Unesco distingue Idanha e Óbitos
Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foi oficialmente admitida no grupo de Cidades da Música da UNESCO, no âmbito da rede de Cidades Criativas.
O anúncio foi feito em Paris, dia 11, um ano e meio após a autarquia ter iniciado a preparação da candidatura, que teve o envolvimento de diversos intervenientes nacionais e internacionais.
Entre as entidades que apoiam esta candidatura encontra-se a Associação Portuguesa de Educação Musical, o Sindicato dos Músicos, o Sindicato dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, a Comissão Portuguesa da UNESCO e várias cidades que já têm o título de Cidade da Música, com destaque para Mannheim, Bolonha, Sevilha e Hamamatsu.
O objectivo desta rede de cidades é promover o desenvolvimento social, económico e cultural destas comunidades, tendo por base as indústrias criativas.
No mesmo dia, a UNESCO Creative Cities Network (UCCN) atribuiu à vila de Óbidos a categoria de «cidade da literatura».
A UCCN agrupa 69 cidades em diferentes áreas, da gastronomia ao artesanato, passando pela literatura, que têm como objectivo comum «colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar ativamente a nível internacional».