Crónica Internacional
16.º EIPCO
Actual
Atracção fatal
Actual
«Os partidos não são todos iguais»
Actual
Vem a propósito
A talhe de foice
Pandora
PCP
Romper com a política de direita
Governos e governantes do PS, PSD e CDS-PP, que formam maiorias em cada momento na Assembleia da República, e os governos que formam alternadamente, conduziram-nos à desgraçada situação em que vivemos. Estes mesmos servem-se do poder e utilizam-no para servir os seus mandantes e as clientelas que andam à babuja.
Defender e recuperar<br> os serviços públicos<br> e as funções sociais do Estado
A defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado é um dos eixos centrais da política patriótica e de esquerda que o PCP propõe para o País – e o tema da quinta de seis semanas temáticas da primeira fase da acção nacional do PCP «A força do Povo, por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda». O debate público sobre esta temática está marcado para o próximo dia 3, em Évora.
Direito de todos e não<br>negócio de alguns
Instrumento de emancipação e desenvolvimento
Salvaguardar o sistema público<br>universal e solidário
Ofensiva geral contra a democracia social
Instrumentos para o desenvolvimento geral
Jerónimo de Sousa participou, no dia 21, numa audição sobre a defesa e recuperação dos serviços públicos e funções sociais do Estado, na qual estiveram presentes sindicalistas e membros de comissões de utentes.
O Partido da verdade e da alternativa
O Secretário-geral do PCP participou, no fim-de-semana, em duas grandes iniciativas, em Albergaria-a-Velha e em Peniche, nas quais reafirmou a necessidade e a possibilidade de uma política alternativa.
Apurar a verdade e exigir justiça
Os tentáculos dos<br>«vistos dourados»
Mais fortes para agir<br>no «requinte» do capitalismo
Decidir e concretizar
Nas assembleias das organizações partidárias que se estão a realizar um pouco por todo o País são assumidas decisões importantes para o reforço da organização e intervenção do PCP.
Tributar o grande capital<br>aliviar o povo
Repor a taxa de 13 por cento
50 iniciativas
Elevar a acção pelo futuro
Das acções realizadas por todo o País, desde dia 21, coube a alguns milhares de pessoas dos distritos de Lisboa e Setúbal levar anteontem ao Parlamento uma mensagem comum de rejeição do Orçamento do Estado para 2015, que os deputados do PSD e do CDS-PP estavam a aprovar, e de determinação em derrotar a política de exploração e empobrecimento e construir uma alternativa.
Lutas na EMEF, PT e TAP
Para parar a privatização da TAP e da EMEF e para impedir a destruição da Portugal Telecom estão em marcha iniciativas de luta das organizações representativas dos trabalhadores.
Unidos e em greve
Vitória nos seguros
Mais impostos, menos direitos
O Parlamento aprovou, anteontem, em votação final global, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e os votos contra de todas as oposições, o OE para 2015 e as Grandes Opções do Plano.
Escândalos da governação
Subvenções vitalícias
Supervisão falha em toda a linha
Concluída a primeira ronda de seis audições no âmbito da comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo, é possível dizer desde já que o «sistema de supervisão financeira é um embuste».
Defender a TAP e a gestão pública
O PCP defende o cancelamento «imediato e definitivo» da privatização da TAP, preconizando, em simultâneo, uma inversão do rumo que apoie a empresa e a valorize enquanto «activo estratégico» que é e que faz dela o maior exportador nacional, um factor de soberania e prestígio do País.
Impedir o crime
Voto sobre o «aniversário da queda do muro de Berlim»
Dia marcante para a luta pela paz
O Concerto pela Paz, realizado no sábado à tarde em Lisboa, foi uma emocionante manifestação de apego aos valores da paz e da solidariedade com os povos. Antes, o CPPC realizou a 25.ª Assembleia da Paz, que definiu as medidas para prosseguir o seu reforço.
Soberania alimentar<br>tem de ser resgatada
Cerca de dois mil delegados oriundos de todo o país – a que se juntaram dezenas de convidados nacionais e cerca de 70 delegações estrangeiras – participaram no VII «Congresso da CNA e da Agricultura Familiar Portuguesa», que se realizou no domingo, 23, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, para discutir a situação da agricultura familiar e aprovar propostas concretas.
Milhares pela escola pública
Uma delegação de estudantes de várias escolas do Ensino Secundário entregou anteontem, 25, no Ministério da Educação, um abaixo-assinado com cerca de 7000 assinaturas contra os cortes na educação.
Erradicar a violência<br>sobre as mulheres
Estudantes do Superior<br>contestam Orçamento
CNOD denuncia e repudia<br>despedimentos na <br>Segurança Social
Defender a produção<br>o emprego e o crescimento
Portugal empobrece
Seminário de Solidariedade<br>com a Palestina
Regressão social expõe crise do capitalismo
A brutal ofensiva contra os direitos dos trabalhadores revela a «natureza predadora» do capitalismo, cuja crise estrutural está a provocar o «agravamento da exploração» e o «retrocesso civilizacional», salientou Francisco Lopes, membro dos organismos executivos do PCP, no encerramento do seminário promovido pelo GUE/NGL e pelo PCP.
Movimento ganha força
As greves convocadas, na segunda-feira, 24, nas regiões de Antuérpia, Hainaut, Limbourg e Luxembourg, tiveram uma forte adesão em todos os sectores, público e privado.
Ensino gratuito!
Cerca de dez mil estudantes manifestaram-se, dia 19, em Londres, contra propinas universitárias exorbitantes e os cortes orçamentais na educação.
O saque da água
Risco de pobreza duplicou
O BCE e o défice democrático na UE
PCP participa no 16.º EIPCO
A importância do papel e da acção dos partidos comunistas e operários foi sublinhado no 16.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Guayaquil, Equador, de 13 a 15 de Novembro.
PLD lidera sondagens
O Partido Liberal Democrata (PLD) lidera as intenções de voto nas eleições marcadas para 14 de Dezembro no Japão, revelam as sondagens divulgadas esta segunda-feira pelo diário Nikkei e pela Tokio TV.