Editorial

AINDA O SINISTRO OE

Insista-se as vezes que forem necessárias: o Orçamento do Estado aprovado pela maioria que, na Assembleia da República,...
Opinião
Actual

Ainda que

Ainda que fosse uma empresa que desse milhões de euros de prejuízo ao erário público, coisa que os CTT...
Actual

Aveiro: Ontem e Hoje

Estávamos em 1973, na chamada primavera Marcelista que o PCP muito justamente considerou de Salazarismo sem Salazar. Em Aveiro, terra...
Actual

O santo e a senha

Já se sabia que havia uns quantos portugueses multimilionários e que as respectivas fortunas cresceram nos últimos anos...
Crónica Internacional

Revés da UE em Vilnius

Terminou em fiasco a Cimeira de Vilnius da Parceria Oriental da UE dos dias 28-29 de Novembro. O não ucraniano à...
A talhe de foice

O bestiário

A pose é a farda do Governo, com todos empertigados nas suas alocuções e supondo que o grosso da fala e a solenidade do...
PCP

A indignação saiu à rua num dia assim

O apelo da CGTP-IN foi muito claro e acer­tado: fazer de 26 de No­vembro, data da apro­vação do Or­ça­mento do Es­tado para 2014, um dia na­ci­onal de in­dig­nação, pro­testo e luta. E foi isso que se passou: en­quanto a mai­oria PSD-CDS apro­vava na As­sem­bleia da Re­pú­blica mais um or­ça­mento de roubo, mi­séria e des­truição do País, cá fora os tra­ba­lha­dores e o povo por­tu­guês re­jei­taram-no de forma con­tun­dente.

Em Foco

Elemento essencial para o futuro progressista do País

O exer­cício da so­be­rania e da in­de­pen­dência na­ci­o­nais é es­sen­cial para ga­rantir o de­sen­vol­vi­mento do País e o bem-estar dos tra­ba­lha­dores e do povo. Esta foi uma das ideias cen­trais que so­bres­saiu da sessão pú­blica sobre este tema, re­a­li­zada no do­mingo em Lisboa, in­se­rida nas co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário do nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal.

Soberania é questão de classe

Na sessão pú­blica do pas­sado do­mingo, que teve como lema «Álvaro Cu­nhal, a so­be­rania e in­de­pen­dência na­ci­o­nais», falou-se das vá­rias formas que as­sume a sub­missão do País ao es­tran­geiro e dos ca­mi­nhos para a li­ber­tação.

Uma história que conta outras histórias

A ex­po­sição evo­ca­tiva do cen­te­nário de Álvaro Cu­nhal in­ti­tu­lada «Vida, Pen­sa­mento e Luta: Exemplo que se Pro­jecta na Ac­tu­a­li­dade e no Fu­turo» foi inau­gu­rada no sá­bado à tarde no Centro de Con­gressos da Al­fân­dega do Porto, onde es­tará pa­tente até ao pró­ximo dia 15. De­pois de, em Lisboa, a mostra ter sido vi­si­tada por mais de 20 mil pes­soas, agora é a vez dos tra­ba­lha­dores, dos de­mo­cratas e pa­tri­otas do Norte do País tes­te­mu­nharem o exemplo de re­vo­lu­ci­o­nário ab­ne­gado, de in­te­lec­tual só­lido e ho­nesto, de ar­tista ta­len­toso que ine­ga­vel­mente foi Álvaro Cu­nhal.

CGTP-IN evoca Álvaro Cunhal

A CGTP-IN levou a cabo duas importantes e marcantes iniciativas relacionadas com o centenário do nascimento...
PCP

Exigências justas

Para o PCP, não há nada que possa apagar a jus­teza das rei­vin­di­ca­ções dos pro­fis­si­o­nais das forças e ser­viços de se­gu­rança e a di­mensão da ma­ni­fes­tação que re­a­li­zaram no dia 21.

Crescer na emigração

O Organismo de Direcção Nacional do PCP em França (ODN) reuniu em Paris para perspectivar as grandes linhas de...
Trabalhadores

Fenprof mantém lutas

O acordo pa­la­ciano entre as or­ga­ni­za­ções da UGT e o Go­verno do PSD e do CDS-PP cor­res­ponde à le­gi­ti­mação da prova de acesso à pro­fissão do­cente, pro­testou a Fe­de­ração Na­ci­onal dos Pro­fes­sores.

Luta ao rubro pelos CTT

Firmes e com ra­zões fortes, os tra­ba­lha­dores dos CTT e as suas or­ga­ni­za­ções de classe es­ti­veram em greve na sexta-feira, ma­ni­fes­taram-se em Lisboa e con­fir­maram novas ac­ções na úl­tima se­mana do ano.

Crime e resistência

O anúncio ofi­cial dos úl­timos passos do plano para acabar com os Es­ta­leiros Na­vais de Viana do Cas­telo sus­citou fortes pro­testos na opi­nião pú­blica e res­posta firme dos tra­ba­lha­dores, das suas or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas e do PCP.

Greves nos transportes

Contra os cortes de salários e de direitos, inscritos no Orçamento do Estado e no Decreto-Lei...

Pelo futuro dos EFE

Um plenário teve lugar no dia 26 de Novembro, de manhã, junto às instalações do Estado-Maior do...
Assembleia da República

Há alternativa à política de desastre

O PCP vai in­ter­pelar o Go­verno dia 19 na AR sobre as fun­ções so­ciais do Es­tado e os ser­viços pú­blicos. De­fendê-los é «de­fender a de­mo­cracia», su­bli­nharam os de­pu­tados co­mu­nistas, apon­tando ra­zões para uma das muitas ini­ci­a­tivas apro­vadas nas suas Jor­nadas Par­la­men­tares re­a­li­zadas esta se­gunda e terça-feira no Al­garve.

Bases sólidas e credíveis para uma política alternativa

 

Foram mais de cen­tena e meia as pro­postas do PCP de al­te­ração ao OE para 2014, abran­gendo as mais di­versas áreas, Tra­balho, Se­gu­rança So­cial, Ad­mi­nis­tração Pú­blica, Ha­bi­tação, Saúde, Edu­cação, Cul­tura, bem como ma­téria fiscal.

Em­bora sem ne­nhuma es­pécie de ilusão quanto à pos­si­bi­li­dade de este ter­ceiro OE do Go­verno PSD/​CDS-PP ser re­for­mável ou sus­cep­tível de in­flexão nas suas li­nhas mes­tras, a ban­cada do PCP não de­sistiu de tudo fazer para mi­norar os ter­rí­veis efeitos das me­didas na­quele con­tidas e que, ine­vi­ta­vel­mente – se nada for feito –, se aba­terão de modo im­pla­cável sobre a vida de mi­lhões de por­tu­gueses, em par­ti­cular dos tra­ba­lha­dores e re­for­mados.

Mas a ba­talha dos de­pu­tados co­mu­nistas não se es­gotou neste plano. O con­junto co­e­rente e ar­ti­cu­lado de pro­postas que apre­sentou no de­bate teve ainda o mé­rito de pôr em evi­dência o quanto é falsa a tese do Go­verno de que não há al­ter­na­tiva à po­lí­tica por este la­vada a cabo. Há al­ter­na­tiva, sim se­nhor, há so­lu­ções cre­dí­veis para os pro­blemas, há uma outra visão para o fu­turo do País. O que os de­pu­tados co­mu­nistas com­pro­varam, uma vez mais, com as suas pro­postas (e foi muito sig­ni­fi­ca­tivo que o PS tenha acom­pa­nhado a mai­oria PSD/​CDS-PP na re­jeição de muitas delas), é que um outro rumo é não só pos­sível como ab­so­lu­ta­mente ne­ces­sário para tirar Por­tugal do ato­leiro em que a po­lí­tica de di­reita, ex­tre­mada com a re­ceita da troika, o mer­gu­lhou.

É essa mu­dança e sen­tido trans­for­mador que res­pira nas pro­postas e pa­la­vras dos de­pu­tados co­mu­nistas, como adi­ante se verá.

 

Pilares para reduzir a despesa

Assumindo a necessidade absoluta de romper com o pacto de agressão e a política de direita, as propostas do PCP têm ainda...

É trabalhar até morrer

 

A mai­oria PSD/​CDS-PP aprovou, com os votos contra de todos os par­tidos da opo­sição, a al­te­ração à lei de bases da Se­gu­rança So­cial que per­mite um au­mento da idade de re­forma já em 2014 para os 66 anos.

Apure-se responsabilidades

O PCP defende o envio às autoridades competentes do relatório final sobre a comissão parlamentar de inquérito aos...

Coartada acção de deputados

O PCP requereu a presença do ministro da Administração Interna na AR para prestar esclarecimentos sobre os factos...

PCP promove audição

O PCP pro­move no dia 10 uma au­dição pú­blica sobre o re­gime de uso e trans­for­mação do solo e as al­te­ra­ções le­gis­la­tivas ao or­de­na­mento do ter­ri­tório e de ur­ba­nismo.

Nacional

«O Portugal de ontem e de hoje»

A si­tu­ação po­lí­tica no Por­tugal de ontem e de hoje, os efeitos da troika e da aus­te­ri­dade, o papel do Go­verno e do Pre­si­dente da Re­pú­blica foram al­guns dos temas abor­dados nas co­me­mo­ra­ções dos 40 anos do III Con­gresso da Opo­sição De­mo­crá­tica, em Aveiro, pro­mo­vidas pela União dos Re­sis­tentes An­ti­fas­cistas Por­tu­gueses (URAP).

20 milhões em dívida

Ber­nar­dino So­ares, pre­si­dente da Câ­mara de Loures, fez um ba­lanço do pri­meiro mês de man­dato à frente dos des­tinos do mu­ni­cípio. O eleito do PCP re­co­nheceu estar pe­rante «uma si­tu­ação fi­nan­ceira pior do que a es­pe­rada», tendo de as­sumir uma dí­vida de com­pro­missos que «as­cende a mais de 20 mi­lhões de euros».

40 propostas para os Açores

O PCP apre­sentou na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da Re­gião Au­tó­noma dos Açores 40 pro­postas de al­te­ração ao Plano e Or­ça­mento da Re­gião para 2014, de forma a apoiar as fa­mí­lias aço­ri­anas, re­lançar a eco­nomia re­gi­onal e com­bater a crise.

 

Derrotar o imperialismo

De 7 a 13 de Dezembro tem lugar, no Equador, o 18.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), o maior acontecimento...

PS e PSD limitam debate

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lisboa, o PS, com o apoio do PSD e da presidente daquele órgão...

Assembleia do CPPC

A 24.ª Assembleia da Paz do Conselho Português para a Paz e Cooperação realiza-se no sábado, às 10...
Europa

O roubo da TV Valenciana

De­zenas de mi­lhares de pes­soas ma­ni­fes­taram-se no sá­bado, 30, no centro de Va­lência e ou­tras ci­dades do Sul de Es­panha, para de­nun­ciar o «roubo» da Ra­di­o­te­le­visão Va­len­ciana.

Corrupção exposta

Após mais de um ano de ba­ta­lhas ju­di­ciais, o jor­na­lista Kostas Va­xe­vanis foi de­cla­rado ino­cente do crime de vi­o­lação da pri­va­ci­dade por ter pu­bli­cado uma lista de contas ile­gais.

Comunistas exigem referendo

O Partido Comunista da Ucrânia (PCU) recolheu desde o Verão mais de 3,5 milhões de assinaturas para exigir a...

Exploração na Bélgica

O Governo belga aprovou um plano de acção contra a utilização abusiva do mecanismo europeu de destacamento de...
Internacional

Segurança reforçada

O go­verno bo­li­va­riano re­forçou a se­gu­rança após a falha de elec­tri­ci­dade que afectou parte do ter­ri­tório da Ve­ne­zuela na noite de se­gunda-feira, 2, atri­buída a um acto de sa­bo­tagem.

Temas

A verdade dos factos (2)

Na me­dida em que avan­çava a pre­pa­ração do golpe mi­litar contra-re­vo­lu­ci­o­nário, travou-se acesa luta po­lí­tica em torno dos tra­ba­lhos e das fun­ções da As­sem­bleia Cons­ti­tuinte.
So­ares pre­tendia (tal como Freitas do Amaral) que a As­sem­bleia Cons­ti­tuinte, sem aprovar a Cons­ti­tuição, se trans­for­masse de ime­diato num órgão do poder para fazer leis ge­rais e es­co­lher novo go­verno. Pre­tendia no ime­diato, tendo Mário So­ares como Pri­meiro-Mi­nistro, formar go­verno em subs­ti­tuição do VI Go­verno Pro­vi­sório.

Governo quer destruir o SNS

A OCDE acabou de di­vulgar o «Pa­no­rama da saúde em 2013 – In­di­ca­dores da OCDE», do qual re­ti­rámos o Grá­fico 1 que mostra a des­pesa com saúde em Por­tugal e nos países da OCDE. Se­gundo a OCDE, em 2011, a des­pesa por ha­bi­tante com a saúde em dó­lares PPA, por­tanto anu­lando o efeito das di­fe­renças de preços entre países, era apenas de 2619 dó­lares PPA em Por­tugal, quando a média os países da OCDE atingia 3312 dó­lares PPA por ha­bi­tante.

Argumentos
TVisto

Nascer mendigo

É preciso reconhecer que, depois de algum tempo em que terá tentado evitar o que para todos já era óbvio, a...
Defesa Nacional

Unidos na Luta pela dignidade

«Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento.Mas ninguém chama violentas àsmargens que o comprimem»...
Aconteceu

Empresas cortam custos de pessoal

Os custos com pessoal das empresas recuaram 8,6 por cento em 2012, quebra que se soma à descida de 2,8 por cento verificada no ano...

HIV alastra na Europa

O número de novos casos de pessoas infectadas com o vírus HIV cresceu oito por cento em países europeus em 2012 em...

Domingos Lobo premiado

O escritor Domingos Lobo foi distinguido com o prémio Alves Redol/2013, pelo seu livro de contos «Largo da Mutamba»,...

Reuniões e outras iniciativas

 Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP     Hoje, 5...

A semana em resumo

Frases

“O que se está a fazer em Portugal é uma mudança de regime!”...