Salazar manipulou emigração
O investigador Vítor Pereira, autor de um estudo sobre emigração portuguesa para França, concluiu que o Estado Novo permitiu e «manipulou», através da PIDE, os fluxos migrantes clandestinos que totalizaram mais de 900 mil pessoas entre 1957 e 1974.
Em declarações à Lusa, dia 29, o autor, professor auxiliar da Universidade de Pau et des Pays de l’Adour, em França, afirma que a emigração clandestina era «a melhor solução» para Salazar, que fazia transparecer que se tratava de um fluxo impossível de controlar, «fabricando» ao mesmo tempo um bode expiatório responsável pelo êxodo.
«As pessoas quando passavam “a salto” pagavam 10 ou 15 contos, que era muito dinheiro para a época». O regime culpava os «passadores», mas o facto é que nunca os combateu de forma eficaz, pelo contrário, nota o investigador que estudou o envolvimento e influência da PIDE em França e o papel dos «passadores» que mantinham o negócio.
O livro, intitulado «A Ditadura de Salazar e a Emigração», tem a chancela da editora Temas e Debates/Círculo de Leitores.