Intensa actividade pela paz

O auditório da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (situada na Rua Victor Cordon, em Lisboa), acolhe no próximo sábado, 19, a Assembleia da Paz do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). Com início marcado para as 10 horas, a assembleia cujo lema é «A paz é possível. Todos pela paz» tem como objectivos centrais a definição das linhas de intervenção para o próximo biénio, a eleição dos órgãos sociais e a revisão dos estatutos.

Entretanto, por todo o País, o CPPC tem prosseguido com a intensa actividade que tem marcado os últimos meses. No dia 11, o auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal acolheu a realização de um debate sobre «A Crise dos Refugiados – causas e consequências», que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Santos, e dos membros dos órgãos sociais do CPPC José Goulão e Gustavo Carneiro. Durante quase três horas, as dezenas de pessoas presentes escutaram as intervenções, colocaram questões e partilharam reflexões sobre a necessária política de acolhimento a quem foge da guerra e da miséria e sobre o urgente combate à guerra que está na origem desta imensa vaga de refugiados, na qual as potências ocidentais têm criminosas responsabilidades.

Já no dia 4, foi inaugurada numa colectividade de Matosinhos uma exposição do CPPC intitulada «Construir a Paz com os valores de Abril». Intervieram na sessão de inauguração a presidente do CPPC Ilda Figueiredo e José Pedro Rodrigues, vereador comunista na Câmara Municipal. Em Beja e Coimbra realizaram-se, respectivamente a 3 e 7, reuniões dos núcleos do CPPC visando a preparação na Assembleia da Paz do próximo dia 19. Ilda Figueiredo participou em ambas.




Mais artigos de: Nacional

Os direitos humanos <br>em Cuba

Cerca de três dezenas de pessoas estiveram, no Liceu Camões, em Lisboa, faz hoje uma semana, a debater os direitos humanos em Cuba.

2.º Congresso Maria Lamas

Sob o lema «Actualizar o pensamento, abalar a indiferença», no sábado, 12, teve lugar no concelho de Almada o 2.º Congresso Maria Lamas, promovido pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), com o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias da Trafaria e...