Enfermeiros exaustos

O bloqueamento à contratação de pessoal por parte dos ministérios da Saúde e das Finanças está a conduzir os enfermeiros do Hospital de Santarém ao cansaço extremo, gerando uma situação de ruptura na unidade hospitalar que tem tendência para se agravar no período de Verão, afirma o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) em comunicado. 
Os enfermeiros, submetidos à imposição do horário de 40 horas e que acabam por fazer 50/60 horas semanais em virtude do «volume de trabalho extraordinário», «nunca estão realmente de folga, tal como a Lei obriga», afirma ainda a direcção regional do SEP, que destaca o facto de os profissionais não terem pausas para «recuperar física e psicologicamente» e não terem vida familiar. O sindicato, que considera a situação preocupante e de risco para os utentes, dada a diminuição de enfermeiros e a sua exaustão, afirma que os profissionais declinam qualquer responsabilidade no problema e que, se este se mantiver e continuar a ser ignorado, estão prontos para tomar «medidas mais radicais, nomeadamente a recusa ao trabalho extraordinário».

Profissionais exaustos, a cujo trabalho extraordinário se recorre de forma sistemática para fazer frente a carências de pessoal, os enfermeiros do Centro de Saúde Arnaldo Sampaio, do ACES Pinhal Litoral, vão fazer greve das 8h00 do dia 10 às 20h00 do dia 11. No pré-aviso de greve emitido pelo SEP, afirma-se que a equipa de enfermagem exige a contratação de mais profissionais e anuncia a sua indisponibilidade para a realização do trabalho extraordinário programado.




Mais artigos de: Trabalhadores

Escola Pública e populações sacrificadas

O encerramento de 311 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico é ditado por razões economicistas e configura-se como um ataque à Escola Pública, ao interesse das populações e ao interior do País.

«Aliança» é precariedade

As grandes empresas associadas ao projecto «Aliança para a Juventude» fomentam a precariedade e a instabilidade dos vínculos laborais e da vida dos trabalhadores mais jovens, alertou a Interjovem.

Luta pelas 35 horas

Dando continuidade à luta por horários de trabalho dignos, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) assinou no dia 18 de Junho com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz um Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP), no qual se...

Plenário no aeroporto

Centenas de trabalhadores da SPdH realizaram um plenário, no dia 25 à tarde, junto ao terminal das chegadas do aeroporto de Lisboa. A concentração deu visibilidade à luta dos trabalhadores «por horários mais humanos, contra a privatização do restante capital...

Médicos confirmam greve

«Temos de dar a resposta adequada» nos dias 8 e 9 de Julho, reafirmou a comissão executiva da Federação Nacional dos Médicos, considerando como «promessas de circunstância» as mais recentes declarações de Paulo Macedo e outros governantes....