Afirmar Abril
«Sem os valores de Abril não há saída de progresso e justiça social para Portugal», afirmou Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política e director do Avante!, num debate realizado em São Pedro do Sul no passado dia 31. A sessão, intitulada «A Revolução de Abril: o passado e o presente», foi promovida pela Comissão Concelhia do PCP.
O debate permitiu lembrar, entre outras questões, a repressão exercida pelo regime fascista, o papel da resistência, as conquistas de Abril e a necessidade de continuar a lutar por direitos então conquistados e hoje tão ameaçados. Na sua intervenção, Manuel Rodrigues recordou a importância do PCP e de muitos democratas no derrube da ditadura e na conquista de direitos como a liberdade sindical, o direito à negociação e a contratação colectivas; a liberdade de reunião, de manifestação, de associação, de expressão e de imprensa; o direito à greve; as eleições livres e a livre formação de partidos; o salário mínimo nacional, o subsídio de desemprego, pensões e reformas generalizadas a todos; o direito à saúde, à educação e à segurança social, a liberdade de criação e fruição culturais.
A igualdade de direitos entre homens e mulheres foi particularmente frisada, lembrando que o direito à licença de maternidade é uma conquista de Abril, só possível porque homens e mulheres, unidos, lutaram para que fosse possível. Muitos dos presentes evocaram a sua própria experiência pessoal, particularmente através das manifestações populares ocorridas no concelho na sequência da revolução. A evocação do passado foi motivo para afirmar a actualidade e perenidade dos valores e conquistas de Abril no futuro democrático de Portugal.