Privatização suspensa
A agência grega das privatizações (HRADF) comunicou, na segunda-feira, 30, à companhia de águas de Salónica (EYTATH) que o processo de privatização está suspenso.
A decisão foi tomada após o êxito do referendo local promovido, a 18 de Maio, por sindicatos e organizações sociais, no qual 98 por cento de 220 mil votantes recusaram a privatização da empresa.
Uma semana depois da consulta, o Conselho de Estado, instância máxima judicial, bloqueou a transferência da companhia de águas de Atenas para a agência grega das privatizações.
Segundo a alta instância, a decisão de privatizar as águas de Atenas contraria dois artigos da Constituição do país, que obrigam o Estado a garantir a saúde pública e o direito dos cidadãos à saúde.
O acórdão aplica-se directamente aos restantes casos de privatização de companhias públicas de águas, razão por que a agência das privatizações decidiu suspender o processo em Salónica.
Os trabalhadores, sindicatos e organizações sociais congratularam-se com esta vitória da luta das populações, que representa ao mesmo tempo uma derrota demolidora das políticas da troika impostas desde 2010 à Grécia.