Actual
Os quadros de Miró
Actual
Uma ideia brilhante
Actual
Escravos engravatados? Não! Cravos!
A talhe de foice
A coutada
PCP
A vida desmente propaganda do Governo e do capital
Toda a campanha ideológica do Governo e do grande capital quer convencer-nos de que estamos no bom caminho, que o pior já passou. Com este discurso, querem fomentar a resignação e esconder que pretendem continuar a agressão após o pacto. A situação do País e do distrito de Coimbra desmentem a tese e a propaganda governamentais.
Crónica Internacional
Ucrânia e Munique
A luta conta<br>e vai continuar
Em Lisboa e mais duas dezenas de cidades, abrangendo todos os distritos e regiões autónomas, o dia nacional de luta trouxe às ruas muitos milhares de pessoas, contra a exploração e o empobrecimento, contra a política de direita e o terrorismo social, pela demissão do Governo e a antecipação das eleições legislativas, por uma ruptura com o memorando da troika e por uma alternativa de esquerda e soberana.
Lutar já é vencer
O «discurso do charlatão»
A luta vai continuar já
Sem dedos nem anéis
Prosseguindo e intensificando a entrega ao grande capital de importantes sectores económicos do País, o Governo decidiu agora privatizar a EGF, gestora dos resíduos sólidos da Águas de Portugal.
SNS está a ser destruído aos poucos
Marca distintiva de uma açcão ímpar
Os deputados do PCP apostam no contacto directo com os trabalhadores e as populações, aos quais dão voz nas instituições em que são eleitos.
Recrutar, estruturar, intervir
Valorizar o sector portuário
Afirmar Abril
Lutas justas nos transportes
O protesto dos ferroviários, anteontem à tarde, voltou a chamar a atenção para os verdadeiros problemas que afectam o sector de transportes e para a importância de manter e intensificar a luta contra o roubo de salários, pensões e direitos e pela defesa do serviço público, contra as privatizações.
A ganhar
Metro e Carris
Atentos na TAP
Solidariedade
Lutar por salários
Em empresas altamente lucrativas, como a Petrogal, a EDP ou os CTT, os trabalhadores lutam por aumentos salariais dignos, desafiando a recusa das administrações.
Fraudes no emprego
O Governo quer esconder o aumento do desemprego, sobretudo entre os jovens, e iludir a inconstitucionalidade do despedimento sem justa causa, acusou a CGTP-IN, insistindo nas propostas para a criação de emprego com direitos.
«Guerra» à vista na hotelaria
Forçar o diálogo
Professores aposentados
Repressão na Bosch
Congresso da USCB
Militares na rua dia 13
Escandalosas benesses ao capital
O Secretário-geral do PCP trouxe de novo para a ordem do dia a iniquidade na distribuição dos sacrifícios, acusando o Governo de proteger e favorecer os interesses dos poderosos ao mesmo tempo que impõe terríveis sacrifícios aos trabalhadores e reformados.
Conversa fiada
Demissão é urgência patriótica
O Governo fala de «milagre económico» e de «sinais positivos». O que a realidade mostra, porém, é um «País a saque», que está «mais pobre, mais dependente, menos democrático».
Taxas são obstáculo à saúde
Borlas para o patrão
Sacrificar tudo ao agro-negócio
Ao Governo falta vontade política para resolver os problemas da agricultura. «Não os resolve porque não quer», assevera o deputado comunista João Ramos.
Nem despedimentos nem cortes salariais
O PCP está solidário com os enfermeiros da Linha Saúde 24, salientando que a sua luta é pelo trabalho com direitos, por um serviço público de saúde de qualidade.
Requalificação da Escola de Azeitão
Por um combate integrado
Melhorar acesso
Terapêuticas não convencionais
João Ferreira é o primeiro candidato
João Ferreira, actual deputado ao Parlamento Europeu, é o primeiro candidato da lista da CDU para as eleições europeias de 25 de Maio. A apresentação pública é no dia 10, em Lisboa.
Mudar para o mesmo
No dia 30 de Janeiro assinalaram-se os primeiros 100 dias da tomada de posse nos órgãos municipais na cidade do Porto. Para a CDU, as «declarações de mudança» do novo executivo «não tiveram tradução em alterações substanciais de políticas».
Vitória dos trabalhadores
Com uma forte presença de trabalhadores e de dirigentes do STAL, a Câmara de Odivelas aprovou, no dia 29, a suspensão da aplicação das 40 horas de trabalho. A CDU congratula-se com a decisão, «uma vitória dos trabalhadores e dos seus sindicatos de classe».
Em luta pela ciência
Centenas de bolseiros e candidatos a bolsas de investigação científica participaram no dia 29 em diferentes iniciativas de protesto convocadas pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).
Obrigados a trabalhar <br>para prosseguir os estudos
Reforçar a democracia <br>na Moita
Autarcas exigem <br>devolução das freguesias
Revolução dos Cravos
Concentração <br>no Amadora-Sintra
Uma lei medieval contra as mulheres
Dezenas de milhares de homens e mulheres confluíram, no sábado, 2, de todas as partes de Espanha, para Madrid, onde exigiram a retirada do projecto que proíbe o aborto.
Por direitos iguais
O relatório da deputada do PCP no PE, Inês Zuber, sobre igualdade entre homens e mulheres foi aprovado, dia 23, pela Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros do Parlamento Europeu.
Um drama europeu
Fim à troika
FIAT abandona Itália
A resposta da UE à crise<br>é mais do mesmo
FMLN na frente
O candidato da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), Salvador Cerén, venceu a primeira volta das eleições presidenciais. A 9 de Março disputa a chefia do Estado e do governo com Norman Quijano, da Aliança Republicana Nacionalista (ARENA).
Combater o fascismo
Artigo de acesso livre
O PCP solidariza-se com o Partido Comunista da Ucrânia (PCU) e denuncia «veementemente a campanha anticomunista e a acção desestabilizadora e violenta empreendida pela direita ucraniana e forças pró-fascistas e ultranacionalistas».
Paz difícil na Síria
Líbia insurrecta
Os correios americanos <br> (também) são do povo
<i>We Shall Overcome</i>
Poucos intérpretes e criadores de música popular terão merecido ao desaparecerem o destaque sobre a sua figura e o seu trabalho que praticamente em todo o mundo foi atribuído à morte na passada semana, com 93 anos, de Pete Seeger.
Uma enorme operação de propaganda (*)
Após o governo ter anunciado um défice orçamental em contabilidade pública inferior a 5%, que é diferente do défice real, que é só dado pela contabilidade nacional, Marco António, coordenador da comissão política nacional do PSD, veio logo dizer na televisão que «Portugal está no rumo certo» e congratular-se pelos «Bons resultados alcançados»; José Gomes Ferreira da SIC, embora dizendo que aquele valor do défice devia ter sido alcançado de outra forma, também afirmou na mesma linha que com aquele «Resultado estamos de parabéns»; Bruno Proença, diretor do D.E. escreveu mesmo «Parabéns aos portugueses pelo défice de 2013»; etc.