Editorial

REFORÇAR A LUTA

A situação política e social continua marcada pela aprovação do Orçamento do Estado para 2015, que...
Opinião
Crónica Internacional

16.º EIPCO

De 13 a 15 de Novembro, realizou-se em Guayaquil, no Equador, o 16.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários...
Actual

Atracção fatal

A julgar pelo que por aí se lê e ouve, estará em marcha – pela mão do Livre, aditando uns quantos ex-membros...
Actual

Vem a propósito

Passos Coelho resolveu declarar que «os políticos não são todos iguais». Com as embrulhadas de que...
A talhe de foice

Pandora

A «caixa de Pandora» foi aberta na Lusitânia e soltaram-se os demónios, multiplicando-se em tenebrosa escalada e...
PCP

Romper com a política de direita

Governos e governantes do PS, PSD e CDS-PP, que formam maiorias em cada momento na Assembleia da República, e os governos que formam alternadamente, conduziram-nos à desgraçada situação em que vivemos. Estes mesmos servem-se do poder e utilizam-no para servir os seus mandantes e as clientelas que andam à babuja.

Em Foco

Defender e recuperar<br> os serviços públicos<br> e as funções sociais do Estado

A defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado é um dos eixos centrais da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe para o País – e o tema da quinta de seis semanas temáticas da primeira fase da acção nacional do PCP «A força do Povo, por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda». O debate público sobre esta temática está marcado para o próximo dia 3, em Évora.

PCP

Instrumentos para o desenvolvimento geral

Jerónimo de Sousa participou, no dia 21, numa audição sobre a defesa e recuperação dos serviços públicos e funções sociais do Estado, na qual estiveram presentes sindicalistas e membros de comissões de utentes.

O Partido da verdade e da alternativa

O Secretário-geral do PCP participou, no fim-de-semana, em duas grandes iniciativas, em Albergaria-a-Velha e em Peniche, nas quais reafirmou a necessidade e a possibilidade de uma política alternativa.

Decidir e concretizar

Nas assembleias das organizações partidárias que se estão a realizar um pouco por todo o País são assumidas decisões importantes para o reforço da organização e intervenção do PCP.

50 iniciativas

O PCP realiza, no próximo dia 5 de Dezembro, uma acção descentralizada com o lema...
Trabalhadores

Elevar a acção pelo futuro

Das acções realizadas por todo o País, desde dia 21, coube a alguns milhares de pessoas dos distritos de Lisboa e Setúbal levar anteontem ao Parlamento uma mensagem comum de rejeição do Orçamento do Estado para 2015, que os deputados do PSD e do CDS-PP estavam a aprovar, e de determinação em derrotar a política de exploração e empobrecimento e construir uma alternativa.

Lutas na EMEF, PT e TAP

Para parar a privatização da TAP e da EMEF e para impedir a destruição da Portugal Telecom estão em marcha iniciativas de luta das organizações representativas dos trabalhadores.

Unidos e em greve

No dia 21, a greve de 24 horas na Soporcel, em Lavos (Figueira da Foz) teve uma adesão superior a 90 por cento, idêntica à...

Vitória nos seguros

O Tribunal do Trabalho do Porto deu razão aos fundamentos do Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins (Sinapsa),...
Assembleia da República

Mais impostos, menos direitos

O Parlamento aprovou, anteontem, em votação final global, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra de todas as oposições, o OE para 2015 e as Grandes Opções do Plano.

Subvenções vitalícias

Continuará suspenso em 2015 o pagamento das subvenções vitalícias pagas a antigos titulares de cargos...

Supervisão falha em toda a linha

Concluída a primeira ronda de seis audições no âmbito da comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo, é possível dizer desde já que o «sistema de supervisão financeira é um embuste».

 

Defender a TAP e a gestão pública

O PCP defende o cancelamento «imediato e definitivo» da privatização da TAP, preconizando, em simultâneo, uma inversão do rumo que apoie a empresa e a valorize enquanto «activo estratégico» que é e que faz dela o maior exportador nacional, um factor de soberania e prestígio do País.

Impedir o crime

À decisão do Governo de privatizar 66 por cento do Grupo TAP reagiu ainda em moldes duros o PCP numa nota do seu Gabinete de...
Nacional

Dia marcante para a luta pela paz

O Concerto pela Paz, realizado no sábado à tarde em Lisboa, foi uma emocionante manifestação de apego aos valores da paz e da solidariedade com os povos. Antes, o CPPC realizou a 25.ª Assembleia da Paz, que definiu as medidas para prosseguir o seu reforço.

Soberania alimentar<br>tem de ser resgatada

Cerca de dois mil delegados oriundos de todo o país – a que se juntaram dezenas de convidados nacionais e cerca de 70 delegações estrangeiras – participaram no VII «Congresso da CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa», que se realizou no domingo, 23, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, para discutir a situação da agricultura familiar e aprovar propostas concretas.

Milhares pela escola pública

Uma delegação de estudantes de várias escolas do Ensino Secundário entregou anteontem, 25, no Ministério da Educação, um abaixo-assinado com cerca de 7000 assinaturas contra os cortes na educação.

Portugal empobrece

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continua a prever para Portugal menos...
Europa

Regressão social expõe crise do capitalismo

A brutal ofensiva contra os direitos dos trabalhadores revela a «natureza predadora» do capitalismo, cuja crise estrutural está a provocar o «agravamento da exploração» e o «retrocesso civilizacional», salientou Francisco Lopes, membro dos organismos executivos do PCP, no encerramento do seminário promovido pelo GUE/NGL e pelo PCP.

Movimento ganha força

As greves convocadas, na segunda-feira, 24, nas regiões de Antuérpia, Hainaut, Limbourg e Luxembourg, tiveram uma forte adesão em todos os sectores, público e privado.

Ensino gratuito!

Cerca de dez mil estudantes manifestaram-se, dia 19, em Londres, contra propinas universitárias exorbitantes e os cortes orçamentais na educação.

O saque da água

O Canal de Isabel II abastece a cidade de Madrid desde que foi criado em 1851. Esta importante infra-estrutura...

Risco de pobreza duplicou

A exposição à pobreza na Grécia, que se situava pouco abaixo dos 20 por cento antes de 2008, atinge agora 44 por...
Internacional

PCP participa no 16.º EIPCO

A importância do papel e da acção dos partidos comunistas e operários foi sublinhado no 16.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Guayaquil, Equador, de 13 a 15 de Novembro.

PLD lidera sondagens

O Partido Liberal Democrata (PLD) lidera as intenções de voto nas eleições marcadas para 14 de Dezembro no Japão, revelam as sondagens divulgadas esta segunda-feira pelo diário Nikkei e pela Tokio TV.

Impasse continua

As conversações entre os representantes governamentais e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia...

A batalha de Ferguson

Quando, em 1950, os EUA decidiram invadir a Coreia, o presidente Truman não lhe chamou uma guerra, que...
Argumentos
TVisto

…Mas as crianças, senhores!

Como todos facilmente terão entendido, o título acima é variação tosca de um conhecido verso de Augusto...
Um Livro por Mês

O fim da festa, pá

Escrever é, cada vez mais, para o escritor consciente do seu papel nas sociedades contemporâneas, um acto de responsabilidades:...
Aconteceu

Carlos do Carmo recebe Grammy

Carlos do Carmo recebeu, quarta-feira, 19, o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, nos Estados Unidos,...

Imigrantes na pobreza

Mais de um quarto (28,6 por cento) dos cidadãos estrangeiros residentes em Portugal em 2013 vivia em situação de...

Cinco mil perdem RSI

Em dois meses, quase cinco mil pessoas perderam o direito a receber o Rendimento Social de Inserção, segundo os dados do...

«Chegou a Primavera»

«Chegou a Primavera!» é o novo livro de poemas de Fernando Miguel Bernardes, que conta com ilustrações de...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Hoje, 27 Coimbra...

A semana em resumo

Frases

“Não, não pensei em demitir-me [a propósito da...