Revolução dos Cravos
No âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril, tem lugar no dia 12, às 18.30 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão pública e debate sobre «O Estado de Direito e o Estado Social em Perigo». Guilherme da Fonseca, Juiz Conselheiro (jubilado) do Tribunal Constitucional, e João Ferreira do Amaral, Economista e Professor Universitário, são os oradores convidados para esta iniciativa, promovida pela Comissão para a Defesa da Liberdade e da Democracia.
No próximo domingo, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila, em Montemor-o-Novo, acolhe uma sessão pública evocativa da Reforma Agrária, no âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos. Ali será apresentado, a partir das 15 horas, um manifesto de apoio, bem como os seus subscritores, e anunciadas as linhas gerais das iniciativas – da responsabilidade da Casa do Alentejo, da Cooperativa Cultural Alentejana, da Associação Povo Alentejano e da Agro Alpiarça – que terão lugar, durante todo o ano de 2014, tendo como tema central a Reforma Agrária.
Neste dia – com a presença de Hortênsia Menino, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo – estão previstas diversas intervenções e testemunhos de alguns daqueles que participaram na concretização da Reforma Agrária nos campos do Sul, ou que de alguma forma a ela estiveram ligados, bem como a actuação do Grupo Coral da Cabeça Gorda e do cantor Samuel.