2.º Congresso Maria Lamas

Sob o lema «Actualizar o pensamento, abalar a indiferença», no sábado, 12, teve lugar no concelho de Almada o 2.º Congresso Maria Lamas, promovido pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), com o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias da Trafaria e Caparica.

Na Biblioteca Municipal que perpetua o nome de Maria Lamas, na Caparica, estiveram mais de uma centena de pessoas, assim como um vasto conjunto de especialistas, constituindo-se este um momento privilegiado para divulgar as ideias e pensamento de Maria Lamas, que, para além de serem portadoras de uma forte actualidade, são um importante legado, pelos direitos e dignidade da condição feminina, pela paz e pelo ideal da solidariedade humana.

«Esta iniciativa é muito oportuna e vem na linha do trabalho que, também aqui, em Almada, estamos a desenvolver em torno das mulheres, da sua condição e das questões da igualdade», valorizou, a abrir os trabalhos, o presidente da autarquia. Seguiram-se outras intervenções, sobre a vida e obra de Maria Lamas, bem como momentos culturais, de extraordinária beleza.

«O testemunho e o exemplo de Maria Lamas nas suas várias dimensões, como mulher, escritora, jornalista, mulher comprometida e de acção política, dinamizadora e impulsionadora do movimento de mulheres, como destaque para o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP) e MDM, incita-nos a não desistir, a organizar e a ir ao encontro das mulheres do nosso País», refere a Declaração do Congresso.

«Não esquecemos que foi uma insigne defensora do progresso universal indissociável da paz, da igualdade entre homens e mulheres, uma igualdade traduzida “na realidade da vida humana e na construção do seu destino e da sua felicidade”, uma realidade de justiça social que é indissociável da felicidade humana», destaca ainda o documento.




Mais artigos de: Nacional

Os direitos humanos <br>em Cuba

Cerca de três dezenas de pessoas estiveram, no Liceu Camões, em Lisboa, faz hoje uma semana, a debater os direitos humanos em Cuba.

Intensa actividade pela paz

O auditório da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (situada na Rua Victor Cordon, em Lisboa), acolhe no próximo sábado, 19, a Assembleia da Paz do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). Com início marcado para as 10 horas, a assembleia cujo lema...