Bolseiros protestam contra desinvestimento

Em luta pela ciência

Cen­tenas de bol­seiros e can­di­datos a bolsas de in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica par­ti­ci­param no dia 29 em di­fe­rentes ini­ci­a­tivas de pro­testo con­vo­cadas pela As­so­ci­ação de Bol­seiros de In­ves­ti­gação Ci­en­tí­fica (ABIC).

«Com este de­sin­ves­ti­mento na ci­ência, que fu­turo me resta?»

Image 14993

Os par­ti­ci­pantes con­tes­taram o cres­cente de­sin­ves­ti­mento na ci­ência em Por­tugal, bem como os cortes bru­tais ve­ri­fi­cados na atri­buição de bolsas in­di­vi­duais de dou­to­ra­mento e pós-dou­to­ra­mento pela Fun­dação para a Ci­ência e Tec­no­logia.

Estas ini­ci­a­tivas ti­veram lugar no dia em que, na As­sem­bleia da Re­pú­blica (AR), de­correu a dis­cussão sobre a pe­tição pú­blica pro­mo­vida pela ABIC, onde se ex­punha os pro­blemas no con­curso de atri­buição de bolsas, que contou com mais de quatro mil subs­cri­tores.

Em Lisboa, de­zenas de pes­soas res­pon­deram ao apelo da As­so­ci­ação e jun­taram-se na porta la­teral da AR para as­sistir à dis­cussão par­la­mentar da pe­tição. No final, dentro das ga­le­rias do Par­la­mento, os ma­ni­fes­tantes vi­raram costas ao he­mi­ciclo, sim­bo­li­zando assim o fu­turo que resta à in­ves­ti­gação ci­en­tí­fica, caso a pro­posta apre­sen­tada pelo PCP para a re­po­sição dos ín­dices de atri­buição de bolsas, em dis­cussão no dia 31, fosse chum­bada, o que veio a acon­tecer.

O Largo D. Dinis foi o local es­co­lhido para o pro­testo em Coimbra, onde 70 pes­soas se con­cen­traram. Após des­cer­rarem três faixas nas Es­cadas Mo­nu­men­tais, onde se podia ler «Com este de­sin­ves­ti­mento na ci­ência, este é o ca­minho que resta», se­guido de uma seta que apon­tava para o fundo da es­ca­daria, os ma­ni­fes­tantes di­ri­giram-se ao ga­bi­nete do Pro­vedor do Bol­seiro, Ar­sélio Car­valho Pato, para aí en­tre­garem uma série de pos­tais as­si­nados onde per­guntam: «Com este de­sin­ves­ti­mento na ci­ência, que fu­turo me resta?». Para além dos pos­tais, a ABIC fez ainda chegar uma carta onde con­fronta o pro­vedor com as con­di­ções de vida dos bol­seiros, os cortes no con­curso de atri­buição de bolsas e os múl­ti­plos erros do pro­cesso con­cursal. Os bol­seiros es­peram assim ver as­su­mida uma po­sição por parte do pro­vedor.

Também em Aveiro a con­tes­tação teve lugar, com cerca de 120 bol­seiros a re­a­li­zarem um fo­to­pro­testo alu­sivo à re­dução de pes­soas a tra­ba­lhar na ci­ência e in­ves­ti­gação, con­sequência do de­sin­ves­ti­mento cres­cente.

Já no Porto, cerca de 50 pes­soas con­cen­traram-se em frente ao Ins­ti­tuto de Bi­o­logia Mo­le­cular e Ce­lular, onde pen­du­raram uma faixa com a frase «Em luta pela ci­ência».

Cons­ci­entes de que estas po­lí­ticas afectam igual­mente os bol­seiros de in­ves­ti­gação a de­sen­volver a sua pes­quisa fora de Por­tugal, também no es­tran­geiro ocor­reram ac­ções de con­tes­tação.




Mais artigos de: Nacional

João Ferreira é o primeiro candidato

João Fer­reira, ac­tual de­pu­tado ao Par­la­mento Eu­ropeu, é o pri­meiro can­di­dato da lista da CDU para as elei­ções eu­ro­peias de 25 de Maio. A apre­sen­tação pú­blica é no dia 10, em Lisboa.

Mudar para o mesmo

No dia 30 de Ja­neiro as­si­na­laram-se os pri­meiros 100 dias da to­mada de posse nos ór­gãos mu­ni­ci­pais na ci­dade do Porto. Para a CDU, as «de­cla­ra­ções de mu­dança» do novo exe­cu­tivo «não ti­veram tra­dução em al­te­ra­ções subs­tan­ciais de po­lí­ticas».

Vitória dos trabalhadores

Com uma forte pre­sença de tra­ba­lha­dores e de di­ri­gentes do STAL, a Câ­mara de Odi­velas aprovou, no dia 29, a sus­pensão da apli­cação das 40 horas de tra­balho. A CDU con­gra­tula-se com a de­cisão, «uma vi­tória dos tra­ba­lha­dores e dos seus sin­di­catos de classe».

Obrigados a trabalhar <br>para prosseguir os estudos

A Universidade de Coimbra implementou o «Programa de Apoio Social a Estudantes», através de actividades de tempo parcial (PASEP), colocando os estudantes a trabalhar em serviços da Universidade, como cantinas, vigilância de exames, biblioteca, entre outros, em troca de senhas de...

Reforçar a democracia <br>na Moita

A Câmara da Moita aprovou, por unanimidade, no dia 29, a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 600 euros, ao Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho que, no âmbito do AtletisMoita – Torneio em Atletismo das Colectividades do Concelho da Moita, vai dinamizar o 11.º Corta...

Autarcas exigem <br>devolução das freguesias

A cidade de Aveiro acolheu nos dias 31 de Janeiro e 1 e 2 de Fevereiro o XIV Congresso da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). Sob o lema «+Freguesia, melhor futuro», esta iniciativa contou com a participação de 850 delegados e cerca de 200...

Revolução dos Cravos

No âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril, tem lugar no dia 12, às 18.30 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma sessão pública e debate sobre «O Estado de Direito e o Estado Social em Perigo». Guilherme da Fonseca, Juiz Conselheiro (jubilado) do Tribunal...

Concentração <br>no Amadora-Sintra

Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 10, às 11 horas, uma concentração junto ao Hospital Dr. Fernando Fonseca, mais conhecido por Hospital Amadora-Sintra. A acção, promovida pela plataforma «Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de...