Carlos do Carmo recebe Grammy
Carlos do Carmo recebeu, quarta-feira, 19, o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, nos Estados Unidos, tornando-se o primeiro o artista português a ser distinguido com este galardão pela sua carreira.
A atribuição do Grammy foi decidida por unanimidade do júri em Junho passado, que reconheceu assim a «excecional importância artística» da carreira do cantor.
Na cerimónia, Carlos do Carmo discursou em português, aproveitando para falar do fado como «uma canção de paixão». «Não é possível cantar o fado sem uma profunda paixão. Sem uma profunda dávida do coração. Fala do amor. Da tristeza. Dos sentimentos. Da vida».
No mesmo dia, em Portugal, um conjunto de conhecidos artistas portugueses prestou uma homenagem a Carlos do Carmo, divulgando um emocionante vídeo de «Lisboa Menina e Moça» cantada a 35 vozes.
Em nome do PCP, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, endereçou a Carlos do Carmo felicitações pela «atribuição do “Lifetime Achivement Grammy”, galardão que distingue e reconhece a dimensão do seu percurso artístico que há 50 anos contribui para afirmar a música e a cultura portuguesas».