garantiu Jerónimo de Sousa, sábado, em Coimbra.
Alentejo dispensa mais «declarações de amor»
REACÇÃO O Alentejo precisa é de uma política assente no desenvolvimento de infra-estruturas e forças produtivas que aproveite as potencialidades da região e fixe população, criando emprego com direitos.
Governo tem de clarificar intenções quanto ao futuro do Beatriz Ângelo
SAÚDE A não renovação da Parceria Público-Privado (PPP) no Hospital de Loures é positiva mas o Governo não esclarece se pretende passar o Beatriz Ângelo para gestão pública, como defende o PCP.
Quinze mil exigem mais e melhores transportes
Acabar com a PPP em Cascais
Ponto da situação sobre o Hospital de Évora
Águeda e Mafra realizaram assembleias
Milhares nas ruas de Lisboa para exigir respeito e 90 euros
AVISO Os ataques aos trabalhadores da Administração Pública são uma forma de desinvestir nos serviços e provocar o seu desmantelamento, alerta-se na resolução da manifestação nacional de dia 31.
Piquetes mostraram nas ruas greve forte na distribuição
LUTA Com a grande adesão à greve de 31 de Janeiro, os trabalhadores da grande distribuição comercial deixaram claro que estão dispostos a continuar a luta por aumentos salariais sem perder direitos.
Reivindicação ganha argumentos nos «Encontros» da EDP
ACÇÃO À entrada para o mega-evento anual da EDP, dirigentes e activistas da Fiequimetal/CGTP-IN e dos seus sindicatos acusaram a administração de produzir um discurso que não condiz com a prática.
Exigido fim da penalização das reformas antecipadas
AVANÇAR Os trabalhadores das minas e das pedreiras exigem deixar de ser penalizados quando usufruem do direito de antecipar a idade de reforma. De novo, o PCP faz da exigência uma proposta.
Conquistado na Metalo-Nicho salário mínimo de 850 euros
Aumentos salariais na Sonae e no Pingo Doce
Viabilização da Sousacamp deve manter emprego
Intervenção activa do PCP no debate do OE para fazer o País avançar
DEBATE O Orçamento do Estado para 2020 conhece hoje a sua derradeira etapa com a sessão de encerramento e votação final global, após conclusão do processo de votação que decorre desde segunda-feira às alterações propostas pelos partidos.
Seixal recusa o subfinanciamento do Poder Local Democrático
AUTARQUIAS A Câmara Municipal do Seixal aprovou, no dia 29 de Janeiro, a suspensão e renegociação do processo de transferência de competências.
Inscrições para o concurso de bandas com maior expressão nacional
JUVENTUDE As inscrições para o Concurso de Bandas Palco Novos Valores (PNV) da Festa do Avante!, com o lema «Tocar é lutar», podem ser feitas em www.jcp.pt.
Manifestação Nacional de Mulheres em Lisboa
Espectáculo assinala meio século da criação da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos
Congresso exige reposição de freguesias e condena descentralização sem meios e verbas
Reino Unido não seguirá regras comerciais da UE
COMÉRCIO Boris Johnson garantiu que o Reino Unido não respeitará os regulamentos comerciais da União Europeia (UE), com a qual quer assinar um acordo de livre comércio semelhante ao estabelecido com o Canadá.
Presidente argentino na Europa pede apoios para renegociar dívida ao FMI
Escolher para acolher? Que políticas para os migrantes e refugiados?
PCP considera Plano Trump «agressão ao povo palestiniano»
PALESTINA O PCP considerou o Plano Trump «uma agressão ao povo palestiniano e ao direito internacional». Também o CPPC rejeitou o plano de ocupação da Palestina. De igual modo, o MPPM denunciou o «embuste do século».
Venezuela denuncia provocações dos EUA
MERCENÁRIOS O presidente Nicolás Maduro revelou que um navio de guerra norte-americanos tentou uma incursão junto à costa da Venezuela e que mercenários treinados na Colômbia estão a ser enviados para o seu país.
Trabalhadores brasileiros protestam contra política económica de Bolsonaro
MANIFESTAÇÃO Centrais sindicais e movimentos sociais brasileiros protestaram na segunda-feira, 3, em São Paulo, contra a política económica do governo de Jair Bolsonaro que afecta o sector industrial.
Milhares rejeitam em Telavive plano de anexação da Palestina
PROTESTO Milhares de manifestantes em Telavive rejeitaram e atacaram o plano de «anexação» e de apartheid em vez de um plano de paz, apresentado em Washington como o «Acordo do Século».
Não houve ataque químico em Douma, diz às Nações Unidas perito da OPAQ
Organização Mundial de Saúde elogia resposta chinesa ao coronavírus
PCP presente na Praia no XVI Congresso do PAICV
A liberdade segundo Ashley Menser
A Palestina contra a farsa do século
RESISTÊNCIA Em 2012, um relatório da ONU anunciava uma previsão macabra: em 2020, a vida humana seria insustentável no território palestino da faixa de Gaza1. À época, viviam naquela estreita língua de terra com cerca de 360 km2 de área, nas margens do Mediterrâneo, cerca de um milhão e seiscentas mil pessoas.