Actual
SIRP – cada vez mais irreformável
Actual
<i>O dono disto tudo</i>
Actual
Que se lixem
Crónica Internacional
Califado imperial
A talhe de foice
Maria Luís
PCP
Desconfigurar para privatizar
Os últimos três anos, na linha do que vinha sendo realizado por sucessivos governos, marcaram uma nova e mais agressiva etapa na afronta à Constituição da República Portuguesa e à Lei de Bases do Sistema Educativo, naquele que é um ajuste de contas da direita mais revanchista, com uma das principais conquistas de Abril: o direito à educação e ao acesso ao conhecimento, independentemente das condições económicas e sociais de cada um.
Comunicado <br>do Comité Central do PCP
O Comité Central do PCP, reunido a 29 e 30 de Junho de 2014, analisou a situação económica, social e política do País, as consequências profundamente nocivas da política de direita e da acção do Governo, em confronto com a Constituição da República; avaliou o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo; apreciou aspectos da situação internacional e na União Europeia; e definiu orientações quanto à iniciativa política, à luta pela concretização de uma alternativa patriótica e de esquerda e ao reforço do Partido.
Urge travar e mudar
O novo ataque do Governo aos direitos e rendimentos dos trabalhadores vem mostrar que, com troika estrangeira ou sem ela, a política que leva o País ao desastre e agrava a exploração dos trabalhadores só será interrompida pela luta. A CGTP-IN promove uma intensa mobilização para a manifestação de 10 de Julho, de modo a mostrar nas ruas a determinação de suster esta ofensiva, mudar de Governo e enveredar por uma política alternativa, de esquerda e soberana.
Falácia na AR
PCP mais forte
Sob o lema «Um PCP mais forte! Mais organização! Mais intervenção!», realizou-se no sábado, 28, a IX Assembleia de Organização Regional de Leiria, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.
Salvaguardar o interesse nacional
O PCP reafirma a necessidade de uma intervenção decidida por parte do Governo e do Banco de Portugal no BES que garanta a defesa do interesse nacional.
Recapitalização da banca à custa <br>dos mesmos de sempre
Mapa judiciário
Diálogo e convergência
Carlos do Carmo
Comboio da Festa
Escola Pública e populações sacrificadas
O encerramento de 311 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico é ditado por razões economicistas e configura-se como um ataque à Escola Pública, ao interesse das populações e ao interior do País.
«Aliança» é precariedade
As grandes empresas associadas ao projecto «Aliança para a Juventude» fomentam a precariedade e a instabilidade dos vínculos laborais e da vida dos trabalhadores mais jovens, alertou a Interjovem.
Enfermeiros exaustos
Luta pelas 35 horas
Plenário no aeroporto
Médicos confirmam greve
Total desprezo pelas populações
Impedir o Governo de proceder ao encerramento de serviços públicos, eis o sentido imediato de um projecto lei do PCP, que a maioria PSD/CDS-PP inviabilizou dia 25 no Parlamento.
Subterfúgios para não pagar
Veto contra serviço público
A Empresa Geral de Fomento (EGF) impediu, no dia 20, em Assembleia Geral convocada pelos municípios accionistas, que a AMARSUL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., se mantenha uma empresa de capital maioritariamente público.
CPPME reclama medidas<br> ao Governo
Derrotar o Governo
Emprego e serviço público
Os ferroviários belgas cumpriram uma greve de 24 horas na segunda-feira, 30, em protesto contra a destruição da empresa pública (SNCB), a precarização e a degradação do serviço.
Saúde em risco
Um recente inquérito em França revela que mais de um em cada quatro indivíduos se viu obrigado a prescindir de pelo menos um tratamento médico.
Espanhóis apertam o cinto
Privatização suspensa
Bulgária antecipa eleições
Novo mandato, a mesma luta!
Ofensiva de Kiev <br> revela trégua ilusória
Não foi cumprido o cessar-fogo no Leste da Ucrânia, onde as forças antigolpistas responderam aos ataques de Kiev. A junta fascista ucraniana voltou a comprometer-se com uma nova trégua, mas no terreno reforça a opção militar e nos gabinetes prossegue a subjugação aos interesses imperialistas.
Gasolina sobre fogo
Os EUA pretendem reforçar com mais 500 milhões de dólares o apoio aos terroristas na Síria, decisão que face à situação no Iraque e na Palestina significa deitar gasolina sobre fogo.