PCP presente na Praia no XVI Congresso do PAICV

Realizou-se entre os dias 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro o XVI Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na Cidade da Praia, sob o lema «Cabo Verde, a nossa escolha». Ao longo dos três dias estiveram reunidos, num ambiente de unidade, cerca de 400 delegados e convidados do PAICV, que debateram a moção de estratégia e de orientação política nacional sufragada nas eleições internas de 22 de Dezembro passado.

Na sua intervenção final, Janira Hopffer Almada, presidente reeleita, em 22 de Dezembro, para um terceiro mandato à frente do PAICV, com 98 por cento dos votos, afirmou que esses três dias foram fundamentais para debater, discutir, analisar, reflectir e consensualizar as posições no partido sobre que PAICV querem e que Cabo Verde é que querem oferecer aos cabo-verdianos.

Neste congresso, o PAICV elegeu ainda os novos membros dos seus órgãos, nomeadamente o Conselho Nacional e a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização.

O PCP, que se fez representar por Rosa Rabiais, membro da Comissão Central de Controlo, dirigiu uma saudação aos delegados do congresso em que transmitiu as saudações fraternas dos comunistas portugueses a todos os militantes do PAICV e ao povo cabo-verdiano.

Relembrou os laços históricos de amizade entre o PCP e o PAICV e entre o povo português e o povo cabo-verdiano, laços que se forjaram na luta comum contra o fascismo e o colonialismo, reiterando a vontade de o PCP estreitar as tradicionais relações com o PAICV, contribuindo para o aprofundamento da amizade e cooperação entre os dois países no interesse de ambos os povos.




Mais artigos de: Internacional

Venezuela denuncia provocações dos EUA

MERCENÁRIOS O presidente Nicolás Maduro revelou que um navio de guerra norte-americanos tentou uma incursão junto à costa da Venezuela e que mercenários treinados na Colômbia estão a ser enviados para o seu país.

Não houve ataque químico em Douma, diz às Nações Unidas perito da OPAQ

Um ex-inspector chefe da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) afirmou perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas que a sua investigação em Douma, na Síria, indicava não ter havido qualquer ataque químico naquela localidade, em Abril de 2018, mas que as suas conclusões foram suprimidas por pressão...

Organização Mundial de Saúde elogia resposta chinesa ao coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu pela segunda vez, a 30 de Janeiro, o seu Comité de Emergência relativo ao surto do chamado «coronavírus» surgido em Dezembro na região chinesa de Wuhan e que já provocou mais de 400 mortes. No comunicado emanado dessa reunião, saúda-se a «capacidade...

A liberdade segundo Ashley Menser

Três pacotes de batatas fritas, dois queijos, uma palete de leite, três quilos de carne picada, um salmão fresco, quatro pacotes de cereais para o leite, uma caixa grande de manteiga, fiambre, pão de forma, almôndegas congeladas, champô infantil, sabonete líquido, desodorizante, duas caixas de...