Milhares rejeitam em Telavive plano de anexação da Palestina

PROTESTO Milhares de manifestantes em Telavive rejeitaram e atacaram o plano de «anexação» e de apartheid em vez de um plano de paz, apresentado em Washington como o «Acordo do Século».

«Acordo do Século» de Trump recusado também em Israel

Milhares de israelitas reuniram-se no sábado, 1, à noite, em Telavive, para protestar contra a proposta de paz para o Médio Oriente apresentada pelos Estados Unidos e contra o seu projecto de anexação de territórios na Cisjordânia.

Citado pelo jornal Times of Israel, o grupo Paz Agora, que luta contra os colonatos israelitas em território da Palestina ocupada e que organizou a manifestação, informou que milhares de pessoas participaram na iniciativa, que teve lugar na Praça Dizengoff, em Telavive, sob o lema «Plano de paz, não acordo de anexação».

«A anexação é uma catástrofe, não é a paz, não é a segurança», gritaram os manifestantes, que exibiram cartazes e faixas denunciando a ocupação da Cisjordânia por Israel desde há 52 anos e condenando a «transferência», numa referência ao plano que abre a possibilidade de redesenhar a fronteira de um futuro Estado da Palestina que incluiria várias localidades árabes israelitas.

A proposta, apresentada pelo presidente Donald Trump, em Washington, oferece a Israel o controlo de Jerusalém, a sua capital «indivisível», exclui o retorno dos refugiados palestinianos à pátria e prevê o alargamento da soberania plena do Estado judaico sobre todos os colonatos israelitas. O famigerado «Acordo do Século» permite igualmente a criação de um Estado palestiniano desmilitarizado em cerca de 70 por cento do território da Cisjordânia, em gaza e numa parte do deserto de Negev – e ainda assim só num prazo de quatro anos e sob reserva a respeito de certas condições.

O plano norte-americano foi categoricamente rejeitado pelos palestinianos, que obtiveram o apoio unânime da Liga Árabe.

«O plano de Trump não é um plano de paz», declarou durante o protesto em Telavive o deputado Tamar Zandberg, do Partido Trabalhista israelita. «É uma proposta de anexação, de transferência e, seguramente, uma receita explosiva que abrirá caminho à violência e ao apartheid».

Também na cidade árabe israelita de Baqa al-Gharbiye, que, segundo o plano apresentados pelos EUA seria integrada na Palestina, centenas de pessoas juntaram-se no sábado para denunciar o «acordo» anunciado por Trump. «Ninguém nos privará da cidadania da pátria em que vimos a luz o dia», afimou Ayman Odeh, chefe do partido político da Lista Árabe Unida.




Mais artigos de: Internacional

Venezuela denuncia provocações dos EUA

MERCENÁRIOS O presidente Nicolás Maduro revelou que um navio de guerra norte-americanos tentou uma incursão junto à costa da Venezuela e que mercenários treinados na Colômbia estão a ser enviados para o seu país.

Não houve ataque químico em Douma, diz às Nações Unidas perito da OPAQ

Um ex-inspector chefe da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) afirmou perante o Conselho de Segurança das Nações Unidas que a sua investigação em Douma, na Síria, indicava não ter havido qualquer ataque químico naquela localidade, em Abril de 2018, mas que as suas conclusões foram suprimidas por pressão...

Organização Mundial de Saúde elogia resposta chinesa ao coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu pela segunda vez, a 30 de Janeiro, o seu Comité de Emergência relativo ao surto do chamado «coronavírus» surgido em Dezembro na região chinesa de Wuhan e que já provocou mais de 400 mortes. No comunicado emanado dessa reunião, saúda-se a «capacidade...

PCP presente na Praia no XVI Congresso do PAICV

Realizou-se entre os dias 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro o XVI Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na Cidade da Praia, sob o lema «Cabo Verde, a nossa escolha». Ao longo dos três dias estiveram reunidos, num ambiente de unidade, cerca de 400 delegados e...

A liberdade segundo Ashley Menser

Três pacotes de batatas fritas, dois queijos, uma palete de leite, três quilos de carne picada, um salmão fresco, quatro pacotes de cereais para o leite, uma caixa grande de manteiga, fiambre, pão de forma, almôndegas congeladas, champô infantil, sabonete líquido, desodorizante, duas caixas de...