Editorial

Maré de lutas, rumo a Abril

Depois das muitas lutas travadas neste início de 2014 (agricultores, trabalhadores dos transportes, da recolha do lixo da Câmara...
Opinião
Actual

Os quadros de Miró

A novela em torno da venda pelo Estado português das obras do pintor catalão Juan Miró andará muito distante das...
Actual

Uma ideia brilhante

Com a proximidade das eleições europeias intensificou-se o discurso que o Governo tem vindo a cultivar nos últimos tempos...
A talhe de foice

A coutada

Paulo Portas pôs-se há dias a dizer aos espanhóis, numa reunião do PP de Rajoy, que há «terra à...
PCP

A vida desmente propaganda do Governo e do capital

Toda a campanha ideológica do Governo e do grande capital quer convencer-nos de que estamos no bom caminho, que o pior já passou. Com este discurso, querem fomentar a resignação e esconder que pretendem continuar a agressão após o pacto. A situação do País e do distrito de Coimbra desmentem a tese e a propaganda governamentais.

Crónica Internacional

Ucrânia e Munique

Os desenvolvimentos da crise ucraniana (política, económica e social) dos últimos meses e semanas assumem extrema...
Em Foco

A luta conta<br>e vai continuar

Em Lisboa e mais duas dezenas de cidades, abrangendo todos os distritos e regiões autónomas, o dia nacional de luta trouxe às ruas muitos milhares de pessoas, contra a exploração e o empobrecimento, contra a política de direita e o terrorismo social, pela demissão do Governo e a antecipação das eleições legislativas, por uma ruptura com o memorando da troika e por uma alternativa de esquerda e soberana.

O «discurso do charlatão»

A CGTP-IN reafirma que a aplicação do memorando, há quase três anos, representa «um roubo gigantesco, o...
PCP

Sem dedos nem anéis

Prosseguindo e intensificando a entrega ao grande capital de importantes sectores económicos do País, o Governo decidiu agora privatizar a EGF, gestora dos resíduos sólidos da Águas de Portugal.

Recrutar, estruturar, intervir

Com a presença de meia centena de militantes, realizou-se no dia 25 de Janeiro a 10.ª Assembleia da Organização...

Valorizar o sector portuário

O PCP está contra a transferência da gestão dos portos comerciais do Algarve para a Administração do Porto...

Afirmar Abril

«Sem os valores de Abril não há saída de progresso e justiça social para Portugal», afirmou Manuel...
Trabalhadores

Lutas justas nos transportes

O protesto dos ferroviários, anteontem à tarde, voltou a chamar a atenção para os verdadeiros problemas que afectam o sector de transportes e para a importância de manter e intensificar a luta contra o roubo de salários, pensões e direitos e pela defesa do serviço público, contra as privatizações.

A ganhar

A reintegração na Carris de José Manuel Passinhas Pólvora foi decidida pelo Tribunal da Relação de...

Metro e Carris

Amanhã, a partir das 14.30 horas, na Praça Luís de Camões, junto ao Ministério da Economia, trabalhadores...

Atentos na TAP

«É chegado o momento de estarmos atentos e mobilizados para resistir e continuar a luta pela TAP como empresa...

Solidariedade

A CGTP-IN e a sua Federação dos Transportes e Comunicações saudaram anteontem a luta dos trabalhadores...

Lutar por salários

Em empresas altamente lucrativas, como a Petrogal, a EDP ou os CTT, os trabalhadores lutam por aumentos salariais dignos, desafiando a recusa das administrações.

Fraudes no emprego

O Governo quer esconder o aumento do desemprego, sobretudo entre os jovens, e iludir a inconstitucionalidade do despedimento sem justa causa, acusou a CGTP-IN, insistindo nas propostas para a criação de emprego com direitos.

Forçar o diálogo

Os dirigentes e activistas do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP-IN)...

Professores aposentados

Na quinta-feira, 30 de Janeiro, centenas de docentes aposentados concentraram-se junto à residência...

Repressão na Bosch

Denunciar o «comportamento vergonhoso» da administração da Bosch, que abriu processos disciplinares a dirigentes e...

Congresso da USCB

A União dos Sindicatos de Castelo Branco/CGTP-IN realiza, sábado, no Centro Cultural de Alcains, o seu 7.º Congresso....

Militares na rua dia 13

As associações profissionais de militares decidiram realizar no dia 13, quinta-feira, às 18 horas, na Praça...
Assembleia da República

Escandalosas benesses ao capital

O Secretário-geral do PCP trouxe de novo para a ordem do dia a iniquidade na distribuição dos sacrifícios, acusando o Governo de proteger e favorecer os interesses dos poderosos ao mesmo tempo que impõe terríveis sacrifícios aos trabalhadores e reformados.

Conversa fiada

Também o CDS-PP não perdeu ensejo na passada semana para compor o discurso em torno dos «sinais positivos» na...

Demissão é urgência patriótica

O Governo fala de «milagre económico» e de «sinais positivos». O que a realidade mostra, porém, é um «País a saque», que está «mais pobre, mais dependente, menos democrático».

Taxas são obstáculo à saúde

O PS alinhou com o PSD e o CDS-PP no voto contra o projecto de lei do PCP (idêntico diploma do BE teve igual desfecho) que pretendia...

Borlas para o patrão

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP rejeitou o projecto de lei com o qual o PCP pretendia repor os quatro feriados tirados pelo Governo,...

Sacrificar tudo ao agro-negócio

Ao Governo falta vontade política para resolver os problemas da agricultura. «Não os resolve porque não quer», assevera o deputado comunista João Ramos.

Nem despedimentos nem cortes salariais

O PCP está solidário com os enfermeiros da Linha Saúde 24, salientando que a sua luta é pelo trabalho com direitos, por um serviço público de saúde de qualidade.

Por um combate integrado

O Parlamento aprovou recentemente um projecto de resolução da maioria onde se recomenda ao Governo o «reforço das...

Melhorar acesso

Urge melhorar a acessibilidade dos doentes com doenças raras aos respectivos medicamentos. Das dificuldades actuais que se colocam aos...
Nacional

João Ferreira é o primeiro candidato

João Ferreira, actual deputado ao Parlamento Europeu, é o primeiro candidato da lista da CDU para as eleições europeias de 25 de Maio. A apresentação pública é no dia 10, em Lisboa.

Mudar para o mesmo

No dia 30 de Janeiro assinalaram-se os primeiros 100 dias da tomada de posse nos órgãos municipais na cidade do Porto. Para a CDU, as «declarações de mudança» do novo executivo «não tiveram tradução em alterações substanciais de políticas».

Vitória dos trabalhadores

Com uma forte presença de trabalhadores e de dirigentes do STAL, a Câmara de Odivelas aprovou, no dia 29, a suspensão da aplicação das 40 horas de trabalho. A CDU congratula-se com a decisão, «uma vitória dos trabalhadores e dos seus sindicatos de classe».

Em luta pela ciência

Centenas de bolseiros e candidatos a bolsas de investigação científica participaram no dia 29 em diferentes iniciativas de protesto convocadas pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

Revolução dos Cravos

No âmbito do 40.º aniversário do 25 de Abril, tem lugar no dia 12, às 18.30 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa,...
Europa

Uma lei medieval contra as mulheres

Dezenas de milhares de homens e mulheres confluíram, no sábado, 2, de todas as partes de Espanha, para Madrid, onde exigiram a retirada do projecto que proíbe o aborto.

Por direitos iguais

O relatório da deputada do PCP no PE, Inês Zuber, sobre igualdade entre homens e mulheres foi aprovado, dia 23, pela Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros do Parlamento Europeu.

Um drama europeu

O número de pessoas sem abrigo em França duplicou desde 2011, cifrando-se em 141 500 de...

Fim à troika

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Inês Zuber e João Ferreira, apresentaram, dia 31, um conjunto de propostas que visam...

FIAT abandona Itália

Ao anunciar, dia 29, o nascimento da Fiat Chrysler Automobiles, o chefe executivo da Fiat, Sergio Marchionne, confirmou igualmente a...
Internacional

FMLN na frente

O candidato da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), Salvador Cerén, venceu a primeira volta das eleições presidenciais. A 9 de Março disputa a chefia do Estado e do governo com Norman Quijano, da Aliança Republicana Nacionalista (ARENA).

 

Combater o fascismo

Artigo de acesso livre

O PCP solidariza-se com o Partido Comunista da Ucrânia (PCU) e denuncia «veementemente a campanha anticomunista e a acção desestabilizadora e violenta empreendida pela direita ucraniana e forças pró-fascistas e ultranacionalistas».

Paz difícil na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros sírio acusa os «rebeldes» de impedirem a entrada de ajuda humanitária...

Líbia insurrecta

O governo de Tripoli anunciou, quinta-feira, 30, que forças que lhe são leais assumiram o controlo do aeroporto da cidade de...
Temas

<i>We Shall Overcome</i>

Poucos intérpretes e criadores de música popular terão merecido ao desaparecerem o destaque sobre a sua figura e o seu trabalho que praticamente em todo o mundo foi atribuído à morte na passada semana, com 93 anos, de Pete Seeger.

 

Uma enorme operação de propaganda (*)

Após o governo ter anunciado um défice orçamental em contabilidade pública inferior a 5%, que é diferente do défice real, que é só dado pela contabilidade nacional, Marco António, coordenador da comissão política nacional do PSD, veio logo dizer na televisão que «Portugal está no rumo certo» e congratular-se pelos «Bons resultados alcançados»; José Gomes Ferreira da SIC, embora dizendo que aquele valor do défice devia ter sido alcançado de outra forma, também afirmou na mesma linha que com aquele «Resultado estamos de parabéns»; Bruno Proença, diretor do D.E. escreveu mesmo «Parabéns aos portugueses pelo défice de 2013»; etc.

Argumentos
TVisto

A TV na ofensiva

Não há que enganar e nem sequer é fácil conseguir ser enganado mesmo que ao abrigo de uma grande ignorância...
Pontos Cardeais

As portas que Ary abriu

Escrevo a a 18 de Janeiro de 2014, dia em que faz 30 anos que morreu José Carlos Ary dos Santos. Escrevo dolorido. Escrevo...
Sociedade

Raciocínios diferentes

Ao assistirmos às entrevistas nos grandes media percebemos que frequentemente o entrevistado e o entrevistador utilizam o mesmo idioma...
Aconteceu

Salazar manipulou emigração

O investigador Vítor Pereira, autor de um estudo sobre emigração portuguesa para França, concluiu que o Estado...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Com o PCP, os valores...

A semana em resumo

Frases

“Alberto da Ponte adoraria chegar à RTP e dizer «você está...