Editorial

PRIORIDADE<br>ÀS PRESIDENCIAIS

O Comité Central do PCP, reunido a 13 de Dezembro 2015, analisou os desenvolvimentos do quadro político resultante da derrota...
Opinião
Actual

O voto numa lógica de classe

O ex-director-geral dos impostos terá afirmado que as mil famílias mais ricas, em Portugal, não estão a pagar os...
Actual

Grandes «fiteiros»

Nestes dias, as «fitas« de MR Sousa, P. Coelho e P. Portas, do PSD e do CDS concretizaram uma grande operação de...
Actual

Os escolhidos

O espaço preenchido durante mais de uma década a cada domingo por Marcelo Rebelo de Sousa (MRS) na televisão portuguesa...
Crónica Internacional

Não lhe fica bem…

As recentes eleições venezuelanas, e o quadro de guerra económica, ingerência e desestabilização...
A talhe de foice

Os cordeiros

O vitupério à desfilada da direita parece abrandar na subida, que é o quotidiano do País e da...
PCP

A prioridade das prioridades

Apontando a necessidade de ampliar a iniciativa e de combinar a luta em todas as frentes, o Comité Central, na sua reunião de 13 de Dezembro, indicou ao Partido como tarefa política prioritária dar à campanha do camarada Edgar Silva à Presidência da República a força, a dinâmica e a dimensão de massas que exige a única candidatura vinculada com os interesses dos trabalhadores e solidamente comprometida com os valores de Abril e a defesa e cumprimento da Constituição.

Em Foco

Avante! à quarta-feira

Devido às festas de Natal e Ano Novo, as duas próximas edições do Avante! saem à quarta-feira, dias 23 e...

Organização, iniciativa e luta

O Comité Central do PCP, reunido a 13 de Dezembro de 2015, analisou os desenvolvimentos do quadro político resultante da derrota do governo PSD/CDS-PP e da entrada em funções do Governo PS, avaliou a situação económica e social com que os trabalhadores e o povo estão confrontados; identificou o desenvolvimento da luta de massas como elemento central para repor direitos e rendimentos e garantir a elevação das condições de vida; aprofundou as medidas em curso para o reforço da organização do Partido, da sua ligação às massas, da sua iniciativa política e de outras tarefas imediatas, nomeadamente no âmbito da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República e decidiu marcar o XX Congresso do PCP para 2, 3 e 4 de Dezembro de 2016.

Presidenciais

Defender os valores de Abril

«Afirmar Abril. Cumprir a Constituição» é a palavra de ordem da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República, dirigida a todos os democratas e patriotas, com o objectivo de dar expressão às preocupações dos trabalhadores e do povo, apontando o caminho de um Portugal mais desenvolvido, justo e soberano.
Ao Avante!, o candidato apoiado pelo PCP falou da sua vida, desde a infância até aos dias de hoje, tendo recordado como o 25 de Abril chegou à Madeira. «Foi uma grande festa, uma explosão de alegria, acompanhada de uma forte dinâmica de luta e de reivindicação, de conquista de direitos, sociais e políticos», sublinhou.
Como padre católico, denunciou situações de abuso de poder e, mais tarde, casos de prostituição infantil e de pedofilia, que abalaram aquela ilha.
Em 1996 concorreu como candidato nas listas da CDU para as eleições regionais, e, um ano mais tarde, desvinculou-se do exercício do ministério sacerdotal e inscreveu-se no PCP, o que o obrigou a «ser ainda mais consequente» na «justa luta daqueles que são os explorados na sociedade».
É, há 17 anos, responsável pela Organização Regional da Madeira do PCP e um dos deputados que mais intervêm na Assembleia Legislativa Regional.

Escutar as populações

No dia 8, Edgar Silva participou em encontros nos concelhos da Lousã e Soure, e num jantar com apoiantes em Coimbra. No dia seguinte, esteve na Marinha Grande e em Leiria.

Proximidade com o povo

Edgar Silva dedicou o dia de sábado, 12, ao distrito de Braga, com acções em Guimarães, em Fafe e no centro de Braga. A jornada terminou com um grande jantar de Natal, que juntou mais de 320 apoiantes da candidatura.

O voto é do povo!

Numa acção sem paralelo, Edgar Silva participou, sexta-feira, 11, numa sessão pública em Santarém. No dia anterior, o candidato à Presidência da República percorreu o distrito de Viana do Castelo.

PCP

Muito ainda para conquistar

A célula do Partido no Metro de Lisboa saúda a derrota da subconcessão da empresa e apela à unidade e à luta dos trabalhadores para defenderem e conquistarem direitos.

Conselho de Estado

O PCP indicou Domingos Abrantes para a lista subscrita por deputados do PS, PCP e BE de membros do Conselho de Estado a eleger pela Assembleia...

PCP recebeu Anafre

O PCP recebeu na sua sede, no passado dia 10, uma delegação da Associação Nacional de...

Reforçar o Partido

A organização concelhia de Santa Maria da Feira do PCP realizou recentemente a sua 9.ª assembleia, na qual participaram...

Assim se vê a força da RTP

A RTP decidiu recentemente disponibilizar na sua página na Internet um portal onde pretende contar a história da...
Trabalhadores

Triumph e OGMA em luta

Muitos trabalhadores respondem com unidade e luta a graves problemas que mancham a época natalícia e impedem que 2016 se perspective como ano melhor. Em Sacavém, luta-se contra a deslocalização da fábrica da Triumph. Em Alverca, exige-se actualização salarial e respeito pelos direitos na OGMA. Mas há outros casos.

Marcada greve na Petrogal

Pela defesa da contratação colectiva, dos direitos laborais e dos regimes de saúde e de reformas, os trabalhadores da Petrogal (Grupo Galp Energia) decidiram fazer greve nos dias 28, 29 e 30 de Dezembro.

Positivo e para avançar

A Frente Comum de Sindicatos considerou positiva a anunciada revogação da «requalificação». A Fenprof esperava abordar novas matérias ontem no Ministério.

CN da CGTP-IN

Foi convocada para ontem uma reunião do Conselho Nacional da CGTP-IN, «para efectuar o balanço das iniciativas de luta...
Assembleia da República

Defender rendimentos<br>e a justiça fiscal

O PCP quer ver os salários e pensões integralmente devolvidos em 2016, eliminando os cortes que vigoraram até Dezembro de 2015, e o fim ou redução da sobretaxa de IRS para 95 % dos contribuintes. Propostas nesse sentido foram apresentadas anteontem, 15, na Assembleia da República.

Reverter a privatização da TAP

O PCP reiterou a necessidade de anular e fazer reverter de imediato a privatização da TAP, processo que em sua opinião está irremediavelmente ferido de ilegalidades – e por isso o «contrato de venda não vale» e que é criminoso do ponto de vista do interesse nacional.

PCP quer anular privatização<br>da EGF

Anular o processo de privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), utilizando para o efeito todos os meios política e legalmente admissíveis, tal é o sentido da recomendação que o PCP propõe que o Parlamento faça ao Governo.

Um debate a aprofundar

Estão na comissão parlamentar competente, para onde baixaram no dia 27 de Novembro, sem votação na generalidade,...
Nacional

Os direitos humanos <br>em Cuba

Cerca de três dezenas de pessoas estiveram, no Liceu Camões, em Lisboa, faz hoje uma semana, a debater os direitos humanos em Cuba.

Intensa actividade pela paz

O auditório da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (situada na Rua Victor Cordon, em Lisboa), acolhe no próximo...

2.º Congresso Maria Lamas

Sob o lema «Actualizar o pensamento, abalar a indiferença», no sábado, 12, teve lugar no concelho de Almada o...
Europa

Uma vitória do povo saaráui

O Tribunal Europeu de Justiça anulou, dia 10, o acordo comercial entre a União Europeia e Marrocos por abranger ilegitimamente produtos provenientes do Saara Ocidental.

Le Pen derrotada

O eleitorado francês respondeu ao apelo de partidos e sindicatos, barrando o avanço da Frente Nacional na segunda volta das regionais.

Escolas visitam PE

Um grupo de estudantes e professores foi recebido, dia 9, pelo deputado Miguel Viegas, nas...
Internacional

Mundo mais desigual e injusto

Nunca a riqueza e rendimentos globais foram tão elevados, nem a sua distribuição tão desigual aprofundando a injustiça, conclui-se dos dados mais recentes divulgados pelas Nações Unidas.


Oposição desmentida

A Venezuela está entre as nações com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A confirmação surgiu paralelamente à aprovação do Orçamento do Estado para 2016, o qual destina mais de 40 por cento dos fundos para programas sociais e serviços públicos.

Brasil resiste a golpe

A contestação à tentativa de destituição da presidente do Brasil Dilma Rousseff avança e...

FARC insistem na paz

A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) reiterou, segunda-feira, 14, em Havana,...
Argumentos
História

Registos sobre a sua criação

Evocar a criação da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM) no Congresso fundador realizado...
TVisto

O Zé e o Afonso Nuno

Talvez a televisão portuguesa não tenha dado ao chamado «ranking das escolas», este ano, o mesmo grande destaque que...
Memória
Aconteceu

Dívida acima das previsões

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estimou que a dívida pública se tenha situado em 128,7 por cento do...

Unesco distingue Idanha e Óbitos

Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi oficialmente admitida no grupo de Cidades da Música da UNESCO, no âmbito da...

Reuniões e iniciativas

Presidenciais Hoje, 17 Lamego 12h00 Contacto com a...

A semana em resumo

Frases

“O Presidente não jura cumprir e defender o Tratado Orçamental, mas sim a...